terça-feira, novembro 11, 2025

Sensibilização para a fraude informática

Recebeu uma mensagem a pedir para instalar uma app ou fazer uma atualização urgente? Pode ser um malware — um programa que tenta aceder aos seus dados ou contas, sem a sua autorização. 


O que acontece?

Quando entra num dispositivo, o malware pode agir de forma discreta: acede a informações pessoais e bancárias, acompanha a atividade online e pode até tentar levar a realizar operações não pretendidas. É como ter um “intruso digital”.


Como se proteger:

Não instale nem atualize aplicações a partir de links recebidos por mensagem, email ou redes sociais.

Aceda sempre ao seu homebanking digitando o endereço diretamente no navegador ou directamente da app do seu banco.

Desconfie de mensagens que pedem para instalar programas de "segurança".

Normalmente o seu banco nunca pede para instalar softwares. Mantenha os seus dispositivos atualizados, a partir de fontes seguras.

Se suspeitar ter sido vítima de uma fraude, reporte-a junto do seu banco ou de entidades competentes como o CNCS.

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