sexta-feira, outubro 04, 2024

Prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2024”


Desde 2023 que o capítulo português da Internet Society atribui um prémio na área da investigação da Internet. Em 2024 o trabalho premiado foi:

Diogo Barradas, Daniel Castro, Nicolas Christin, Jin-Dong Dong, Bernardo Ferreira, Pedro Medeiros, Bernardo Portela, Nuno Santos e João Vinagre, "Flow Correlation Attacks on Tor Onion Service Sessions with Sliding Subset Sum," Network and Distributed System Security (NDSS) Symposium 2024 26 February - 1 March 2024, San Diego, CA, USA. (em acesso aberto aqui) 

O objetivo da rede Tor é disponibilizar aos utilizadores uma forma de aceder à Internet de forma tão privada e anónima quanto possível, encaminhando o tráfego cifrado por múltiplos servidores. Espera-se desta forma eliminar qualquer possibilidade de rastreio da origem do tráfego, permitindo a quem a usa contornar a vigilância imposta em alguns países por agências ou autoridades de censura.

O Prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2024” foi atribuído ao artigo "Flow Correlation Attacks on Tor Onion Service Sessions with Sliding Subset Sum". Este artigo identifica e divulga uma vulnerabilidade da rede Tor que pode ser utilizada por terceiros para subverter os objetivos com que a rede foi concebida. A identificação da vulnerabilidade foi divulgada antecipadamente à equipa de desenvolvimento da rede Tor, contribuindo para aumentar a sua robustez.

O artigo foi publicado nas atas da edição de 2024 do reputado "Network and Distributed System Security (NDSS) Symposium" por uma equipa de investigadores de diferentes instituições nacionais e internacionais, que têm vindo a fazer da robustez da rede Tor uma das suas linhas de investigação. 


O júri destaca a contribuição deste artigo para a proteção dos direitos dos cidadãos online e para o combate à vigilância abusiva e à censura por motivos políticos ou raciais, ambos objetivos da Internet Society (ISOC).

O Capítulo Português da ISOC felicita por isso Daniela Lopes, Jin-Dong Dong, Pedro Medeiros, Daniel Castro, Diogo Barradas, Bernardo Portela, João Vinagre, Bernardo Ferreira, Nicolas Christin e Nuno Santos pelo trabalho realizado.