segunda-feira, janeiro 30, 2012

Colector de bibliografia web - Zotero

O Zotero, é um colector de referências bibliográficas (vulgo endereços de sítios na web - URL).


É de fácil utilização e instalação. Depois de registar e criar uma conta, instala-se o Zotero, ao mesmo tempo que vamos adicionando endereços de websites à biblioteca Zotero é possível a sincronização, através da nossa conta, e carregar online informação adicionada. Isto permite que a partir de qualquer computador ligado à Internet possa fazer a sincronização novamente e actualizar a lista das entradas na biblioteca Zotero. Por exemplo se adicionar alguns endereços web na Faculdade ou no local de trabalho, quando chegar a casa posso actualizar a biblioteca.


Pena é que funcione bem, apenas em Firefox e Safari. No Chrome, já tive situações que me permite dar entrada de novas referências, mas oficialmente não funciona neste browser. Assim uso-o no Firefox e funciona perfeitamente, vale a pena o "esforço" de usar dois browsers.


O registo dos sites, artigos, teses permite gerar a bibliografia no formato Chicago (um dos modelos usado em muitas dissertações).

segunda-feira, janeiro 23, 2012

À segunda-feira o destaque vai para... Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC)

Aqui está um organismo que defende, no âmbito que consegue alcançar, os direitos dos consumidores a custo zero. O Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC) está localizado na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, é patrocinado pelo Ministério da Justiça e pelo Gabinete para a Resolução de Litígios Alternativos  (informação não confirmada!). 

Segundo a página oficial "O Centro Nacional de Informação e Arbitragem de Conflitos de Consumo (CNIACC) tem como objectivo o acompanhamento de conflitos de consumo, através de informação, mediação e arbitragem, actuando em todo o território nacional nas zonas não abrangidas por outras entidades competentes para a resolução extrajudicial do litígio." e acrescentam ainda, "A mediação constitui o meio preferencial para a resolução dos conflitos, consistindo no procedimento através do qual o mediador intervém de forma imparcial no sentido de promover o acordo entre as partes."

Tenho uma experiência, como consumidor lesado, com este centro que durou quase um ano (11 meses). E posso dizer que sempre me atenderam e serviram muito bem e julgo que no máximo das suas competências legais, mas infelizmente como sabemos, o poder em Portugal está instalado em todo o lado e até infiltrado na Justiça, sobretudo de modo a proteger os poderosos e aqueles que mais têm em detrimento daqueles com menos capacidades de actuação nestes corredores.

O meu caso foi o seguinte:

No dia 6 de Setembro de 2010 pelas 11h50, circulava na A25 no sentido Viseu - Aveiro.  Um ferro com cerca de 50cm a rolar pelo ar embateu no carro que eu conduzia na faixa de rodagem, o qual danificou a grelha frontal. O ferro é mais propriamente um bocado de aço para meter no betão armado (para terem uma ideia).

A concessionária da A25 é a Ascendi, do grupo Mote-Engil, onde trabalha o senhor Coelho. O Sr. Coelho foi ministro no governo do PS - Guterres e era ele que ocupava a pasta das obras públicas quando a ponte Entre-os-Rios caiu.

Nunca se deu por culpada, para repara o dano da viatura e que poderia ser muito grave, caso o ferro perfurasse o pára-brisas, mesmo de depois das insistências do CNIACC. Enfim não consegui fazer Justiça e fiquei com o prejuízo numa via onde supostamente deve estar com todas as regras de segurança implementadas à circulação de automóveis. Em Agosto do ano passado o CNIACC comunicou-me que esgotou todos os mecanismos ao seu alcance e que a próxima solução seriam os tribunais comuns, caso eu pretendesse continuar.

A GNR enviou a sua participação de ocorrência:
E a DECO disse isto:




A Ascendi respondeu:

Ou seja, não assumiram a culpa mesmo que na lei esteja escrito que devem preservar a segurança das vias (Lei 24/2007 de 18 de Julho, mais concretamente o art. 12º desse diploma). Devem ter pensado, "vai-te lá embora, não nos chateies muito que nós somos da Mota-Engil".

E assim se faz Justiça em Portugal. Mas obrigado CNIACC

sexta-feira, janeiro 20, 2012

Novo endereço Megaupload

http://109.236.83.66, em formato IP, é este o novo endereço provisório do Magaupload. Está a ser espalhado através das redes sociais como a nova morada do Megaupload. 



Sandbox Global Summit

Lisboa recebe o Sandbox Global Summit durante este fim de semana. Parece um encontro de gente fixe e inteligente mas que não deve passar disso mesmo. Parece-me bá...

"Organização fechada", dizem eles. Isto faz-me lembrar qualquer coisa como gajos nus com aventais e triângulos pintados no peito ao carramouço.

Mas a  melhor é esta, ""Escolhemos Lisboa entre 30 cidades porque ficámos assombrados pelo espírito empreendedor que aqui existe(...)" , diz um dos organizadores. A sério, no comments. Mas Lisboa fica em Portugal pá!


segunda-feira, janeiro 09, 2012

À segunda-feira o destaque vai para... Pare, Escute, Olhe. De Jorge Pelicano

Esta semana trago-vos um projecto que nasceu com um documentário premiado no DocLisboa 2009 na secção Competição Portuguesa - Pare, Escute, Olhe, de Jorge Pelicano.

Este filme, que já passou na SIC, mostra o isolamento que foi atribuído a Trás-os-Montes e às suas gentes por umas bestas que moram na capital. Pessoas simples, humildes que apenas se querem deslocar para ir ao médico, ao mercado, ver a família, enfim passear até, são impedidas e votadas ao esquecimento por meia dúzia de euros que lhes são mostrados por esses agiotas ligados à construção de barragens e produção de energia. O que importa é construir a barragem, nem que para isso seja necessário deixar de fazer manutenção numa linha férrea que durante quase cem anos não teve acidentes graves e em 3 anos (desde a data da decisão  para a construção de uma barragem no Tua) ocorreram acidentes no mínimo estranhos, sobretudo por falta de manutenção e que originou a morte de algumas pessoas. E depois ainda vem o Mexia, com uma arrogância e vaidade do tamanho dos tomates de um touro com o cio a mandar postas de pescada ao senhor licenciado em engenharia pela universidade independente, José Sócrates: "...Agora só falta aqui betão.".

O documentário Pare, Escute, Olhe mostra uma realidade que está a acontecer em todo o interior de Portugal . Tudo o que fique para lá de 50km da linha costeira é para deixar ao abandono. Ao mesmo tempo o filme, já premiado em vários festivais internacionais, fez um verdadeiro serviço público, quando andou por várias pequenas salas do país a mostrar o que alguns querem sacrificar em nome do progresso e que talvez a História virá mostrar o tremendo erro que se cometeu. Porque além das pessoas, de uma cultura enraizada e com direito à sobrevivência como qualquer outra, tradições, agricultura é também uma enorme biodiversidade que se perde e será irremediável! O sr. Silva que disse numa campanha recente gostar muito de comboios, deve estar esquecido de quando era primeiro ministro ter decidido rebentar com vários km de linha férrea no interior de Portugal!

Além do blog do Pare, Escute e Olhe, é também possível aceder a um outro site onde se pode enviar um email  à cambada que habitualmente durante algumas horas em alguns dias da semana ocupa os bancos da assembleia da republica, vulgo deputados, para mostrar a nossa revolta e indignação sobre a construção de barragens a torto e a direito neste país.

quarta-feira, janeiro 04, 2012

Cisco Support Community agora em Português

Apesar de só ontem ter recebido a notificação no correio electrónico da Cisco, o Cisco Support Community já está a funcionar em Português (do Brasil) desde 19 de Dezembro de 2011.

Evidentemente, o maior número de posts, manuais e explicações incide sobre as redes informáticas e as telecomunicações digitais (voip).

Esta será sem dúvida uma página a adicionar aos meus favoritos e a consultar regularmente para soluções e tirar dúvidas com o pessoal da Cisco.

segunda-feira, janeiro 02, 2012

Gráficos do mundo da tecnologia

Às vezes quando tornámos as coisas simples dão-nos uma diferente e real percepção do mundo.


À segunda-feira o destaque vai para... Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados

A partir de agora, todas as segundas-feiras, vou publicar um post onde dou relevância a uma iniciativa, organização ou outro cenário qualquer que mostre a sua importância para sermos melhores cidadãos e que possamos viver melhor em sociedade (embora desconfie que muitos chicos-espertos se dignem sequer a ler linhas sobre o que é viver em comunidade).


E hoje para começar, dou destaque à Associação de Cidadãos Auto-Mobilizados, que apela ao fim do terror nas estradas de Portugal e "... tem como objecto social promover o fim da guerra civil nas estradas portuguesas, advogando um pacto social que valorize a segurança e a cidadania nos transportes. Propõe-se defender os direitos humanos e cívicos dos transeuntes portugueses (sejam eles condutores, passageiros ou peões), e pugnar pela sua mobilização e responsabilização cívica."

Novo ano...

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança
fazendo-a funcionar no limite da exaustão.

Doze meses dão para qualquer ser humano
se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra
vez com outro número e outra vontade de acreditar
que daqui para adiante vai ser diferente...



(...)


(Carlos Drummond de Andrade)