segunda-feira, novembro 28, 2011

Hernán Casciari - UMA ANÁLISE DIVERTIDA DO MUNDO (com PORTUGAL dentro dele)


Hernán Casciari (escritor e jornalista argentino), escreve este hilariante texto, cheio de História e verdade. Fantástico.

Li uma vez que a Argentina não é nem melhor, nem pior que a Espanha, só que mais jovem. Gostei dessa teoria e aí inventei um truque para descobrir a idade dos países baseando-me no 'sistema cão'. Desde meninos nos explicam que para saber se um cão é jovem ou velho, deveríamos multiplicar a sua idade biológica por 7.

No caso de países temos que dividir a sua idade histórica por 14 para conhecer a sua correspondência humana. Confuso? Neste artigo exponho alguns exemplares reveladores.
A Argentina nasceu em 1816, assim sendo, já tem 190 anos. Se dividimos estes anos por 14, a Argentina tem 'humanamente' cerca de 13 anos e meio, ou seja, está na pré-adolescência. É rebelde, não tem memória, responde sem pensar e está cheia de acne.

Quase todos os países da América Latina têm a mesma idade, e como acontece nesses casos, eles formam gangues. A gangue do Mercosul é formada por quatro adolescentes que têm um conjunto de rock. Ensaiam numa garagem, fazem muito barulho, e jamais gravaram um disco.
A Venezuela, que já tem peitinhos, está querendo unir-se a eles para fazer o coro. Em realidade, como a maioria das mocinhas da sua idade, quer é sexo, neste caso com Brasil.
O México também é adolescente, mas com ascendente indígena. Por isso, ri pouco e não fuma nem um inofensivo baseado, como o resto dos seus amiguinhos. Mastiga coca, e se junta com os Estados Unidos, um retardado mental de 17 anos, que se dedica a atacar os meninos famintos de 6 anos em outros continentes.

No outro extremo, está a China milenária. Se dividirmos os seus 1.200 anos por 14 obtemos uma senhora de 85, conservadora, com cheiro a xixi de gato, que passa o dia comendo arroz porque não tem - ainda - dinheiro para comprar uma dentadura postiça. A China tem um neto de 8 anos,Taiwan, que lhe faz a vida impossível. Está divorciada faz tempo de Japão, um velho chato, que se juntou às Filipinas, uma jovem pirada, que sempre está disposta a qualquer aberração em troca de grana.
Depois, estão os países que são maiores de idade e saem com o BMW do pai. Por exemplo, Austrália e Canadá. Típicos países que cresceram ao amparo de papai Inglaterra e mamãe França, tiveram uma educação restrita e antiquada e agora se fingem de loucos. A Austrália é uma babaca de pouco mais de 18 anos, que faz topless e sexo com a África do Sul. O Canadá é um mocinho gay emancipado, que a qualquer momento pode adoptar o bébé da Groenlândia para formar uma dessas famílias alternativas que estão de moda.

A França é uma separada de 36 anos, mais prostituta que uma galinha, mas muito respeitada no âmbito profissional. Tem um filho de apenas 6 anos: Mónaco, que vai acabar virando gay ou bailarino... ou ambas coisas. É a amante esporádica da Alemanha, um caminhoneiro rico que está casado com a Áustria, que sabe que é chifruda, mas que não se importa.

A Itália é viúva faz muito tempo. Vive cuidando de São Marino e do Vaticano, dois filhos católicos gémeos idênticos. Esteve casada em segundas núpcias com Alemanha (por pouco tempo) e tiveram a Suíça, mas agora não quer saber mais de homens. A Itália gostaria de ser uma mulher como a Bélgica: advogada, executiva independente, que usa calças e fala de política de igual para igual com os homens (a Bélgica também fantasia de vez em quando que sabe preparar esparguete).
A Espanha é a mulher mais linda de Europa (possivelmente a França se iguale a ela, mas perde espontaneidade (por usar tanto perfume). É muito tetuda e quase sempre está bêbada. Geralmente se deixa enganar pela Inglaterra e depois a denuncia. A Espanha tem filhos por todas as partes (quase todos de 13 anos), que moram longe. Gosta muito deles, mas a perturbam quando têm fome, passam uma temporada na sua casa e assaltam sua geladeira.

Outro que tem filhos espalhados no mundo é a Inglaterra. Sai de barco de noite, transa com alguns babacas e nove meses depois, aparece uma nova ilha em alguma parte do mundo. Mas não fica de mal com ela. Em geral, as ilhas vivem com a mãe, mas a Inglaterra as alimenta.
A Escócia e a Irlanda, os irmãos da Inglaterra que moram no andar de cima, passam a vida inteira bêbados e nem sequer sabem jogar futebol. São a vergonha da família.
A Suécia e a Noruega são duas lésbicas de quase 40 anos, que estão bem de corpo, apesar da idade, mas não ligam para ninguém. Transam e trabalham, pois são formadas em alguma coisa. Às vezes, fazem trio com a Holanda (quando necessitam maconha, haxixe e heroína); outras vezes cutucam a Finlândia, que é um cara meio andrógino de 30 anos, que vive só em um apartamento sem mobília e passa o tempo falando pelo celular com a Coreia.
A Coreia (a do sul) vive de olho na sua irmã esquizóide. São gémeas, mas a do Norte tomou líquido amniótico quando saiu do útero e ficou estúpida. Passou a infância usando pistolas e agora, que vive só, é capaz de qualquer coisa. Estados Unidos, o retardadinho de 17 anos, a vigia muito, não por medo, mas porque quer pegar as suas pistolas.
Irão e Iraque eram dois primos de 16 que roubavam motos e vendiam as peças, até que um dia roubaram uma peça da motoca dos Estados Unidos e acabou o negócio para eles. Agora estão comendo lixo.
O mundo estava bem assim até que, um dia, a Rússia se juntou (sem casar) com a Perestroika e tiveram uma dúzia e meia de filhos. Todos esquisitos, alguns mongolóides, outros esquizofrénicos.
Faz uma semana, e por causa de um conflito com tiros e mortos, os habitantes sérios do mundo descobriram que tem um país que se chama Kabardino-Balkaria. É um país com bandeira, presidente, hino, flora, fauna... e até gente! Eu fico com medo quando aparecem países de pouca idade, assim de repente. Que saibamos deles por ter ouvido falar e ainda temos que fingir que sabíamos, para não passarmos por ignorantes.

Mas aí, eu pergunto: por que continuam nascendo países, se os que já existem ainda não funcionam?

E Portugal?
Por esta ordem de ideias Portugal será um "cota" de 62 anos, que não quer saber dos filhos que fora de horas teve em África de uma mãe trintona (todos agora com por volta dos dois anos e meio) enquanto se perde de amores pela enteada catorzinha que do outro lado do Atlântico se insinua emergente e tesuda ao som do Samba. Proxeneta por tradição, sendo o mais velho na Europa acha que os outros têm obrigação de o sustentarem, e para tal usa de todos os estratagemas e de chantagem emocional: quando necessário até canta o Fado. Fabulosa localização com... "aquela janela virada para o mar"! Já para não falar das vinhas ancestrais que lhe crescem nas traseiras do quintal, do azeite das oliveiras que bordejam a propriedade, do peixinho fresco que só falta conhecer o caminho para o assador para ser perfeito!
Ah! À sua custa vivem duas belas filhas solteironas já quarentonas: uma toda virada para a ecologia, com uns olhos azuis lindos como lagoas; e a outra, muito rebelde, a ameaçar casar sempre que a mesada tarda. Ambas com um temperamento assaz vulcânico, prometem ainda dar que falar: a primeira tem sempre a cama feita para um jovem ricaço que a visita amiude de avião; e a segunda, de tão bela, dá-se ao luxo de nem se depilar da sua floresta laurissilva, recentemente eleita para Património Mundial da Humanidade.

sexta-feira, novembro 25, 2011

Google Wave... um fim anunciado

Depois de já ter avisado e prometido, a Google, vai mesmo encerrar o serviço Google Wave. Não teve o sucesso e o impacto que os dirigentes da Google quereriam, sobretudo porque o Facebook estava num excelente momento de forma, com milhões de novas inscrições todos os dias (agora penso que abrandou o ritmo), e o que o pessoal queria era estar onde todos estavam, para verem e serem vistos!

A dar a ultima machadada, com o assumida responsabilidade Googliana, apareceu o Google +. Assim a partir de 31 de Janeiro de 2012 os waves ficarão apenas de leitura e a partir de 30 de Abril de 2012 o serviço ficará  totalmente indisponível. Até lá, é possível fazer o export dos seus waves para mais tarde recordar.

Email da Google sobre o assunto:


Dear Wavers,
More than a year ago, we announced that Google Wave would no longer be developed as a separate product. At the time, we committed to maintaining the site at least through to the end of 2010. Today, we are sharing the specific dates for ending this maintenance period and shutting down Wave. As of January 31, 2012, all waves will be read-only, and the Wave service will be turned off on April 30, 2012. You will be able to continue exporting individual waves using the existing PDF export feature until the Google Wave service is turned off. We encourage you to export any important data before April 30, 2012.
If you would like to continue using Wave, there are a number of open source projects, including Apache Wave. There is also an open source project called Walkaround that includes an experimental feature that lets you import all your Waves from Google. This feature will also work until the Wave service is turned off on April 30, 2012.
For more details, please see our help center.
Yours sincerely,
The Wave Team



terça-feira, novembro 15, 2011

6º Festival Internacional de Cinema do Funchal

Decorre entre os dias 12 e 19 de Novembro o 6º  Festival Internacional de Cinema do Funchal no Teatro Baltazar Dias. Esta edição apresenta a concurso filmes completamente independentes na sua génese. Mesmo consultando o IMDB para obter mais informações, nota-se que foram e ainda são pouco conhecidos, o que não significa que sejam maus, até pelo contrário.

Como ponto alto, parece-me, apenas, a presença de Terry Jones, membro dos Monty Python. Sou grande fã dos Monty Python, sobretudo pelas longas-metragens que realizaram/protagonizaram. Comédia assim já não é habitual. Aliás, eles criaram um novo conceito de comédia, que na altura não passava de uns piropos para esboçar um sorriso feito sobretudo em Hollywood (à excepção de Charles Chaplin).

6 anos!

Faz hoje 6 anos que comecei a escrever neste blog. Que o blog Enfrentarte nasceu. O primeiro post foi lamechas e... ranhoso, como todos os outros aliás. Mas o que me importa é que este espaço continua vivo e a dar voz a alguém que gosta de ... ranhosar. Bom então bom dia para todos.

sexta-feira, novembro 11, 2011

Recomendações de Segurança - Phishing


As medidas de segurança são muito importantes para manter os seus dados seguros e ao mesmo tempo a comunidade em rede à qual se liga.


Aqui ficam algumas dicas para proteger melhor os seus equipamentos e também a informação que lá está guardada.




Se recebeu uma mensagem de correio electrónico que:
  • Não reconhece a origem nem o assunto da mesma;
  • Contém links e/ou ficheiros em anexo;
  • Solicita o envio de informações de carácter privado e/ou confidencial;
  • Inclui ofertas de trabalho demasiadamente atractivas.
DESCONFIE de imediato.

Alguém, provavelmente, está a tentar enganá-lo pelo que se deve precaver. Estará perante aquilo que se denomina, de uma forma geral, como Phishing.
Os ataques de Phishing têm evoluído rapidamente adaptando-se à realidade actual. Os mais recentes prendem-se, sobretudo, com programas maliciosos que se instalam quando acede a links ou abre anexos em emails.
Não se deixe " pescar". Para isso recomendamos que nestas situações não clique no link, não forneça elementos que lhe são solicitados e nunca abra o ficheiro que se encontra em anexo. Abrir o ficheiro poderá significar instalar um Vírus (código malicioso) e, por essa via, ficar com o seu computador comprometido que poderá ser utilizado futuramente para fins ilícitos por terceiros.
Outra ameaça actual prende-se com as ofertas de trabalho que parecem excelentes oportunidades de ganhar dinheiro sem esforço. Normalmente o que é pedido aos "candidatos" é que tenham contas em Bancos nacionais para que sirvam de intermediários em transferências de dinheiro para países estrangeiros cuja origem é ilegal e lesa terceiros.


Para que possa proteger-se destes ataques, lembre-se que:
  1. Deve ter os cuidados necessários para não se deixar enganar;
  2. Deve ter em atenção os dados que lhe são solicitados no acesso ao site Internet Banking. Sempre que desconfiar ou identificar algo que não é comum ao habitual, deverá de imediato fechar o acesso e reportar a situação;
  3. Nunca deve facultar a terceiros dados sensíveis, como os seus códigos ou outra informação que permita o acesso às suas contas bancárias online;
  4. Deve ter instalado no computador um programa de antivírus, mantendo-o actualizado. Não actualizar este programa é quase igual a não o ter;
  5. Ter uma firewall instalada permite-lhe filtrar o tráfego que entra e sai do seu computador;
  6. software instalado no seu computador, como por exemplo: sistema operativo e browser de acesso à Internet, devem também ser actualizados;
  7. Os Bancos NUNCA solicitam informações pessoais e/ou confidenciais através de mensagens de correio electrónico e SMS;
  8. O ambiente seguro no acesso ao site está sempre associado a um endereço que começa por https:// e a página possui um cadeadona barra inferior ou superior do seu browser.

terça-feira, novembro 08, 2011

Matias Fernandez

Espero que seja desta que o Matias Fernandez se afirme e cresça ainda mais como um grande jogador ao serviço do SCP...para já.


sexta-feira, novembro 04, 2011

Neste Natal compre com mais segurança

Aproveitando a newsletter que me chegou à caixa de mail de um banco da nossa praça, disponibilizo algumas importantes informações como comprar electronicamente (pela Internet).





 
 Efectuar compras pela Internet é um hábito cada vez mais comum entre os cibernautas e, se outro motivo não existisse, a simples comodidade justifica a crescente adesão a este tipo de serviço.
Efectuar compras no conforto do lar permite-nos realizar uma análise mais detalhada e, por isso, uma compra mais adequada às nossas necessidades. Tal como fazemos na compra numa loja ou num hipermercado, existem alguns cuidados a ter para garantir que não temos nenhuma surpresa desagradável!
Tenha em atenção as seguintes dicas para quando efectuar compras na Internet:
  1. Procure informações sobre a entidade na Internet - Para confirmar a veracidade da empresa pesquise-a pelo nome através de motores de busca. Obtenha referências de amigos e familiares que possam já ter efectuado compras a essa entidade ou pesquise, por exemplo, em foruns de discussão, confirmando que não existem reclamações recorrentes sobre a mesma.
  2. Verifique o endereço físico do fornecedor, ou seja, se existem contactos de telefone, e-mail, fax, etc. Tenha atenção a sites que só apresentem contactos de telemóveis. Antes de efectuar uma compra verifique que o contacto corresponde à entidade em questão e qual a sua política de funcionamento.
  3. Confirme os procedimentos para reclamação, devolução, garantia e outras informações para sua protecção.
  4. Verifique as medidas de segurança que o site adoptou para garantir a privacidade dos seus dados, principalmente em casos em que tenha de introduzir dados pessoais e/ou confidenciais.
  5. Não faculte dados que não sejam essenciais à compra que está a realizar. Desconfie se lhe forem pedidos dados que nada tenham a ver com a compra em questão.
  6. Guarde o comprovativo da sua compra bem como o nome do site e a referência da mesma para que a possa indicar em caso de necessidade.
  7. Guarde e-mails e/ou mensagens que tenha trocado com o fornecedor no âmbito da compra ou onde tenham sido discutidas as condições.
  8. Confirme a existência de despesas adicionais como taxas ou custos de envio, assim como os prazos de entrega ou de execução dos serviços adquiridos.
  9. Exija facturas, sempre que possível, para comprovar que o produto é fidedigno e não foi roubado. Este documento serve muitas vezes de garantia do produto em caso de necessidade de troca ou devolução por defeitos de fabrico, por exemplo.
  10. Se desconfia que o computador pode estar infectado com vírus não efectue compras online já que ao realizar a transacção necessitará de introduzir dados confidenciais.
  11. Evite as compras através de mensagens de e-mail com promoções fantásticas. Tenha em atenção que os endereços ou anexos incluídos na mensagem podem levar a páginas falsas onde o objectivo é a obtenção dos seus dados pessoais e condifenciais (acções de Phishing). Desconfie sempre de e-mails que solicitem a confirmação dos seus dados sem motivo aparente ou por supostas verificações de segurança.
  12. Não faculte os seus dados de registo a terceiros, mesmo que se apresentem como funcionários de entidade fidedignas.
  13. Utilize passwords complexas compostas, sempre que possível, por letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Não utilize datas de nascimento ou outras referências pessoais já que essas são as primeiras que terceiros, com intenções maliciosas, tentam utilizar.
  14. Verifique a reputação do vendedor em sites de leilões em que normalmente os valores dos produtos são mais baixos. Veja os comentários feitos por outros usuários e os produtos que este vendedor já vendeu/promoveu, desconfiando sempre que os valores estejam muito abaixo do mercado.
  15. Não use computadores públicos (como os cibercafés) para efectuar compras online, já que estes equipamentos podem estar infectados com vírus ou estar a ser alvo de vigilância por terceiros.
  16. Verifique sempre que o o site em questão utiliza SSL, um certificado de segurança onde os dados enviados pelo seu computador até ao servidor da entidade são encriptados (codificados). Para efectuar esta verificação confirme que o endereço inicia com  em vez de .
  17. Opte por meios seguros de pagamento ao realizar as suas compras online como o pagamento à cobrança ou, por exemplo, o serviço MBNet onde os dados do seu cartão nunca são facultados aos fornecedores.
  18. Tenha especial atenção aos produtos mais procurados e valorizados nas vendas online como, por exemplo, MP3, Consolas de Jogos, Telemóveis, entre outros. Estes produtos são os mais utilizados nas tentativas de fraude online.
  19. Desconfie sempre de ofertas espectaculares, promoções imperdíveis e valores muito abaixo do mercado, sobretudo em situações em que a entidade não lhe seja familiar.

quarta-feira, novembro 02, 2011

New look no Gmail



A Google tem vindo constantemente a actualizar, por vezes de forma profunda outras apenas uns liftings, as suas aplicações na Internet. O seu produto estrela Gmail, exceptuando o motor de busca Google, sobre um novo look. Mais clean e com mais opções na personalização do layout e na activação de serviços e funcionalidades. Vale a pena experimentar.