quarta-feira, outubro 27, 2010

TMN a1

Este é o meu mais recente brinquedo.

O topo dos telemóveis nunca foi uma opção para mim, apesar de ser profissional de TI, procurei sempre um telemóvel, que servisse de... telefone.

Mas eis que me deparo com o mundo android. Android anda em todo o lado, até já chegou aos tablets. Até chegar aos PC's e notebooks será um instante na minha opinião. É de facto um SO bastante agradável e ainda por cima Opensource. Embora ainda não tenha estabilizado muito, uma vez que as versões vão aparecendo com bastante rapidez. Estando já prevista a 3.0. Parece-me que quando atingir esta versão, ficará mais estável em todos os sentidos.

Mas falando do TMN a1. Passando a publicidade à operadora nacional, é de facto um telemóvel bastante interessante na performance e no próprio material (hardaware), sobretudo tendo em conta o seu custo, 189,90€ no site da TMN, ou ainda mais bartao no sistema de pontos.

O touch no ecrã (é a primeira vez que utilizo um telemóvel deste género) é fastante fácil de usar depois de 3 ou 4 dias de habituação. E tem um ecrã grande, talvez dos maiores do mercado nos telemóveis Android, com 3,5".

O acesso à Internet, wi-fi ou 3G (accionando o tarifário Internet na operadora), funciona bastante bem.

O resto das aplicações, vão-se usando e aprendendo à medida que se precisa.

Vem com uma licença vitalícia do mapa de Portugal no GPS da NDrive.

O Android Market (do género das aplicações para iPhone) é bastante útil para quem quer descarregar novas funcionalidades para o telemóvel. Algumas são pagas, mas existem muito boas aplicações gratuitas, basta dar uma olhadela pelos fóruns e pesquisar o que o pessoal anda a usar e as experiências que vão tendo.

Alguns sites com dicas:


Características Gerais:

  • plataforma Android
  • ecrã táctil de 3,5"
  • 3,5G HSUPA acesso à Internet: download até 7.2Mbps e upload até 5,76Mbps
  • GPS com licença vitalícia NDrive e mapas de Portugal
  • cores disponíveis: azul e branco
  • dimensões: 11,6 x 6,25 x 1,36 cm
  • peso: 135 gr
  • bateria: Li-lon 1500 mAh
  • autonomia: em stand-by: até 300h; em conversação: até 7h
  • outras: câmara fotográfica de 3.2MP e vídeo; wi-fi; memória interna até 190MB; slot para cartão de memória até 16GB; push e-mail; ecrã de 256.000 cores; acelerómetro; trackball; sincronização com PC; possibilidade de ligação por cabo; bluetooth; leitor mp3; toques polifónicos; triband; alta voz; gravador de voz; calculadora; jogos; agenda; calendário; relógio; alarme; visualização de documento; teclado virtual; modo offline

Sem comentários:

Enviar um comentário