segunda-feira, janeiro 17, 2022

Animação - Migrants

Uma animação que se foca em dois dos temas mais importantes e pertinentes para a população mundial e Europeia especificamente: as alterações climáticas e os refugiados (derivados daquelas ou não.)

Dois ursos polares são levados ao exílio devido ao aquecimento global. Eles encontrarão ursos pardos ao longo de sua jornada, com quem tentarão coabitar. O final... é um reflexo da Europa.


Producer: Carlos De Carvalho Editing: Hugo Caby, Aubin Kubiak Animation: Aubin Kubiak, Lucas Lermytte Music: Yann Menou Sound design: Juliette Beha, Felix Vigne Audio mixing: Thomas Rouvillain Reproduced on this channel with the permission of the filmmakers.

sexta-feira, janeiro 14, 2022

Ministério Público alerta para ‘phishing’ a clientes de bancos


As actividades ilícitas, criminosas, parecem não parar de crescer graças às tecnologias e à abundância de dispositivos e serviços digitais que a grande maioria de nós usa diariamente. 

Todas estas acções trazem consequências gravíssimas para os utilizadores. Mas de facto o acesso a contas bancárias onde pensamos que temos as nossas poupanças e investimentos seguros poderá tornar-se um pesadelo muito grande, apesar das protecções avançadas que os bancos usam como  firewalls, criptografia, encriptação de dados parece haver sempre um pequena fenda que começa em nós mesmos: os utilizadores desses bancos que usam aplicações e serviços de homebanking

O phising actua exactamente aí, simulando uma página web ou aplicação fidedigna de uma instituição onde é pedido para o utilizador fazer a autenticação com as suas credenciais. Mas em vez de as credenciais inseridas entrarem na base de dados do banco (neste caso) vão directamente para servidores dos criminosos. Depois é só aproveitar esta informação "oferecida" pelos clientes para movimentar as contas até onde seja possível. Graças à aplicação de sistemas de autenticação de duplo factor, esta intrusão falsificada torna-se mais difícil, mas ainda há websites ou aplicações que não estão evoluídos na sua segurança e os malfeitores aproveitam esta lacuna para desespero dos cidadãos.

“Em desenvolvimento de todas elas, a atuação criminosa começou, como habitual, com a remessa, para muitos destinatários, de mensagens fraudulentas de correio eletrónico. Após campanhas dirigidas a clientes do Banco Santander e do Banco Millennium, ainda em 2021, foram sinalizadas pelo gabinete Cibercrime mensagens de uma campanha dirigida a clientes do Novobanco a partir de 7 de janeiro e, com mais intensidade, a 12 de janeiro de 2022. Do mesmo modo, foi identificada uma outra campanha dirigida a clientes do Bankinter, a 13 de janeiro de 2022”, detalha o departamento especializado do MP.


Que mensagens fraudulentas são enviadas?

“Novobanco” – Último Aviso! Seu aplicativo NB-Empresa mudou. Será necessário activar novamente seu registo. Renovámos o novobanco Online a pensar no seu negócio. Caro(a) cliente, queira fazer o favor de proceder à atualização dos seus contactos. Por forma a nos mantermos sempre atualizados iremos solicitar-lhe periodicamente que atualize os seus contactos, aceda sua conta através do botão abaixo. Caso não conclua o processo online, seu Nº de adesão, PIN e cartões de débito/ crédito serão suspensos. Não complicar é o nosso jeito de ser

“Bankinter” – A nova atualização do Bankinter – N:8761887386”, dizia-se que “Você tem uma nova atualização aguardando confirmação. Nosso sistema deteta que você ainda não ativou nosso novo aplicativo de segurança, permitindo que você controle facilmente sua conta online

“BCP” – Millennium BCP informa: Seu dispositivo não foi registado, por favor efectue sua activação e evite o cancelamento



quinta-feira, janeiro 06, 2022

10 pequenos passos para protegermos o planeta


 Dez coisas simples que você pode fazer para ajudar a proteger a Terra

  1. Reduza, reutilize e recicle. Reduza o que deita fora. Siga os três "R's" para conservar os recursos naturais e o espaço do aterro.
  2. Voluntário. Voluntarie-se para limpezas na sua comunidade, no seu bairro, na sua região. Também pode se envolver na proteção de sua bacia hidrográfica, nas praias.
  3. Educar. Ao promover sua própria educação, pode ajudar outras pessoas a compreender a importância e o valor dos nossos recursos naturais.
  4. Economize água. Quanto menos água usa, menos escoamento e águas residuais vão para o mar. Um duche diário de 5 minutos é suficiente para uma boa higiene.
  5. Escolha sustentável. Aprenda como fazer escolhas inteligentes de frutos do mar em www.fishwatch.gov.
  6. Compre com sabedoria. Compre menos plástico e leve um saco de compras reutilizável.
  7. Use lâmpadas de longa duração. Lâmpadas com baixo consumo de energia reduzem as emissões de gases de efeito estufa. Desligue também o interruptor de luz ao sair de cada compartimento! Assim como equipamentos em stand by.
  8. Plante uma árvore. As árvores fornecem alimento e oxigênio. Ajudam a economizar energia, limpar o ar e a combater as mudanças climáticas.
  9. Não envie produtos químicos para os cursos de água. Escolha produtos químicos não tóxicos em casa e no escritório.
  10. Pedale mais. Conduza menos. Ou utilize transportes públicos.