Ao longo de 44 anos, vibramos cada vez que a frase "A long time ago, in a galaxy far, far away…” aparece no ecrã. Star Wars tem sido um fenómeno sem comparação, que apaixona legiões de fãs em todo o mundo. Mas se para uns é uma espécie de religião, para outros é um grande ponto de interrogação. Para estes, os que vão começar a navegar nesta galáxia, deixamos algumas coordenadas. May the 4th be with you!
Em maio de 1977 (ano maravilha :) ), quando Star Wars estreou nas salas norte-americanas, ninguém adivinhava que estava, então, a nascer o maior fenómeno da história do cinema. Nem o próprio George Lucas, o criador da saga, fazia ideia do sucesso gigantesco que tinha em mãos com esta aventura de capa e espada espacial, que mistura ordens místicas, dinastias, naves espaciais, robôs, criaturas alienígenas, duelos, princesas e contrabandistas.
Na conceção original, Star Wars era suposto ser um filme único, até porque nos anos 70 não existia sequer ainda a noção de sagas ou sequelas para fazer render o culto. Mas o êxito foi tão intemporal que o icónico "crawl" de abertura ainda continua, hoje, a dar arrepios a qualquer um quando surge no ecrã acompanhado da banda sonora mítica de John Williams.
Star Wars acabaria por ser um sucesso à escala planetária, e o primeiro filme a ultrapassar a barreira dos 300 milhões de dólares nas bilheteiras, iniciando uma revolução que nos deu o template para os blockbusters modernos: a força de Star Wars abriu caminho para uma nova era no cinema.
O êxito do primeiro Star Wars, que passou a chamar-se "A Nova Esperança", deu origem a uma sequela, que estrearia em 1980, intitulada "O Império Contra-Ataca" - o Episódio V que é, até hoje, considerado o melhor de todos os filmes da saga. Passados três anos, estreia o Episódio VI, "O Regresso de Jedi". Esta é a primeira trilogia de uma epopeia que, após um hiato de 16 anos, voltaria a agitar o planeta. Em 1999, estreia, com grande pompa e enorme expetativa, "A Ameaça Fantasma", filme que recua às origens da história e que ganha o selo de Episódio I. Seguem-se o Episódio II "O Ataque dos Clones" e o Episódio III "A Vingança de Sith", estreados, respetivamente, em 2002 e 2005. Mas esta trilogia não sobreviveu bem a todo o hype e acabou por ser a menos amada da saga.
Depois de mais uma pausa, de 10 anos, em 2015, estreia a última trilogia, com o Episódio VII, designado "O Despertar da Força", que recuperou as personagens que fizeram sonhar os fãs da trilogia original, e que localiza a ação 30 anos depois do Episódio VI. Em 2017, chega às salas o Episódio VIII "Os Últimos Jedi" e, por último,em 2019, o Episódio IX "A Ascensão de Skywalker", o epílogo definitivo da saga.
É importante referir que nos anos intermédios aos da estreia desta última trilogia, foram realizados dois "Anthology films", com episódios focados em personagens ou temas centrais do passado da saga. Foram eles, "Rogue One: Uma História de Star Wars", em 2016 e "Han Solo: Uma História de Star Wars", em 2018.
Foram também produzidas três séries de animação: Star Wars: The Clone Wars, que teve sete temporadas, entre 2008 e 2020; Star Wars Rebels, com quatro temporadas, entre 2015 e 2018; e Star Wars Resistance, com apenas duas temporadas, entre 2018 e 2020.
Ordem de acordo com a cronologia dos factos:
Episódio I: A Ameaça Fantasma
Episódio II: O Ataque dos Clones
Star Wars: The Clone Wars (série de animação)
Episódio III: A Vingança de Sith
Han Solo: Uma História de Star Wars
Star Wars Rebels (série de animação)
Rogue One: Uma História de Star Wars
Episódio IV: Uma Nova Esperança
Episódio V: O Império Contra-Ataca
Episódio VI: O Regresso de Jedi
The Mandalorian (série de TV)
Star Wars: Resistance (série de animação)
Episódio VII: O Despertar da Força
Episódio VIII: Os Últimos Jedi
Episódio IX: A Ascensão de Skywalker
Sem comentários:
Enviar um comentário