quarta-feira, outubro 27, 2010

Un prophète (2009)


Quando pensamos no cinema frances, pensamos sempre em mariconços a passearem-se pelos boulevards de Paris e a comerem croissants au beurre durante o dia inteiro num qualquer bistrot de esquina. Esta é a ideia romântica da coisa.

Mas existe a outra realidade. As banlieues, ou as cités onde vive uma grande parte das comunidades menos bem aceites, ou menos bem integradas se quisermos. E aqui passa-se muita merda, Muita merda mesmo!

Há uns anos surgiu La Haine, de Matiheu Kassovitz. Onde era retratado um grupo de jovens, árabes, a viverem num bairro social (cité) nos arredores (banlieue) de Paris. Dizia-se que era um verdadeiro soco no estomâgo, depois veio o vídeo dos Justice - Stress de Romain Gavras, que parece que não foi muito politicamente correcto, mas na verdade, bem real, mostrou aquilo que muitos habitantes de Paris e arredores, franceses e não só, já viram e já sentiram no pêlo. mas este, Un Prophète, é muito mais ácido. O conflito entre várias comunidades há anos a viverem em França (quer dizer, os corsos são mesmo franceses!). O modo como um miúdo que parece caído não sabe de onde, dá a volta por cima (ok, por meios pouco ortodoxos, mas... filme é filme), dá vontade de ter um amigo destes em qualquer sítio para onde vamos :)

Deixo o vídeo dos Justice que é altamente viciante e doentio.

TMN a1

Este é o meu mais recente brinquedo.

O topo dos telemóveis nunca foi uma opção para mim, apesar de ser profissional de TI, procurei sempre um telemóvel, que servisse de... telefone.

Mas eis que me deparo com o mundo android. Android anda em todo o lado, até já chegou aos tablets. Até chegar aos PC's e notebooks será um instante na minha opinião. É de facto um SO bastante agradável e ainda por cima Opensource. Embora ainda não tenha estabilizado muito, uma vez que as versões vão aparecendo com bastante rapidez. Estando já prevista a 3.0. Parece-me que quando atingir esta versão, ficará mais estável em todos os sentidos.

Mas falando do TMN a1. Passando a publicidade à operadora nacional, é de facto um telemóvel bastante interessante na performance e no próprio material (hardaware), sobretudo tendo em conta o seu custo, 189,90€ no site da TMN, ou ainda mais bartao no sistema de pontos.

O touch no ecrã (é a primeira vez que utilizo um telemóvel deste género) é fastante fácil de usar depois de 3 ou 4 dias de habituação. E tem um ecrã grande, talvez dos maiores do mercado nos telemóveis Android, com 3,5".

O acesso à Internet, wi-fi ou 3G (accionando o tarifário Internet na operadora), funciona bastante bem.

O resto das aplicações, vão-se usando e aprendendo à medida que se precisa.

Vem com uma licença vitalícia do mapa de Portugal no GPS da NDrive.

O Android Market (do género das aplicações para iPhone) é bastante útil para quem quer descarregar novas funcionalidades para o telemóvel. Algumas são pagas, mas existem muito boas aplicações gratuitas, basta dar uma olhadela pelos fóruns e pesquisar o que o pessoal anda a usar e as experiências que vão tendo.

Alguns sites com dicas:


Características Gerais:

  • plataforma Android
  • ecrã táctil de 3,5"
  • 3,5G HSUPA acesso à Internet: download até 7.2Mbps e upload até 5,76Mbps
  • GPS com licença vitalícia NDrive e mapas de Portugal
  • cores disponíveis: azul e branco
  • dimensões: 11,6 x 6,25 x 1,36 cm
  • peso: 135 gr
  • bateria: Li-lon 1500 mAh
  • autonomia: em stand-by: até 300h; em conversação: até 7h
  • outras: câmara fotográfica de 3.2MP e vídeo; wi-fi; memória interna até 190MB; slot para cartão de memória até 16GB; push e-mail; ecrã de 256.000 cores; acelerómetro; trackball; sincronização com PC; possibilidade de ligação por cabo; bluetooth; leitor mp3; toques polifónicos; triband; alta voz; gravador de voz; calculadora; jogos; agenda; calendário; relógio; alarme; visualização de documento; teclado virtual; modo offline

quinta-feira, outubro 21, 2010

Google SSL


O Google não pára de inovar (e surpreender). Lançou a nova página em SSL (Secure Sockets Layer). Uma inovação de forma a proteger logo à partida todas as buscas feitas no Google Search. A segurança é muito importante, esta tecnologia confere a integridade e confidencialidade dos dados na comunicação entre 2 ou mais pontos na Internet. Por exemplo os sites de bancos usam-na já há muito tempo.

No entanto o SSL já deu lugar, evoluiu, ao TSL (Transport Layer Security). Apesar, de que pelo que conheço, entre a versão SSL3 e o TSL1 as diferenças não serem ainda muito grandes. Veremos se esta tecnologia também irá funcionar nos motores da Google.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Pancada em desfile de moda

quantos de nós não sonham com duas mulheres? Sobretudo com fantasias em envolvam alguma lingerie, poucos acessórios, muita harmonia e muito amor junto... duas mulheres juntas, com um macho pelo meio, claro está, é meio caminho andado para se chegar à felicidade, ao chamado Nirvana, noutras zonas do Planeta, mas sem rituais esquisitos que obrigam a dobrar as pernas atrás do pescoço ou pintar bolinhas vermelhas na testa.

Mas algo que também dá gozo, é ver duas mulheres à pancada como se não houvesse amanhã, o palco não é um banheira de lama, mas sim uma passerele de moda, ou seja, duas manequins pegaram-se, não se sabe bem porquê mas calculo que tenha a ver com o roubo de um iogurte light Mimosa do cacifo de uma delas, ou então alguém comeu o bolicao que não devia na noite anterior :)


quinta-feira, outubro 14, 2010

Estatísticas no Blogger

O Blogger tem um novo serviço, pelo menos eu, dei conta ontem - Estatísticas (está num separador no topo do vosso blog) . Apesar de já antigamente ser possível usar ferramentas externas na web para medirmos as estatísticas de visualização / consulta do nosso site ou blog, ou mesmo com uma ferramenta da casa mãe, o Google Analytics. Mas agora dentro do nosso próprio blog, poderemos monitorizar as estatísticas (gráficos, números absolutos de visitantes, origem geográfica, etc) de acesso aos posts do blog.

Muito interessante, até para pessoas menos familiarizadas com o processo informático, programação, etc, que por vezes era necessário para termos as estatísticas ao nosso alcance. Eu, que por vezes já tive a ideia de basar deste motor de blogs, para outros, fico agora mais uns tempos (talvez para sempre), afinal ter tudo agregado no Google é mais prático. ;)

quarta-feira, outubro 13, 2010

terça-feira, outubro 12, 2010

Nueve Reinas (2000)


Ando numa maré sul-americana no que diz respeito a cinematografia! Las nuevas reinas é um desses exemplares raros que vale a pena ver: qualidade inegável nos diálogos e na forma de presença das personagens. Tudo tem um motivo. Tudo tem uma razão de ser que nos leva a pensar.

Quem dera a Hollywood fazer algo assim ;)

O Eduquês, por Nuno Crato

Porque para mim é regalo ler esta síntese do documento O «eduquês» em Discurso Directo, Uma crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista por Nuno Crato deixo aqui um link para quem ainda tem interesse pelo ensino de verdade, onde o professor é o professor (disponibiliza conhecimentos e métodos de ensino) e o aluno é aluno (mostra vontade de aprender).

Penso que muitos coordenadores dos CEF's deveriam ler este texto para ponderarem muito bem o cargo que ocupam.

segunda-feira, outubro 11, 2010

Portela não está saturada



Falta dizer que o site Coordenação de Slots que é anunciado no site da ANA se encontra em baixo.Será que é de propósito para que o povo seja impedido de ver a verdade?

MEDINA CARREIRA - leitura a não perder.

MEDINA CARREIRA - leitura a não perder.

É um texto longo, mas merece ser lido.

JOSÉ SÓCRATES É UM HOMEM DE CIRCO (quer dizer, um PALHAÇO, com perdão dos verdadeiros profissionais)







A economia vai derrotar a democracia de 1976.

José Sócrates, é um homem de circo, de espectáculo. Portugal está a ser gerido por medíocres, Guterres, Barroso, Santana Lopes e este, José Sócrates, não perceberam o essencial do problema do país.
O desemprego não é um problema, é uma consequência de alguma coisa que não está bem na economia. Já estou enjoado de medidinhas. Já nem sei o que é que isso custa, nem sequer sei se estão a ser aplicadas.
A população não vai aguentar daqui a dez anos um Estado social como aquele em que nós estamos a viver. Este que está lá agora, o Sócrates, é um homem de espectáculo, é um homem de circo. Desde a primeira hora.
É gente de circo. E prezam o espectáculo porque querem enganar a sociedade.
Vocês, comunicação social, o que dão é esta conversa de «inflação menos 1 ponto», o «crescimento 0,1 em vez de 0,6». Se as pessoas soubessem o que é 0,1 de crescimento, que é um café por português de 3 em 3 dias... Portanto andamos a discutir um café de 3 em 3 dias... mas é sem açúcar.
Eu não sou candidato a nada, e por conseguinte não quero ser popular. Eu não quero é enganar os portugueses. Nem digo mal por prazer, nem quero ser «popularuxo» porque não dependo do aparelho político!"
Ainda há dias eu estava num supermercado, numa fila para pagar, e estava uma rapariga de umbigo de fora com umas garrafas, e em vez de multiplicar « 6 x 3 = 18 », contava com os dedos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7... Isto não é ensino... é falta de ensino, é uma treta! É o futuro que está em causa!
Os números são fatais. Dos números ninguém se livra, mesmo que não goste. Uma economia que em cada 3 anos dos últimos 27, cresceu 1%... esta economia não resiste num país europeu.
Quem anda a viver da política para tratar da sua vida, não se pode esperar coisa nenhuma. A causa pública exige entrega e desinteresse.
Se nós já estamos ultra-endividados, faz algum sentido ir gastar este dinheiro todo em coisas que não são estritamente indispensáveis?
P'rá gente ir para o Porto ou para Badajoz mais depressa 20 minutos? Acha que sim?
A aviação está a sofrer uma reconversão, vamos agora fazer um aeroporto, se calhar não era melhor aproveitar a Portela?
Quer dizer, isto está tudo louco?"
Eu por mim estou convencido que não se faz nada para pôr a Justiça a funcionar porque a classe política tem medo de ser apanhada na rede da Justiça. É uma desconfiança que eu tenho. E então, quanto mais complicado aquilo for...
Nós tivemos nos últimos 10 / 12 anos 4 Primeiros-Ministros:
- Um desapareceu;
- O outro arranjou um melhor emprego em Bruxelas, foi-se embora;
- O outro foi mandado embora pelo Presidente da República;
- E este coitado, anda a ver se consegue chegar ao fim"
O João Cravinho tentou resolver o problema da corrupção em Portugal. Tentou.



Foi "exilado" para Londres.



O Carrilho também falava um bocado, foi para Paris.



O Alegre depois não sei para onde ele irá...



Em Portugal quem fala contra a corrupção ou é mandado para um "exílio dourado", ou então é entupido e cercado.
Mas você acredita nesse «considerado bem»? Então, o meu amigo encomenda aí uma ponte que é orçamentada para 100 e depois custa 400?



Não há uma obra que não custe 3 ou 4 vezes mais? Não acha que isto é um saque dos dinheiros públicos?



E não vejo intervenção da polícia... Há-de acreditar que há muita gente que fica com a grande parte da diferença!
De acordo com as circunstâncias previstas, nós por volta de 2020 somos o país mais pobre da União Europeia. É claro que vamos ter o nome de Lisboa na estratégia, e vamos ter, eventualmente, o nome de Lisboa no tratado. É, mas não passa disso. É só para entreter a gente.
Isto é um circo. É uma palhaçada. Nas eleições, uns não sabem o que estão a prometer, e outros são declaradamente uns mentirosos:



- Prometem aquilo que sabem que não podem."
A educação em Portugal é um crime de «lesa-juventude»: Com a fantasia do ensino dito «inclusivo», têm lá uma data de gente que não quer estudar, que não faz nada, não fará nada, nem deixa ninguém estudar. Para que é que serve estar lá gente que não quer estudar? Claro que o pessoal que não quer estudar está lá a atrapalhar a vida aqueles que querem estudar. Mas é inclusiva...
O que é inclusiva? É para formar tontos? Analfabetos?"
"Os exames são uma vergonha.
Você acredita que num ano a média de Matemática é 10, e no outro ano é 14? Acha que o pessoal melhorou desta maneira? Por conseguinte a única coisa que posso dizer é que é mentira, é um roubo ao ensino e aos professores! Está-se a levar a juventude para um beco sem saída. Esta juventude vai ser completamente desgraçada!
A minha opinião desde há muito tempo é: TGV - Não !
Para um país com este tamanho é uma tontice. O aeroporto depende. Eu acho que é de pensar duas vezes esse problema. Ainda mais agora com o problema do petróleo.
Bragança não pode ficar fora da rede de auto-estradas? Não?
Quer dizer, Bragança fica dentro da rede de auto-estradas e nós ficamos encalacrados no estrangeiro?



Eu nem comento essa afirmação que é para não ir mais longe...
Bragança com uma boa estrada fica muito bem ligada. Quem tem interesse que se façam estas obras é o Governo Português, são os partidos do poder, são os bancos, são os construtores, são os vendedores de maquinaria... Esses é que têm interesse, não é o Português!
Nós em Portugal sabemos resolver o problema dos outros: A guerra do Iraque, do Afeganistão, se o Presidente havia de ter sido o Bush, mas não sabemos resolver os nossos. As nossas grandes personalidades em Portugal falam de tudo no estrangeiro: criticam, promovem, conferenciam, discutem, mas se lhes perguntar o que é que se devia fazer em Portugal nenhum sabe. Somos um país de papagaios...
Receber os prisioneiros de Guantanamo?
Isso fica bem e a alimentação não deve ser cara...» Saibamos olhar para os nossos problemas e resolvê-los e deixemos lá os outros... Isso é um sintoma de inferioridade que a gente tem, estar sempre a olhar para os outros.



Olhemos para nós!
A crise internacional é realmente um problema grave, para 1-2 anos. Quando passar lá fora, a crise passará cá. Mas quando essa crise passar cá, nós ficamos outra vez com os nossos problemas, com a nossa crise. Portanto é importante não embebedar o pessoal com a ideia de que isto é a maldita crise. Não é!
Nós estamos com um endividamento diário nos últimos 3 anos correspondente a 48 milhões de euros por dia: Por hora são 2 milhões! Portanto, quando acabarmos este programa Portugal deve mais 2 milhões! Quem é que vai pagar?
Isso era o que deveríamos ter em grande quantidade.
Era vender sapatos. Mas nós não estamos a falar de vender sapatos. Nós estamos a falar de pedir dinheiro emprestado lá fora, pô-lo a circular, o pessoal come e bebe, e depois ele sai logo a seguir..."
Ouça, eu não ligo importância a esses documentos aprovados na Assembleia...
Não me fale da Assembleia, isso é uma provocação... Poupe-me a esse espectáculo...."
Isto da avaliação dos professores não é começar por lado nenhum.
Eu já disse à Ministra uma vez «A senhora tem uma agenda errada"» Porque sem pôr disciplina na escola, não lhe interessa os professores. Quer grandes professores? Eu também, agora, para quê? Chegam lá os meninos fazem o que lhes dá na cabeça, insultam, batem, partem a carteira e não acontece coisa nenhuma. Vale a pena ter lá o grande professor? Ele não está para aturar aquilo...Portanto tem que haver uma agenda para a Educação. Eu sou contra a autonomia das escolas Isso é descentralizar a «bandalheira».
Há dias circulava na Internet uma notícia sobre um atleta olímpico que andou numa "nova oportunidade" uns meses, fez o 12º ano e agora vai seguir Medicina...
Quer dizer, o homem andava aí distraído, disseram «meta-se nas novas oportunidades» e agora entra em Medicina...
Bem, quando ele acabar o curso já eu não devo cá andar felizmente, mas quem vai apanhar esse atleta olímpico com este tipo de preparação...
Quer dizer, isto é tudo uma trafulhice..."
É preciso que alguém diga aos portugueses o caminho que este país está a levar.
Um país que empobrece, que se torna cada vez mais desigual, em que as desigualdades não têm fundamento, a maior parte delas são desigualdades ilegítimas para não dizer mais, numa sociedade onde uns empobrecem sem justificação e outros se tornam multi-milionários sem justificação, é um caldo de cultura que pode acabar muito mal. Eu receio mesmo que acabe.
Até há cerca de um ano eu pensava que íamos ficar irremediavelmente mais pobres, mas aqui quentinhos, pacíficos, amiguinhos, a passar a mão uns pelos outros... Começo a pensar que vamos empobrecer, mas com barulho...
Hoje, acrescento-lhe só o «muito». Digo-lhe que a gente vai empobrecer, provavelmente com muito barulho...
Eu achava que não havia «barulho», depois achava que ia haver «barulho», e agora acho que vai haver «muito barulho». Os portugueses que interpretem o que quiserem...
Quando sobe a linha de desenvolvimento da União Europeia sobe a linha de Portugal. Por conseguinte quando os Governos dizem que estão a fazer coisas e que a economia está a responder, é mentira! Portanto, nós na conjuntura de médio prazo e curto prazo não fazemos coisa nenhuma. Os governos não fazem nada que seja útil ou que seja excessivamente útil. É só conversa e portanto, não acreditem...
No longo prazo, também não fizemos nada para o resolver e esta é que é a angústia da economia portuguesa.
"Tudo se resume a sacar dinheiro de qualquer sítio. Esta interpenetração do político com o económico, das empresas que vão buscar os políticos, dos políticos que vão buscar as empresas...Isto não é um problema de regras, é um problema das pessoas em si...Porque é que se vai buscar políticos para as empresas?
É o sistema, é a (des)educação que a gente tem para a vida política...
Um político é um político e um empresário é um empresário. Não deve haver confusões entre uma coisa e outra. Cada um no seu sítio. Esta coisa de ser político, depois ministro, depois sai, vai para ali, tira-se de acolá, volta-se para ministro... é tudo uma sujeira que não dá saúde nenhuma à sociedade.
Este país não vai de habilidades nem de espectáculos.
Este país vai de seriedade. Enquanto tivermos ministros a verificar preços e a distribuir computadores, eles não são ministros. São propagandistas! Eles não são pagos nem escolhidos para isso! Eles têm outras competências e têm que perceber quais os grandes problemas do país!
Se aparece aqui uma pessoa para falar verdade, os vossos comentadores dizem «este tipo é chato, é pessimista»...
Se vem aqui outro trafulha a dizer umas aldrabices fica tudo satisfeito...
Vocês têm que arranjar um programa onde as pessoas venham à vontade, sem estarem a ser pressionadas, sossegadamente dizer aquilo que pensam. E os portugueses se quiserem ouvir, ouvem. E eles vão ouvir, porque no dia em que começarem a ouvir gente séria e que não diz aldrabices, param para ouvir.



O Português está farto de ser enganado!




Todos os dias tem a sensação que é enganado!

sexta-feira, outubro 08, 2010

Impossível cortar na despesa

Impossível cortar na despesa retirado do 31 da Armada. Está bem visto. Há tanta merda desta junta, que vamos continuar a cortar na despesa... para sempre.

Salão Automóvel de Paris



O Salão Automóvel de Paris (Mondial de l'Automobile 2010) está em exposição até o dia 17 deste mês. Na verdade não sei se está melhor ou pior que nos últimos anos, isto no que toca a lançamentos de carros. Mas a verdade é que na lista das novidades se vêem muitos modelos eléctricos e híbridos mesmo de marcas altamente desportivas. O que é um bom sinal para o actual panorama ecológico - ambiental e também claro está, de poupança, que é isto de que o povo gosta. Primeiro poupar, depois lá vem a mariquice da ecologia!

Mas é interessante ver marcas que se dedicam exclusivamente ao desenvolvimento de veículos eléctricos ou híbridos como o caso da americana Tesla que aposta sobretudo em modelos desportivos. E também o facto de ver míticas marcas antigas como a De Tomaso com todo o seu glamour que se espalhava nas ruas de Paris e da Riviera francesa. Mas se não abre os olhinhos para as novas tecnologias será sempre uma marca nostálgica com carros clássicos e que desaparecerá como empresa brevemente.

fica aqui uma lista de marcas na exposição que fazem sempre wow que se vê uma máquina destas:

Fisker
De Tomaso
Mastretta
Venturi
Tesla

Como nota final fica aqui um simpatia especial por uma das marcas que mais admiro a Land Rover no seu modelo Range Rover que agora inova com o Evoque

quarta-feira, outubro 06, 2010

segunda-feira, outubro 04, 2010

Como evitar que ‘pesquem’ dinheiro da sua conta


Interessante artigo na edição online do Diário Económico sobre como se proteger do phishing, técnica que piratas informático usam para "sacar" dinheiro das contas bancárias online (homebanking). Nunca é demais avisar as pessoas para este assunto, ensina-las e habitua-las a protegerem-se contra estes gajos que só querem roubar o que custa a ganhar (pelo menos a mim custa!).

Link directo para a notícia aqui.

sexta-feira, outubro 01, 2010

MOTELx


Mais uma edição (a 4ª)do MOTELx iniciou no passado dia 29 de Setembro.
Mais uma vez não vou poder estar presente por imperativos geográficos. Mas pelo cartaz, sobretudo a secção Culto dos Mestres Vivos: George A. Romero e a Japão Retro onde constam alguns filmes que já vi, e vale sempre voltar a ver.

Falam de um novo terror inglês, mais próximo da realidade como foi o caso de Eden Lake. Esse sim, é que é terror. Uhhhhhh :)

Todos os dias acompanharei pela Internet o que se vai passando no Cinema "assombrado" S. Jorge