segunda-feira, maio 25, 2020

Bugge Wesseltoft´s New Conception of Jazz



Há poucos dias atrás enquanto trabalhava no computador pela noite fora, sintonizei no canal Mezzo. Estava a ser transmitido um concerto de uma banda de jazz que não conhecia. Nada de novo. Mas, apesar de costas para a TV fiquei impressionado com a voz e o ritmo das músicas. Tive de largar o trabalho e concentrar-me no concerto dos Bugge Wesseltoft´s New Conception of Jazz. Apesar de a banda ser largamente composta por mulheres, o projecto foi fundado nos anos 90 por um homem, que ainda está na banda e que lhe dá o nome: Bugge Wesseltof. Além disso toca também teclas e gere a mixagem electrónica. Os outros elementos do grupo:

Marthe Lea | saxofone, eletrónica, voz
Oddrun Lilja Jonsdottir | guitarra
Sanskriti Shrestha | tablas
Siv Øyunn Kjenstad | bateria e voz

Em 2018 actuaram no CCB na 5ª  edição da Conferência Europeia de Jazz.

quarta-feira, maio 20, 2020

Linguagem de programação do momento: Julia

Primeiro, gabo a criatividade daqueles que vão nomeando as novas linguagens de programação que vão aparecendo. Desta vez é Julia. E parece que será uma Python killer. Já houve outras a tentar. Veremos se será assim. Cada vez mais programadores estão a adoptar outras linguagens - as principais são Julia, Go e Rust. Julia é óptima para tarefas matemáticas e técnicas, enquanto Go parece ser incisiva para programas modulares e, Rust é a melhor opção para programação de sistemas. Isto é a minha apreciação sem ser programador.

Hoje (se calhar como sempre, desde os primórdios da computação) proliferam linguagens de programação. Quando acabei a universidade, em 2000, com certeza que haveria muitas também, mas na verdade não me parece que aparecessem tantas como agora e, então, proliferavam a C, C++ e o Java. Visual Basic continuava o seu caminho num ambiente mais gráfico e foi aí que a Microsoft lançou um pacote completo de todas as suas linguagens, mais orientadas para a Internet que começa a crescer exponencialmente, com a denominação final .NET (VB.NET, ASP.NET). 

Os criadores da Julia querem manter as partes “boas” das outras linguagens. Mas Julia é muito mais ambiciosa: em vez de substituir uma linguagem de programação, quer vencer todos eles.

Os criadores da Julia afirmaram:

Julia pretende combinar todas as vantagens que existem actualmente noutras linguagens. E mesmo sendo uma linguagem jovem, já alcançou muitos dos objectivos que os criadores definiram:

Versatilidade

Velocidade

Libraries

Uma grande comunidade


sexta-feira, maio 15, 2020

Conversas do Google


Ainda me recordo quando comecei a utilizar o G Talk, o messenger da Google, mais ou menos em 2006, um serviço de mensagens instantâneas e de VoIP. Era um serviço que concorria directamente com o messenger do MSN! E ainda com o ICQ para os meus geeks (eu usava claramente este!).  A versão beta do Google Talk foi lançada no dia 24 de Agosto de 2005. Em 2013 foi substituído pelo Google Hangouts. O Hangouts, talvez não tenha vindo a perder popularidade face a messengers mais mediáticos, como os das redes sociais  Facebook e Instagram pro exemplo.
Agora, que as videoconferências estão em voga, a Google lança o Meet. Veremos se consegue concorrer com o Teams, Zoom e Webex por exemplo.





Como funciona?

Caso tenha uma Conta Google (Gmail, por exemplo), basta registar-se no site meet.google.com e começar. Caso ainda não tenha uma Conta Google gratuita, basta criá-la – demora apenas um minuto usando o seu e-mail pessoal ou profissional (pedimos isto como medida de segurança e esta etapa tem de ser feita uma única vez).
No produto gratuito, as reuniões podem ter no máximo 60 minutos de duração, contudo esta restrição só terá efeito a partir do próximo dia 30 de setembro. É extremamente importante garantir que este ambiente virtual seja confiável, por isso pedimos também aos utilizadores que sejam cuidadosos e conscientes antes de partilhar publicamente links para reuniões. Para mais dicas sobre como utilizar o Meet de forma segura e eficaz, visite o Centro de Ajuda.
Hoje, a Google está a tornar o Google Meet – o seu produto de topo de videoconferência – gratuito para todos e com a sua disponibilização a acontecer ao longo das próximas semanas.
A partir do início de maio, qualquer pessoa com um endereço de e-mail pode registar-se no Meet e usufruir de muitas das mesmas funcionalidades que estão disponíveis para os utilizadores empresariais e da área de educação, incluindo o agendamento simples e a partilha de ecrã, legendas em tempo real, e os layouts que se adaptam às suas preferências, incluindo a vista em mosaico expandida.

domingo, maio 10, 2020

COVID-19 - Teorias da conspiração


Quase desde o inicio da pandemia COVID-19 que começaram a surgir teorias da conspiração sobre o vírus, como é manipulado e até como é disseminado com as tecnologias. A Cornell Alliance for Science publicou uma lista do Top10 dessas teorias, ou como se chamam agora: fake news, porque é disso que se trata na verdade. Desde a disseminação através do 5G até à culpabilização do Bill Gates (que recentemente deu uma bela entrevista ao Fareed Zakaria no seu programa GPS).

É importante falar e combater a desinformação online e as narrativas conspiratórias, seja no COVID, na mudança climática ou em qualquer outra coisa.

sábado, maio 09, 2020

Há 70 anos era assinada a Declaração Schuman

Hoje, 09 de Maio, comemora-se o septuagésimo aniversário da União que viria a dar origem à União Europeia, a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), com a  Declaração Schuman. Desde 1985, o Dia da Europa é celebrado todos os anos em 9 de Maio. Provavelmente, por causa desta pandemia, estará a atravessar uma das maiores crises de sempre. Os nacionalismos e proteccionismos parecem aparecer em força. Juntar-se-á a isto uma enorme crise social e económica. 70 anos de solidariedade.