Desde há umas semanas para cá, desde a descoberta do buraco financeiro da Madeira, e coincidindo com a proximidade das eleições regionais que a Pérola do Atlântico tem sido o bombo da festa nos meios de comunicação nacionais - também se tem posto a jeito desde há muitos anos.
Farto de ler em jornais e ver comentadores de ocasião e outros cimentados na praça pública como politólogos acerca do que se passa na Madeira, que "a culpa é dos madeirenses", que "deve haver um plano de austeridade específico para a região", "os madeirenses que paguem a crise deles" entre outras frases inteligentes ditas num momento que queremos parecer racionais e responsáveis por um país. Só que funciona verdadeiramente ao contrário. Além de levantar quezílias entre cidadãos do mesmo país (já não basta o bairrismo condimentado com pedradas nos autocarros entre SL Benfica e FC Porto), dá também fulgor e peitaça àqueles que defendem a "pancada" e a demagogia (política).
No entanto há questões que ainda não vi verdadeiramente explicadas, embora alguns tentem ser um pouco mais politicamente correctos no seu discurso. Nunca pessoas com responsabilidades governativas neste país ou comentadores políticos agarrados à cadeira acolchoada já desbotada da SIC Notícias, responderam a isto:
1- Como os madeirenses (melhor dizendo, cidadãos que votam na Madeira) têm responsabilidade sobre a situação económica da sua região, quando a pessoa que os governa se candidatou legitimamente e legalmente ao cargo, e ganhou, sem que a CNE, o PR, a PJ, o Tribunal Constitucional e outras autoridades do país com poder para tal, o afastassem antecipadamente por ter cometido crimes, infracções ou o que quer que fosse para impedir um candidato de se inscrever numa lista, quanto mais ganhar?
2- Significa então, que o povo, o cidadão comum tem o dever de saber que um candidato não cumpre as obrigações legais como governante mas as instituições, as autoridades com poder, responsabilidade e capacidade para impedir que isso aconteça não são obrigadas a conhecer os factos?
Se não quiserem responder às questões anteriores, respondam à seguinte, por favor:
3- Quais são os madeirenses com responsabilidade na grave situação financeira da Madeira? A partir de que eleição regional é que se podem considerar responsáveis os madeirenses por votarem num homem que os arruinou?
4 - Os portugueses continentais que porventura passaram e estão na Madeira, e que já tenham votado, pelo menos numa eleição regional, também são responsabilizados pelo fosso colossal da ilha?
Questões em aberto, que o país não tem interesse em responder, porque é muito mais fácil acusar e apontar quando o óbvio está à frente, mas muito poderia ter sido evitado se o Estado de Direito funcionasse em Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário