O Prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2025” é uma iniciativa do Capítulo Português da Internet Society (ISOC.PT) com o objetivo de promover e premiar os melhores resultados da investigação, realizada em Portugal, com relevância e potencial futuro impacto numa evolução da Internet alinhada com os objetivos da Internet Society. Estes objetivos podem ser resumidos da seguinte forma:
- tornar a Internet acessível em toda a parte e a toda a gente, com controlo descentralizado, interoperável, fiável e confiável;
- aumentar a segurança dos utilizadores e proteger os direitos dos cidadãos online; e
- contribuir para combater a vigilância abusiva e desproporcionada, as censuras por motivos políticos ou raciais, a desinformação, os discursos do ódio e a desagregação social.
Os trabalhos candidatos ao prémio são quaisquer trabalhos já revistos por pares e aceites para publicação a breve prazo, ou já publicados em 2025, que estejam alinhados com os objetivos do prémio. A data final para aceitação de submissões é 20 de Julho de 2025.
O prémio tem o valor de 2.000€ e será entregue aos autores do trabalho vencedor numa sessão pública a realizar, salvo caso de força maior, na instituição onde teve lugar a investigação premiada, ou noutro local acordado com os autores premiados.
UPDATE:
Trabalho premiado
Apreciação do júri
Os dois objetivos estratégicos a longo prazo (2030) da Internet Society são (i) as pessoas, em toda a parte, devem ter acesso a uma Internet fiável, resiliente e a economicamente acessível e (ii) as pessoas, em toda a parte, devem ter uma experiência segura e protegida.
O Prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2025” foi atribuído pela comissão científica ao artigo "The Thin Line Between Conspiracy Theories and Opinion: Why Humans and AI Struggle to Differentiate Them”.
O artigo analisa o problema da deteção das “teorias da conspiração” na Internet e compara métodos de deteção por pessoas, ferramentas de classificação e inteligência artificial generativa. O trabalho enquadra-se nos objectivos acima mencionados, nomeadamente no que refere a uma experiência segura e protegida face a desinformação, discursos de ódio e desagregação social.
O artigo foi publicado na revista International Journal of Communication por uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro, do INESC-ID e da Universidade de Lisboa. O artigo está acessível para o público aqui. \n
\nO júri destaca a contribuição deste artigo para a proteção da Internet como um espaço de convivência e cidadania, e para a defesa da qualidade da esfera pública enquanto garantia de civilidade e coesão social. O Capítulo Português da ISOC felicita por isso Paula Carvalho, Danielle Kaled e Mário Silva, pelo trabalho realizado.