sexta-feira, janeiro 14, 2022

Ministério Público alerta para ‘phishing’ a clientes de bancos


As actividades ilícitas, criminosas, parecem não parar de crescer graças às tecnologias e à abundância de dispositivos e serviços digitais que a grande maioria de nós usa diariamente. 

Todas estas acções trazem consequências gravíssimas para os utilizadores. Mas de facto o acesso a contas bancárias onde pensamos que temos as nossas poupanças e investimentos seguros poderá tornar-se um pesadelo muito grande, apesar das protecções avançadas que os bancos usam como  firewalls, criptografia, encriptação de dados parece haver sempre um pequena fenda que começa em nós mesmos: os utilizadores desses bancos que usam aplicações e serviços de homebanking

O phising actua exactamente aí, simulando uma página web ou aplicação fidedigna de uma instituição onde é pedido para o utilizador fazer a autenticação com as suas credenciais. Mas em vez de as credenciais inseridas entrarem na base de dados do banco (neste caso) vão directamente para servidores dos criminosos. Depois é só aproveitar esta informação "oferecida" pelos clientes para movimentar as contas até onde seja possível. Graças à aplicação de sistemas de autenticação de duplo factor, esta intrusão falsificada torna-se mais difícil, mas ainda há websites ou aplicações que não estão evoluídos na sua segurança e os malfeitores aproveitam esta lacuna para desespero dos cidadãos.

“Em desenvolvimento de todas elas, a atuação criminosa começou, como habitual, com a remessa, para muitos destinatários, de mensagens fraudulentas de correio eletrónico. Após campanhas dirigidas a clientes do Banco Santander e do Banco Millennium, ainda em 2021, foram sinalizadas pelo gabinete Cibercrime mensagens de uma campanha dirigida a clientes do Novobanco a partir de 7 de janeiro e, com mais intensidade, a 12 de janeiro de 2022. Do mesmo modo, foi identificada uma outra campanha dirigida a clientes do Bankinter, a 13 de janeiro de 2022”, detalha o departamento especializado do MP.


Que mensagens fraudulentas são enviadas?

“Novobanco” – Último Aviso! Seu aplicativo NB-Empresa mudou. Será necessário activar novamente seu registo. Renovámos o novobanco Online a pensar no seu negócio. Caro(a) cliente, queira fazer o favor de proceder à atualização dos seus contactos. Por forma a nos mantermos sempre atualizados iremos solicitar-lhe periodicamente que atualize os seus contactos, aceda sua conta através do botão abaixo. Caso não conclua o processo online, seu Nº de adesão, PIN e cartões de débito/ crédito serão suspensos. Não complicar é o nosso jeito de ser

“Bankinter” – A nova atualização do Bankinter – N:8761887386”, dizia-se que “Você tem uma nova atualização aguardando confirmação. Nosso sistema deteta que você ainda não ativou nosso novo aplicativo de segurança, permitindo que você controle facilmente sua conta online

“BCP” – Millennium BCP informa: Seu dispositivo não foi registado, por favor efectue sua activação e evite o cancelamento



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