segunda-feira, dezembro 15, 2008

Burocracia

Estava hoje a conversar com amigos sobre alguns temas que andam por aí, quando alguém falou em burocracia. O quê? B-u-r-o-c-r-a-c-i-a. É lá, isso é tema para uma boa conversa e ninguém chegar a acordo, ou então todos malharem nela mas que até dá jeito.

Pois, só para resumir, o que eu quis dizer na conversa, é que a burocracia é um sinónimo de um grande taxo, muito grande, com tantas raízes que se fosse abolida, o país poderia cair numa anarquia.Por outras palavras, sei que sem a burocracia não se fariam muitas coisas, e sem as coisas feitas, nós os cidadãos e contribuintes esperaríamos muito mais pelo que quereríamos e se calhar escavacávamos tudo à nossa volta só para conseguir o papel. Qual papel? O papel...

Mas sei também, que a maior parte das coisas se fariam sem tantos funcionários, trabalhadores, administradores, chefes, patrões, os que mandam, os que querem mandar e os outros que andam por lá, mas agora que a burocracia está instalada é difícil dizer aos gajos: "desculpem lá mas agora em vez do papel atravessar 253 secretárias, 118 gabinetes, e de ser carimbado por mais de 512 carimbos e selos brancos, vai directo daquele que está ao balcão para mim (chefe) e é devolvido ao gajo do balcão e entrega-se a quem o pediu e acabou-se a conversa.". Porque muitas dos que fazem funcionar a burocracia, são aqueles que entraram ora por este poder ora por aquele. Aqueles que vão mandando vão enviando para lá os seus boys e depois para todos estarem a mamar é preciso fazer que fazem alguma coisa.

Isto por exemplo é um texto um bocado burocrático... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário