sexta-feira, outubro 11, 2013

Fruta fora das convenções europeias

Projeto Fruta Feia coloca no mercado produtos recusados apenas pela aparência
Desde que a UE (ou antiga CEE) lançou a CAP, com os cordeirinhos cá do Sul a assinar de cruz, parecia um mundo maravilhoso que aí vinha. Fruta e legumes com melhor apresentação, tamanhos balizados por medidas rígidas, prazos de validade apertados, enfim, um sem número de regras muitas delas estúpidas, com o único objectivo de o consumidor...consumir! A história da pesca e da quantidade aberrante de peixes que são deitados fora porque os senhores dos gabinetes de Bruxelas lhes parece que não assentam bem numa prateleira ou num restaurante também é digna de se comentar. Ficará para a próxima.

Agora leio no Público que muitos supermercados no para cima do meio da Europa (lá mais para Norte) já começam a vender fruta disforme, feia, com manchas, de variados tamanhos, etc. Com características que a malta do edifício Berlaymont não gostará muito, mas vamos ver o que dá.

Se fossem empresários portugueses (Pingo Doce e Continente a colocar esta fruta e legumes nas prateleiras, lá vinham alguns dizer que estavam a dar restos ao povo e e ganhar lucros com coisas que eram deitadas fora. Mas como a notícia vem mais do Norte, o 1º mundo, pode ser que a malta acate e fique até meia envergonhada e acanhada lá no cantinho em vez de reclamar: very typical por cá este comportamento! Neste caso cadeias de supermercado com a EDEKA (Alemanha), a COOP (Suiça) estão a tentar fazer algo melhor por este mundo, quando diariamente se desperdiçam toneladas de alimentos que ainda estão em condições para alimentar o ser humano!! Em Portugal a Cooperativa Fruta Feia, também faz algo pela sustentabilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário