Recentemente comemorou-se o dia internacional da água - 22 de Março. Houve imensas iniciativas, em Portugal e lá fora.
A partir de uma publicação da famosa plataforma de imobiliário Imovirtual fica aqui um resumo das dicas para poupar água:
1. Faça máquinas de lavar com carga completa
O consumo das máquinas de lavar a roupa e louça já é elevado por si só. Por isso, na hora de colocar tudo para lavar é importante aproveitar a carga máxima da máquina. Além disso, se optar por escolher máquinas de categoria mais económica e colocá-las a funcionar na altura do dia mais barata, irá estará a garantir uma poupança muito maior.
2. Reaproveite a água do banho
Para onde vai aquela água que precede o duche quente e apetecível? Pode guarda-la num recipiente próprio e utiliza-la para regar plantas, encher baldes para limpeza ou mesmo para encher o depósito de água do seu carro.
3. Concerte as fugas de água
Uma torneira sempre a pingar pode dispender 30 litros diariamente. Por isso, esteja atento às fugas de água para evitar consumos desnecessários.
4. Prefira o duche a banhos de imersão
Sabia que um banho de imersão equivale a um consumo entre três a quatro vezes superior ao de um duche? Contas feitas, um duche ajuda a gastar menos 75% de água e inclusivamente se conseguir reduzir o seu tempo para menos de dois minutos que o habitual, irá poupar cerca de 40 litros de água.
5. Feche as torneiras quando não as está a usar
Quando enche um lavatório de água ou fecha as torneiras para lavar os dentes, fazer a barba ou tirar a maquilhagem está a poupar cerca de 10 a 30 litros de água. O mesmo se aplica ao ato de lavar as mãos: feche a torneira quando estiver a ensaboá-las para poupar.
6. Cuidado com o autoclismo
Uma descarga de autoclismo gasta em média 10 a 15 litros de água. Mas há formas para controlar o consumo, como a mais tradicional, uma garrafa de água cheia dentro do autoclismo ou a instalação de um botão de controlo.
7. Instale redutores de fluxo
Existem várias opções de redutores de fluxo, como as torneiras eletrónicas ou com sensores. Mas a alternativa mais conveniente será certamente, os redutores de caudal, que tal como o próprio nome indica, diminuem o caudal da água em 50%.
Sem comentários:
Enviar um comentário