sexta-feira, janeiro 28, 2011

Livro


Há livros que valem muito a pena serem lidos. Sobretudo se são daqueles em que dizemos "isto poderia ser eu!" ou "isto poderia ter acontecido a mim!". O último do José Luís Peixoto (JLP), é uma obra excepcional, fantástica a todos os níveis. Na minha perspectiva a mistura de ficção com factos reais (pelo que o JLP diz, muitas histórias lhe foram contadas quando criança) acerca da diáspora lusitana para França resulta num romance fantástico que recordarei durante muitos anos.

Vivi a emigração para França, na década de 80, ainda puto. Mas muitas coisas mantiveram-se, não atravessámos a pé as fronteiras, nem pagámos a contrabandistas, mas viajámos de autocarro, muitas vezes em condições... difíceis. Na minha família há imensas histórias desde ficarem bloqueados nos Pirineus, por causa da neve, num Simca com arejamento forçado, até uma viagem de vinte e tal horas com crianças e bebés onde a choradeira e o vomitado era recorrente no banco de trás! Fosse de carro ou camionete (como chamávamos aos autocarros) a merenda era um momento sagrado para os portugueses. As estações de serviço enchiam-se de merendas com chouriças e salpicões, bacalhau em azeite com azeitonas e onde o garafão era rei, fosse nas tables do café fosse na relva num cobertor de lã bruta (aquela que pica). Lembro-se que os choferes espanhós eram os mais simpáticos! Não sei porquê! Mas a malta embirrava um bocado quando eram compatriotas a terem a tarefa de conduzir a camionete Isto dizia-se na central de camionagem quando se sabia quem nos levaria a tão longe destino.

Bom, não falei muito do Livro, mas vale a pena ler.

quarta-feira, janeiro 26, 2011

Já "lyoncificou" o seu nome?

Depois de o famoso casal, Yanick Djaló e Luciana Abreu, ter dado um nome que nos parece insólito, mas que os pais gostarão de certeza, já muito aconteceu por essa Internet fora acerca deste tema.

Foram criados grupos no Facebook para apoio à criança, outros em defesa de outro nome mais "normalizado", uma música na Rádio Comercial e agora vi este site, onde se pode lyoncificar o nome de qualquer pessoa.

O meu resultou nisto (até estou a pensar em dirigir-me à Conservatória esta tarde):

Madeira Islands


Aeroporto da Madeira



Praça do Colégio

terça-feira, janeiro 25, 2011

Nomeações para os Razzies 2010


Acabaram de sair as nomeações para os Razzies (os piores do cinema) do ano 2010.
Grande favorito à vitória final é toda a saga vampiresca de Twilight's e Eclipse, como por exemplo, toda a malta do filme está nomeada para a categoria Pior dupla / Pior elenco (WORST SCREEN COUPLE / WORST SCREEN ENSEMBLE), hehe.

Uma nova categoria surgiu este ano, pois como não podia deixar de ser, atribuída ao 3D (WORST EYE-GOUGING MIS-USE Of 3-D). Ao que parece que está na moda, mas quem não sabe não faz. assim alguns puseram-se a jeito de levar framboesas para casa :)

The Legendary Tiger Man nos Coliseus

Ao que parece, o concerto de The Lgendary Tiger Man nos Coliseus foi espectacular, não só pela sempre excelente, sólida e agrssiva prestação individual do Paulo Furtado, mas também pelo excelente rol de convidados, sobretudo femininos. Faltou apenas a Asia Argento, que ainda fez uma dupla com o Tigre... mas em vídeoclip.

Pelo que tenho lido aqui, aqui e aqui, ambos os concertos, no Coliseu do Porto e no Coliseu de Lisboa foram assombrosos. Pessoal a curtir a música até rebentar. Não dava para sentar!!

Boa Paulo.

Mas se aconteceram coisas espectaculares no concerto do The Legendary Tiger Man, esta foi uma delas:


The Legendary Tigerman no Coliseu dos Recreios (Foto Paulo Sampaio)

I'm in love :)))

sábado, janeiro 22, 2011

Insólito no Australian Open

Vejam o que se passou ontem no Australian Open, um dead spot. A bola batia no campo, e parecia que se enterrava em areias movediças!

Link Eurosport.

E como foi reparado:

quarta-feira, janeiro 19, 2011

HTML5

A W3C (World Wide Web Consortium) definiu o logo para o HTML5. Já merecia qualquer coisa assim. Depois de dar esperança a muita gente para substituir o pesadão Flash das páginas Web, fcamos agora a conhecer-lhe a cara por obra da W3C.

segunda-feira, janeiro 17, 2011

quinta-feira, janeiro 13, 2011

Estado da saúde no interior de Portugal

Já sabemos que um recente ministro da saúde desatou por aí a fechar tudo o que era urgências pelos centros de saúde do interior. Também bastantes serviços de especialidade foram fechados em muitos hospitais distritais... do interior. Em muitas cidades e vilas para lá de 50 km desde a linha de mar viram abrir que nem cogumelo clínicas privadas a fornecerem os mesmos serviços que antes eram fornecidos pelos hospitais públicos. Um caso paradigmático é Chaves.

Eu não acredito que haja ministros assim tão burros e estúpidos, é impossível! não acredito mesmo. Acho que se fazem é de muito burros e estúpidos. Porque é impossível um governante ser tão burro.

Lembrei-me de escrever isto, porque acabei de ler no 100 Reféns um post do Tiago Mesquita que dá conta do ridículo em que se encontra o estado de saúde no interior de Portugal.

Os americanos são uns copistas

Fartos de saber que a América faz coisas espectaculares estamos nós. Mas no que toca a remakes de filmes o melhor era... estarem quietinhos. São especialistas em remakes, ainda que nem sempre como excelentes alternativas ou com sucesso. Os alvos principais destes sucessos são os filmes japoneses, asiáticos talvez, mas desta vez viraram-se para o norte da Europa, a Suécia.

Está aí a sair o remake (dirigido por David Frincher) do filme The Girl with the Dragon Tattoo do realizador Niels Arden Oplev, baseado na obra literária de Stieg Larsson. Para mim, os 3 filmes da saga Millennium, foram uma boa surpresa em 2010. Thriler, passado numa cidade europeia, rodeado de um clima gelado. Muito bom.

Agora esperemos que os americanos consigam fazer melhor. Duvido, mas... segundo o El País, o desenlace promete ser diferente assim como as personalidades dos protagonistas: Lisbeth Salander e Blomkvist.

quarta-feira, janeiro 12, 2011

MySpace vai ao charco?


Notícias pela blogosfera indicam que a MySpace irá despedir cerca de 50% dos seus funcionários, isto quer dizer mais ou menos 400 pessoas.

Isto não seria notícia se fosse uma empresa do vale do Ave ou outra qualquer multinacional no nosso país, mas trata-se simplesmente da maior rede social dedicada à música principalmente, entre outras coisas. E foi, e continua a ser, o berço de muitos cantores da cena musical actual, como por exemplo Lily Allen. Eu costumo passar no Myspace para ouvir novas bandas que vão sendo alegremente anunciadas por revistas da especialidade ou em blogs dedicados à causa, antes de poder comprar o disco e ao mesmo tempo para me entreter a tarde.

Mas esta notícia pode ser o início do rebentar de uma bolha mais infectada com as redes sociais e não algo parecido como o que aconteceu no fim dos anos 90, conhecido como Dotcom Crash, quando em Sillicon Valley várias empresas cotadas no Nasdaq não aguentaram e acabaram. Se infectar apenas as redes sociais a coisa será mais ligeira e deixará outros segmentos de mercado descansados para novas aventuras.

sábado, janeiro 08, 2011

Mashable Awards 2010


O site Mashable, anunciou ontem os vencedores dos prémios no seu evento anual de gratificações dedicado às tecnologias.

Este ano, alguns prémios estavam directamente ligados aos Smartphones, como por exemplo o famoso jogo Angry Birds, I love this game! (parece que já está em desenvolvimento também para as consolas de jogos PS3, Xbox360 e Wii). Também uma aplicação para Blackberry, a Eurail.com, que permite a reserva de bilhetes de comboio na Europa, para cidadãos de todo o mundo. E o prémio nº1 nas plataformas móveis foi para...Android, yes!

O gadget do ano, como não podia deixar de ser, foi o iPad.

É possível ver vários tipo de categorias e depois explorar as capacidades e o objectivo dos vencedores. Tem coisas bem interessantes.

sexta-feira, janeiro 07, 2011

GEPE - Estatísticas da Educação na Internet


O GEPE (Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação) publicou no seu site estatísticas sobre a educação no seu geral, desde o ano lectivo 2005/2006 até ao 2008/2009, envolvendo todos os agentes educativos infra-estruturas escolares, Alunos, Pessoal Docente, Modernização Tecnológica das Escolas, Pessoal não docente e Escolas.

Apesar de parecer haver uma evolução em todos os aspectos, cabe a cada um acreditar ou não nestes dados (na bandalheira em que esta nação no Sudoeste europeu se encontra, temos razões para desconfiar de tudo!!!). Outro aspecto a ter em conta e muito importante, são os custos que levaram a alcançar estes números. Não falo do estudo em si, mas sim dos investimentos (despesas???) desde o ano lectivo 2005/2006 até 2008/2009 (intervalo da investigação), e compara-lo com os pares europeus, por exemplo, a fim de verificar o rácio aluno/euro ou escola/euro valeu a pena. Parece-me que não. Por exemplo, não será difícil encontrar agora uma escola, onde a abundância era a rotina para muitos e hoje a escassez malha em todos. Desde a falta de papel higiénico até à degradação do parque informático.

terça-feira, janeiro 04, 2011

No aeroporto

Na hipótese de pedir um jornal e uma revista por passageiro TAP à borla:

Ele: Queres um jornal?
Ela: Hgggrrr!!! Jornal!!!?

A expressão facial era como se aquele objecto repugnante onde escrevem notícias estivesse carregado do vírus Influenza. Mas...

Ela: Hummm, pode ser. O Correio da Manhã.

Microsoft lança concorrente do iPad?

Há rumores de que a Microsoft lançará na próxima feira de tecnologia de Las Vegas, CES 2011 um tablet concorrente do iPad e outros equipamentos do mercado, claro está.

A Microsoft vem perdendo oportunidades e consequentemente a linha da frente no que respeita a inovações em equipamentos físicos nos últimos 10 anos. A excepção será porventura a Xbox. Veremos se com o lançamento de um tablet próprio a correr Windows (originalmente uma aplicação que funciona razoavelmente... em PC's) a empresa de Steve Ballmer consegue aproximar-se de outras marcadas já consolidadas no mercado.

domingo, janeiro 02, 2011

Trás-os-Montes

Estamos a entrar num ano que se espera no mínimo, auspicioso. Acabámos umas férias numa aldeia perdida (Possacos) nas montanhas de Portugal, verdadeiras montanhas, e não numa serra onde miúdos mimados se armam a fazer snowboard e a andar de teleférico/baloiço para cima e para baixo! Nestas montanhas ainda existem pessoas que têm os valores de há 50, 100 anos!!! Pessoas simples que vivem com pouco mas que vivem bem. são rudes no seu aspecto mas ao contactarmos com elas apercebemo-nos que ainda há homens e mulheres nesta nação despedaçada por governantes imbecis e estúpidos que sabem apenas usurpar os portugueses. Aqui, temos a noção que é possível viver bem em Portugal, é verdade que faltam algumas coisas que estamos habituados nas cidades, mas que outras complementam e fazem esquecer verdadeiramente aquelas. Assim, despeço-me daqui, até já...