segunda-feira, outubro 14, 2013

Redução de 770 mil postos de trabalho na área das TI em 2017, na Europa

As estimativas de 2002 quanto à angariação de postos de trabalho na Europa, na área das TI até 2017, eventualmente, não se irá concretizar. Nesse ano esperava-se que até 2017 os postos de trabalho relacionados com as Tecnologias de Informação cresceriam até 1,5 milhões! Mas um estudo recente da The Hackett Group vários factores podem levar a que não se atinja esse número daqui a 4 anos. entre eles, claro que está a crise financeira a atravessar o continente europeu, sobretudo os países da zona Euro e o Reino Unido onde existem mais companhias dedicadas às TI.

Segundo a Computer Weekly, estará também relacionado com o offshoring, sobretudo para países com mão de obra barata e com intelecto preparado para o desenvolvimento, gestão e manutenção de várias aplicações tecnológicas. Outro factor tem a haver com o aumento exponencial do Automation Software (programas preparados para desenvolvimento de várias tarefas que antigamente eram desempenhadas por...pessoas!).

Eventualmente a revisão em baixa no recrutamento de postos TI pode ainda ser revista várias vezes favoravelmente, uma vez que ainda faltam 4 anos até 2017. E no mundo da informática as coisas evoluem muito rapidamente, até de forma exponencial, daí que daqui a uns meses o lançamento de uma nova tecnologia, um novo equipamento pode levar à entrada de muitos profissionais de TI no mercado de trabalho.

Artigo da Computer Weekly.

Sem comentários:

Enviar um comentário