quarta-feira, outubro 27, 2010

Un prophète (2009)


Quando pensamos no cinema frances, pensamos sempre em mariconços a passearem-se pelos boulevards de Paris e a comerem croissants au beurre durante o dia inteiro num qualquer bistrot de esquina. Esta é a ideia romântica da coisa.

Mas existe a outra realidade. As banlieues, ou as cités onde vive uma grande parte das comunidades menos bem aceites, ou menos bem integradas se quisermos. E aqui passa-se muita merda, Muita merda mesmo!

Há uns anos surgiu La Haine, de Matiheu Kassovitz. Onde era retratado um grupo de jovens, árabes, a viverem num bairro social (cité) nos arredores (banlieue) de Paris. Dizia-se que era um verdadeiro soco no estomâgo, depois veio o vídeo dos Justice - Stress de Romain Gavras, que parece que não foi muito politicamente correcto, mas na verdade, bem real, mostrou aquilo que muitos habitantes de Paris e arredores, franceses e não só, já viram e já sentiram no pêlo. mas este, Un Prophète, é muito mais ácido. O conflito entre várias comunidades há anos a viverem em França (quer dizer, os corsos são mesmo franceses!). O modo como um miúdo que parece caído não sabe de onde, dá a volta por cima (ok, por meios pouco ortodoxos, mas... filme é filme), dá vontade de ter um amigo destes em qualquer sítio para onde vamos :)

Deixo o vídeo dos Justice que é altamente viciante e doentio.

Sem comentários:

Enviar um comentário