Ainda me recordo quando comecei a utilizar o G Talk, o messenger da Google, mais ou menos em 2006, um serviço de mensagens instantâneas e de VoIP. Era um serviço que concorria directamente com o messenger do MSN! E ainda com o ICQ para os meus geeks (eu usava claramente este!). A versão beta do Google Talk foi lançada no dia 24 de Agosto de 2005. Em 2013 foi substituído pelo Google Hangouts. O Hangouts, talvez não tenha vindo a perder popularidade face a messengers mais mediáticos, como os das redes sociais Facebook e Instagram pro exemplo.
Agora, que as videoconferências estão em voga, a Google lança o Meet. Veremos se consegue concorrer com o Teams, Zoom e Webex por exemplo.
Como funciona?
Caso tenha uma Conta Google (Gmail, por exemplo), basta registar-se no site meet.google.com e começar. Caso ainda não tenha uma Conta Google gratuita, basta criá-la – demora apenas um minuto usando o seu e-mail pessoal ou profissional (pedimos isto como medida de segurança e esta etapa tem de ser feita uma única vez).
No produto gratuito, as reuniões podem ter no máximo 60 minutos de duração, contudo esta restrição só terá efeito a partir do próximo dia 30 de setembro. É extremamente importante garantir que este ambiente virtual seja confiável, por isso pedimos também aos utilizadores que sejam cuidadosos e conscientes antes de partilhar publicamente links para reuniões. Para mais dicas sobre como utilizar o Meet de forma segura e eficaz, visite o Centro de Ajuda.
Hoje, a Google está a tornar o Google Meet – o seu produto de topo de videoconferência – gratuito para todos e com a sua disponibilização a acontecer ao longo das próximas semanas.
A partir do início de maio, qualquer pessoa com um endereço de e-mail pode registar-se no Meet e usufruir de muitas das mesmas funcionalidades que estão disponíveis para os utilizadores empresariais e da área de educação, incluindo o agendamento simples e a partilha de ecrã, legendas em tempo real, e os layouts que se adaptam às suas preferências, incluindo a vista em mosaico expandida.
Sem comentários:
Enviar um comentário