sexta-feira, julho 15, 2011

HELSINKI IS THE MOST LIVEABLE CITY IN THE WORLD


HELSINKI IS THE MOST LIVEABLE CITY IN THE WORLD, que é como quem diz, Helsínquia a cidade com mais qualidade vida no mundo.

Nada de admirar, que uma cidade de um país do Norte da Europa consiga este título, seja ele de que publicação ou de uma organização. Neste caso quem o anunciou foi a revista britância Monocle. Zurique ocupa a segunda posição e Copenhaga a terceira. Na verdade não conheço Helsínquia, mas acredito totalmente que um cidade deste tipo consiga alcançar tal distinção. Pois ao apresentar modelos de urbanismo, planeamento, integração social dentro da cidade e aproveitar a natureza ao máximo (canais, fiordes, parques, ...) faz com que as pessoas se sintam bem em lá viver. Se são mais felizes que no Sul da Europa, por exemplo, isso é outra história. Mas acredito que a qualidade de vida de uma qualquer urbe (onde vive quase 50% da população mundial hoje) só se faz com pessoas, habitantes, a tirar partido dela e não só com turistas. Helsínquia é também uma das cidades mais caras do mundo, isso explicará este ranking? Não me parece, veja-se Luanda, Tóquio, Moscovo e outras que costumam aparecer nos rankings das mais caras mas nem por isso correspondem directamente a qualidade de vida, mas sim de grandes assimetrias sociais.

Na minha opinião vale bem a pena pagar altos impostos quando eles são aproveitados no melhoramento da qualidade vida dos cidadãos. Mas há países em que insistem em aplicar altos impostos como os países Escandinavos, por exemplo, mas que fomentam políticas sociais de um país africano. E depois esperam à beira mar plantados!

Sem comentários:

Enviar um comentário