sexta-feira, dezembro 13, 2024

Lançamento de Selo da Integridade em Apoio ao Mês Anticorrupção

 



O mês de dezembro foi instituído como Mês Anticorrupção pela Estratégia Nacional Anticorrupção (ENAC), aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 37/2021, de 6 de abril.

Plataforma Portuguesa para a Integridade (PPI), enquanto iniciativa da Associação Portuguesa de Ética Empresarial e da United Nations Global Compact Network Portugal mantém o seu alinhamento com as Nações Unidas, em concreto com as iniciativas da UN Office for Drugs and Crime (UNODC).

Neste âmbito, a Plataforma Portuguesa para a Integridade (PPI) demonstra o seu apoio ao Mês Anticorrupção através do lançamento do Kit Integridade.

Convidamos assim todas as organizações a utilizar o Kit Integridade a partir do dia 9 de dezembro, como reforço do compromisso da organização com a integridade e com o Regime Geral de Prevenção da Corrupção (RGPC).

Kit Integridade é constituído por:

  • Selo da Integridade que pode ser colocado na assinatura do e-mail;

  • Media Card Integridade para publicação nas redes sociais e/ou website da organização a partir do dia 9 de dezembro.

Faça o download do Kit Integridade aqui. Uma ferramenta que devia ser obrigatória em todas as autarquias, clubes de futebol e SADs por esse país fora.



terça-feira, dezembro 10, 2024

Iniciativa Hora do Código

 


ANPRI, enquanto parceiro oficial, junta-se, mais uma vez, à celebração da HORA DO CÓDIGO. 

A iniciativa Hora do Código pretende que, em todo o mundo, numa qualquer hora, os professores possam organizar atividades, para que, o máximo de alunos tomem contacto com os princípios da programação, usando os tutoriais disponíveis ou através de soluções próprias. 

Em Portugal vamos celebrar a Hora do Código de 9 a 17 de dezembro de 2024

Junte-se à iniciativa!

Para se juntar à iniciativa proceda da seguinte forma:

  • Realize atividades de pensamento computacional e programação entre 9 a 17 de dezembro de 2024.
  • Pode registar o seu evento, inscrevendo a sua escola, criar turmas e realizar atividades na plataforma  Hour of Code.
  • ANPRI também disponibiliza alguns desafios para os alunos do Ensino Básico e Secundário.

Utilizar a Plataforma Hour Of Code

Link da Plataforma Hour Of Code: 
https://hourofcode.com/pt/po/events

Sem registo também consegues realizar as atividades. 


segunda-feira, novembro 18, 2024

Mil dias de resiliência ucraniana



O Parlamento Europeu (PE) apoiará a Ucrânia o tempo que for necessário. 

Numa altura que passaram quase 1000 dias desde o início da invasão russa em grande escala da Ucrânia, o Parlamento Europeu reafirma o seu compromisso em defender o povo ucraniano, que continua a sofrer diariamente agressões e terrores não provocados. Para o Parlamento, assinalar este marco serve de apelo para garantir a segurança e a integridade democrática da Ucrânia e para instaurar uma democracia e uma paz justas e duradouras.  

Por isso mesmo, na terça-feira, 19 de novembro, o PE vai fazer um pequeno gesto para demonstrar como está ao lado da Ucrânia nesta guerra terrível. 

É possível, no website da unidos.eu:

- fazer download do cartaz com o slogan (o tempo que for necessário); disponível nas 24 línguas da UE; 

- exatamente na próxima terça-feira, partilhar a foto nas contas nas redes sociais com a hashtag #ForAsLongAsItTakes, não esquecendo de identificar as contas @europeanparliament (no Instagram e no Facebook), bem como @parl.europeuportugal (no Instagram) e/ou @parlamento.europeu (no Facebook); 

- incentivarem os familiares e amigos a partilharem também o seu apoio.

Podem também assistir a uma sessão plenária extraordinária dedicada à Ucrânia, que terá lugar igualmente na terça-feira, 19 de novembro a partir das 10h00 (na hora de Lisboa)

 Vamos então reunir-nos já na terça-feira para demonstrar o nosso apoio ao povo corajoso da Ucrânia! 


quarta-feira, outubro 09, 2024

A Natureza do Amor (filme)



Ultimo filme que vi na 25ª edição da Festa do Cinema Francês em Lisboa: A Natureza do Amor. Filme falado em francês do Quebec, uma delícia! Excelente representação da bela Magalie Lépine Blondeau no papel principal.

Quando a vida não é a preto e branco mas as opções que nos aparecem são a preto e branco apenas.

8/10.

1,8 bilhão de anos de atividade das placas tectônicas da Terra numa nova animação

Usando informações do interior das rochas na superfície da Terra, reconstruíram o movimento das placas tectônicas do planeta nos últimos 1,8 bilião de anos.

Quando duas placas tectónicas se encontram no Parque Nacional Thingvellir, na Islândia, os cientistas usaram informações dessas rochas para reconstruir o movimento das placas tectónicas da Terra. 

É a primeira vez que o registo geológico da Terra é usado desta forma, olhando tão longe para trás no tempo. Isso permitiu mapear a dinâmica do planeta  que pode ver na animação abaixo.

O trabalho, liderado por Xianzhi Cao, da Ocean University, China, foi publicado no jornal científico de acesso livre Geoscience Frontiers.


O mapeamento do nosso planeta na sua longa história cria uma bela dança continental - hipnotizante por si só, e uma obra de arte natural. A animação começa com o mapa do mundo que todos conhecem. Em seguida, a Índia desloca-se rapidamente para o sul, seguida por partes do Sudeste Asiático à medida que o antigo continente de Gondwana se forma no Hemisfério Sul.

Há cerca de 200 milhões de anos (Ma, ou mega-annum, na reconstrução), quando os dinossauros habitavam a Terra, Gondwana uniu-se à América do Norte, Europa e norte da Ásia para formar um grande supercontinente chamado Pangeia.

Em seguida, a reconstrução continua a andar para trás no tempo. Pangeia e Gondwana foram formadas a partir de colisões de placas mais antigas. À medida que o tempo retrocede, surge um supercontinente anterior, chamado Rodínia. E não pára por aí. Rodínia, por sua vez, é formada pela ruptura de um supercontinente ainda mais antigo chamado Nuna, há cerca de 1,35 bilhão de anos.

Vale a pena ver.

sexta-feira, outubro 04, 2024

Prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2024”


Desde 2023 que o capítulo português da Internet Society atribui um prémio na área da investigação da Internet. Em 2024 o trabalho premiado foi:

Diogo Barradas, Daniel Castro, Nicolas Christin, Jin-Dong Dong, Bernardo Ferreira, Pedro Medeiros, Bernardo Portela, Nuno Santos e João Vinagre, "Flow Correlation Attacks on Tor Onion Service Sessions with Sliding Subset Sum," Network and Distributed System Security (NDSS) Symposium 2024 26 February - 1 March 2024, San Diego, CA, USA. (em acesso aberto aqui) 

O objetivo da rede Tor é disponibilizar aos utilizadores uma forma de aceder à Internet de forma tão privada e anónima quanto possível, encaminhando o tráfego cifrado por múltiplos servidores. Espera-se desta forma eliminar qualquer possibilidade de rastreio da origem do tráfego, permitindo a quem a usa contornar a vigilância imposta em alguns países por agências ou autoridades de censura.

O Prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2024” foi atribuído ao artigo "Flow Correlation Attacks on Tor Onion Service Sessions with Sliding Subset Sum". Este artigo identifica e divulga uma vulnerabilidade da rede Tor que pode ser utilizada por terceiros para subverter os objetivos com que a rede foi concebida. A identificação da vulnerabilidade foi divulgada antecipadamente à equipa de desenvolvimento da rede Tor, contribuindo para aumentar a sua robustez.

O artigo foi publicado nas atas da edição de 2024 do reputado "Network and Distributed System Security (NDSS) Symposium" por uma equipa de investigadores de diferentes instituições nacionais e internacionais, que têm vindo a fazer da robustez da rede Tor uma das suas linhas de investigação. 


O júri destaca a contribuição deste artigo para a proteção dos direitos dos cidadãos online e para o combate à vigilância abusiva e à censura por motivos políticos ou raciais, ambos objetivos da Internet Society (ISOC).

O Capítulo Português da ISOC felicita por isso Daniela Lopes, Jin-Dong Dong, Pedro Medeiros, Daniel Castro, Diogo Barradas, Bernardo Portela, João Vinagre, Bernardo Ferreira, Nicolas Christin e Nuno Santos pelo trabalho realizado.

terça-feira, agosto 06, 2024

3RD ANNUAL 'ADD COLOR' SURFBOARD ART CONTEST

 


A Vissla uma marca francesa criadora de artigos para surf e modalidades congéneres lançou a terceira edição do concurso para "pintar" um prancha de surf.

Podem enviar as inscrições postando fotos ou vídeos da arte original num post no Instagram e usando a #VisslaAddColor2024. Certifique-se de documentar todo o processo. 

Todas as abordagens são bem-vindas: trabalhos em resina, aerógrafo, canetas Posca, tinta spray, etc. Não são permitidos lams de papel de arroz pré-fabricados ou pano de fibra de vidro, tem de ser feito à mão para entrada válida! 

Inscrições até 15 de dezembro de 2024.

Mais informações no site oficial da Vissla.

quinta-feira, julho 18, 2024

Sobre a bitcoin

Quando todos queriam ter bitcoins (ou outras moedas digitais similares) o preço desta disparou para valores nunca antes visto. Mesmo algo absurdo. A bitcoin, assim como as restantes moedas digitais, continua a ser pouco acessível ao cidadão comum. Talvez por não estar "validado" pelos bancos centrais, talvez por se pensar que navega num mundo obscuro. Na verdade, casos como o do FTX, não ajudam muito a preservar a confiança nas criptomoedas. Existe mesmo um site um se pode denunciar casos suspeitos: Cryptoinvestigators.

Por isso aqui estão algumas respostas a perguntas mais básicas sobre a bitcoin (não confundir com outras criptomoedas), tema discutido no evento do AMC - Homo Curiosus. lClica para ficares a saber quanto valia uma Bitcoin quando foi lançada.



quinta-feira, junho 27, 2024

PAPTICe - Concurso de PAPs & Formação

 

Informamos que já estão abertas as inscrições para o Concurso Nacional PAPTICe (Provas de Aptidão Profissional na Área das TICe). Uma iniciativa promovida pela Associação Nacional de Professores de Informática (ANPRI), este ano letivo em parceria com a Escola Secundária de Adolfo Portela, em Águeda, que decorre dia 16 de julho de 2024.

Este concurso tem por objetivo reconhecer o trabalho desenvolvido no ensino profissional, valorizando a excelência, inovação, criatividade e empreendedorismo, evidenciados pelos/as alunos/as, nos seus projetos de Prova de Aptidão Profissional, desenvolvidas no último ano do curso, nas áreas de Informática, Multimédia, Eletrónica e Automação.

A Prova de Aptidão Profissional (PAP) é o ponto culminante do processo formativo do/a aluno/a que frequente um Curso Profissional, nível 4. É o momento fulcral, no qual, estes apresentam os resultados do seu projeto de PAP, demonstrando o conhecimento, atitudes e capacidades dos quais se apropriaram no decorrer dos três anos de formação.

Desafie os seus alunos a participar! 

Mais informação [aqui]


sexta-feira, junho 14, 2024

Proteja-se contra a fraude online

 
Recorrentemente recebemos alertas dos nossos bancos através do email, SMS ou nas contas das redes sociais para estarmos alertas contra a fraude online, muitas vezes sob a técnica de phishing, embora existam muitas mais. Na verdade  nunca é demais relembrar passos importantes a termos sempre presentes quando acedemos às nossas contas bancárias através do homebanking ou quando nos "sugerem" a irmos para lá através de links maliciosos. 
Aqui ficam alguma dicas enviadas para mim por um banco conhecido da nossa praça (provavelmente muitos de vós também a receberam):
~





segunda-feira, maio 27, 2024

Youtube - Actualizações a canais de artistas e subscrições relacionadas

 


O Youtube começou a mover  as definições de notificação e subscrições de artistas para canais oficiais de artistas. Poderá gerir as subscrições de canais oficias de artistas como as de qualquer outro canal. Saiba mais

Será que se torna  mais fácil acompanhar os seus artistas favoritos e a respetiva música.

A YouTube Music Team enviou uma notificação sobre estas alterações a todos os subscritores de músicas e artistas musicais.

terça-feira, maio 14, 2024

SEMINÁRIO “NORDESTE, NATURALMENTE” - Território, Geo-Biodiversidade, Sustentabilidade e Natureza

 


Acontece dia 27 de Maio, em Vimioso (PINTA - Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso) organizado pela AEPGA - Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino um seminário onde será discutido o Nordeste Transmontano, provavelmente uma das regiões mais bonitas de Portugal.

Questões como o turismo, sustentabilidade, biodiversidade serão discutidas neste evento. Acredito vivamente nas boas intenções dos organizadores e mais eventos como este poderão e deverão ser organizados em várias terras do interior de Portugal mas, muitas vezes não passam de um plano teórico porque os governantes (e não só os do poder central) impedem o desenvolvimento, a criação de oportunidades por várias ordens de razões. Estou a generalizar e estarei a ser injusto mas já vi vários seminários subordinados a temáticas similares a acontecer, um deles organizado pelo então Presidente Jorge Sampaio em Bragança nos saudosos anos 90. Valha-nos a vontade e resiliência de particulares e Associações como a AEPGA.

Seminário de entrada livre, que irá decorrer no PINTA - Parque Ibérico de Natureza e Aventura de Vimioso, no dia 27 de Maio de 2024


Conheça o programa aqui, e os oradores aqui.


Para qualquer esclarecimento, por favor contacte-nos através do e-mail aepga@aepga.pt ou +351 925790397(1)

quinta-feira, maio 09, 2024

Jornadas pela Democracia Energética



As Jornadas são já este fim de semana. Seguem aqui informações práticas para poderes participar da melhor forma nas JDE.

  • Em anexo podes ver o Welcome Kit com todas as informações sobre o espaço da escola, horários, sessões e politica de espaço seguro

Entretanto continuam a precisar de apoio financeiro. Por isso fizeram um crowdfunding na plataforma PPL para financiar coletivamente o evento: https://ppl.pt/causas/jdenergetica
    A lista de organizações e indivíduos subscritores do manifesto continua a aumentar. Individual ou coletivamente, se ainda não subscreveram, podem faze-lo aqui: https://democracia-energetica.pt/#Subscritores

    Qualquer duvida ou informação que necessites não hesites contactar

    segunda-feira, abril 22, 2024

    A ISOC Portugal lança prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2024”


    O Prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2024” é uma iniciativa do Capítulo Português da Internet Society (ISOC PT - https://isoc.pt) com o objetivo de promover e premiar os melhores resultados da investigação, realizada em Portugal, com relevância e potencial futuro impacto numa evolução da Internet alinhada com os objetivos da Internet Society.

    Os trabalhos candidatos ao prémio são quaisquer trabalhos já revistos por pares e aceites para publicação, ou já publicados, que estejam alinhados com os objetivos do prémio. A data final para aceitação de submissões é 20 de Julho de 2024.

    O prémio tem o valor de 2.000€ e será entregue aos autores do trabalho vencedor numa sessão pública a realizar, salvo caso de força maior, na instituição onde teve lugar a investigação premiada, ou noutro local acordado com os autores premiados.

    Informações detalhadas em: https://premio2024.isoc.pt

    segunda-feira, abril 15, 2024

    Palestra online «Ecologia e Conservação dos anfíbios de Portugal»



    No dia 24 de abril, às 11h00, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde promove a palestra online «Ecologia e Conservação dos anfíbios de Portugal», proferida pela doutoranda Marisa Naia. Esta é uma iniciativa organizada no âmbito do Dia Mundial da Terra e do Save the Frogs Day, que são celebrados a 22 e 29 de abril, respetivamente.

    O Dia Mundial da Terra celebra-se em mais de 190 países e visa reconhecer a importância do planeta e alertar para a importância e a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo. Este ano o tema é o Planeta versus Plásticos - 

    O Save the frogs day é o maior dia mundial de educação e ação de conservação sobre anfíbios. O objetivo é fornecer aos entusiastas dos sapos materiais educativos, ideias e inspiração, e capacitá-los a educar as suas comunidades locais sobre os anfíbios.

    A inscrição é gratuita e obrigatória e deve ser feita em: https://forms.gle/B3NBryzKbKvteJjZA

     

    Público-alvo: Público em geral

    quinta-feira, abril 04, 2024

    Projeto Incluir - INFARMED

     


    Encontra-se publicado na área Incluir no website do INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P. a versão atualizada do Documento Enquadrador que encerra as demais informações sobre o âmbito do projeto Incluir.

     

    Procedeu-se a uma reformulação de conteúdos e abrangência do referido documento, adaptando-o à realidade presente do Incluir, criando pontes para a sua futura evolução e perspetivando diferentes formas de participação.
     

    A versão atualmente em vigor resulta de um processo de consulta pública realizado junto das Associações de Pessoas com Doença na qual, em redação final, foi possível enquadrar parcialmente as sugestões recebidas. 
     

    No contexto da referida consulta foram considerados os contributos da Associação Crohn/Colite Portugal, da Liga Portuguesa Contra as Doenças Reumáticas e da Plataforma Saúde em Diálogo, cuja participação se reconhece e agradece. 

    terça-feira, março 12, 2024

    A luta da Sea Shepherd contra a pesca de krill

     


    A Sea Shepherd lançou a primeira fase de uma campanha de mercados globais focada em abordar as práticas destrutivas da indústria do krill. 

    O krill, um pequeno crustáceo existente nas águas geladas do Oceano Antártico, é uma fonte essencial de alimento para baleias, golfinhos e outros animais, muitos dos quais migram milhares de quilómetros para o obter. Nos últimos anos, temos visto a pesca de krill aumentar com a captura de enormes quantidades de krill para diversas indústrias, incluindo suplementos de omega-3, alimento para aquicultura, rações para animais de estimação e cosméticos. A Sea Shepherd é veementemente contra esta prática pelo seu caráter nocivo e insustentável.

    Tal como a tripulação do Allankay, que usa as câmaras para testemunhar a indústria de krill na sua origem na Antártida, também tu podes fazer o mesmo no local de destino: nas tuas lojas habituais. Junta-te à investigação para expor as práticas cruéis da indústria do krill desde os nossos oceanos até às nossas prateleiras!

    Pronto para agir? Vê como ⤵
    👉 Tira uma foto de produtos à base de krill na tua loja habitual
    👉 Carrega a(s) tua(s) imagem(ns) com o nosso formulário 
    👉 Recebe o teu código de acesso para o equipamento “série de investigador de krill”
    Ao tirares fotos de produtos à base de krill, ajudas a Sea Shepherd Portugal a traçar um mapa do alcance da indústria desde o oceano até à prateleira. O objectivo é expor toda a cadeia e responsabilizar as grandes empresas para parar a pilhagem.

    segunda-feira, fevereiro 26, 2024

    I4T Knowledge 2024 Seminar (I4T)

    "Academia and think tanks from all continents launch a 'Global Knowledge Network' with the support UN stakeholders to improve governance of the digital information space and their impact on human rights"

    As expected, I participated in the I4T Knowledge 2024 Seminar (I4T), sponsored by UNESCO, in Paris. In fact, it is a project already underway, with several founding organizations, think tanks, regulators, in IT field, Law and the Internet that gave rise to the document with Guidelines for the governance of digital platforms (published by UNESCO).

    However, several documents were still under consideration and discussion, especially regarding the Board of Directors, financing and "on-the-ground" operations, for example. Future events (June 18th and 19th in Dubrovnik, Croatia already announced) are expected to be resolved on these and other topics.

    As a final point of the seminar, a press release was written in order to make this fabulous work public.

    Press Release download (PDF)

    Webinars: O essencial da UE em menos de 1 hora


    Em ano recorde de eleições por todo o mundo, 64 países mais o Parlamento Europeu vão a votos, a plataforma Unidos.eu transmite um conjunto de webinars sobre as eleições Europeias. 

    Num país que, tradicionalmente, questões da política Europeia são descuradas e raramente discutidas na praça pública (veja-se a ausência do tema nos recenes debates entre dirigentes partidários) é sempre de louvar o acesso a informação sobre a União Europeia (com eleições a 9 de Junho). 

    Desta forma serão 4 webinars até 30 de Maio, gratuitos mas que carecem de registo.

    Se queres saber mais sobre:

    - Quais as instituições europeias e como funcionam?

    - Como é que a UE tem impacto no teu dia-a-dia?

     - Como funciona a UE e por que é que votar é importante?

    - Como te podes envolver e ter um papel ativo?

    Em menos de uma hora dão a conhecer o essencial da Europa, com tempo no final para as perguntas que sempre quiseste colocar sobre a União Europeia como webinar "O essencial da UE em menos de 1 hora".

    Estes webinars têm hora marcada todos os meses na última quinta-feira do mês às 13h30, e são uma iniciativa do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal em colaboração com a associação parceira dos unidos.eu Europe XXI. 




    quinta-feira, fevereiro 15, 2024

    Arraiolos recebe o Curso de Artes Visuais da FLAD este ano

    Após o sucesso das duas primeiras edições, que se realizaram na Ilha de São Miguel, nos Açores, e em Loulé, no Algarve, o programa de formação artística avançada da FLAD chega agora a Arraiolos, no Alentejo, ao espaço do Córtex Frontal.


    O Curso de Artes Visuais da FLAD vai decorrer entre 20 de setembro e 24 de novembro de 2024, período durante o qual os artistas vão ser acompanhados por professores convidados de diferentes áreas das artes visuais. No final, os alunos vão ter a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido numa exposição dedicada, cuja montagem será da responsabilidade da tutora do curso – a artista Catarina Botelho –, com a colaboração dos artistas. 

     


    A FLAD garante o alojamento durante os 9 meses e atribui uma bolsa de produção de 1000€ por artista para as obras produzidas no contexto do curso.

    As candidaturas ao curso estão abertas até 15 de abril. Podem candidatar-se artistas de nacionalidade portuguesa ou artistas estrangeiros residentes em Portugal há mais de cinco anos, das áreas das Artes Visuais, que tenham tido, pelo menos, uma exposição individual, e idade compreendida entre os 25 e os 35 anos.

    Pode saber mais sobre os requisitos, processo de candidatura e o calendário do curso, aqui

    quinta-feira, janeiro 11, 2024

    A energia da mudança para a nova era de mobilidade

    Hoje, veículos elétricos e híbridos podem ser carregados em casa, no trabalho ou na rua, em postos de carregamento públicos. Estes veículos são mais sustentáveis e têm custos de utilização inferiores aos dos modelos convencionais, a gasolina ou diesel.

    À medida que a adoção de veículos elétricos continua a aumentar devido às suas vantagens ambientais e à sua relação custo-benefício, a indústria automóvel está a passar por transformações substanciais para responder a esse desafio. Ao mesmo tempo, os responsáveis pelo planeamento urbano e as empresas também estão a avaliar estrategicamente as infraestruturas de carregamento para veículos elétricos.

    Estas são as 10 tendências principais que estão a definir o futuro do automóvel e a forma como o iremos usar no dia a dia:

     

    1.Eletrificação: a transição para a mobilidade elétrica continua a acelerar e a maioria dos fabricantes de automóveis tem vindo a direcionar os investimentos para as tecnologias de eletrificação. A produção de modelos híbridos e PHEV (híbrido plug-in) vai continuar, mas a indústria automóvel deverá apostar cada vez mais no desenvolvimento de modelos totalmente elétricos (BEV), na inovação das baterias e dos postos de carregamento.

     

    2.Mobilidade partilhada: a partilha de veículos já é uma realidade na maioria dos países ocidentais e deve continuar a afirmar-se como uma alternativa mais sustentável e económica. A ONU prevê que, até 2030, aproximadamente 70% da população mundial estará a viver em áreas urbanas. Estima-se que as megacidades produzam efeitos nos padrões de habitação e na mobilidade urbana. Com dezenas de milhões de pessoas a residir em áreas muito densas, o congestionamento de tráfego deverá aumentar e as soluções de mobilidade partilhada serão cada vez mais fundamentais para resolver o problema.

     

    3.Condução Autónoma: o desenvolvimento dos veículos autónomos também está a avançar rapidamente e algumas marcas já têm alguns modelos em fase de teste nas vias públicas. Vários projetos-piloto estão a avançar em cidades como Londres, Nova Iorque ou Berlim, cidade onde o primeiro veículo autónomo começou a circular em 2010. Um dos casos práticos mais comuns é o do estacionamento pilotado nos parques de aeroportos, conforme tem vindo a ser demonstrado em várias ocasiões. Ao entrar no parque, o automóvel estaciona por si, depois de encontrar um lugar evitando perdas de tempo para quem tem de apanhar um avião. A convergência da tecnologia de condução autónoma com a dos veículos elétricos vai reinventar a forma como nos deslocamos em meio urbano.

     

    4.Conectividade: os avanços nas áreas de computação na cloud, algoritmos de inteligência artificial e machine learning vão impulsionar a conectividade para níveis inéditos. Equipados com sensores e tecnologia avançada, os parques de estacionamento fornecerão dados em tempo real sobre a disponibilidade, a utilização dos postos de carregamento e os níveis de energia disponível na rede. A Internet das Coisas (IoT) vai permitir que os veículos comuniquem entre si e com a infraestrutura rodoviária, passando os veículos a ter capacidade de tomar decisões de forma autónoma. É por isso que muitos especialistas defendem que é imperativo estabelecer códigos de ética para os futuros sistemas de mobilidade autónoma de forma a garantir a máxima segurança, eficiência e controlo.

     

    5.Carregamento bidirecional: progressivamente, os veículos elétricos vão passar a dispor da opção de carregamento bidirecional, permitindo que a energia acumulada nas baterias do automóvel seja utilizada para fornecer energia à rede doméstica (Vehicle-to-home ou V2H). Os veículos elétricos também podem devolver energia à rede pública (Vehicle-to-grid ou V2G), funcionando como unidades móveis e descentralizadas de armazenamento de energia. Ao permanecerem parados 95% do tempo, os VE serão capazes de aliviar a pressão sobre a rede elétrica local e regional em horários de maior utilização.

     

    6.Inteligência de dados: há quem diga que os novos automóveis são como smartphones gigantes sobre rodas, com espaço para transportar pessoas e mercadorias. De facto, o volume crescente de dados gerados pela utilização dos veículos conectados representa novas oportunidades para a indústria que pode, assim, analisar os comportamentos dos consumidores e perceber como podem ser melhorados os seus produtos e serviços.

     

    7.Realidade Aumentada: esta tecnologia já é usada por designers, por consultores de vendas em stands, onde os clientes podem visualizar as opções de configuração e, também, pelos técnicos de manutenção que passam a dispor de um recurso muito eficaz nas oficinas. Para os condutores, a realidade aumentada é uma ferramenta útil que fornece informações em tempo real, como dados de navegação, limites de velocidade no local onde circulam e também detalhes sobre pontos de interesse ou entretenimento ao longo da viagem. A tecnologia dá aos condutores a capacidade de acederem às informações sem tirarem os olhos da estrada, o que torna a condução numa experiência muito mais segura para todos.

     

    8.Sustentabilidade: Dados revelam que,  ao longo do seu ciclo de vida, um carro elétrico na Europa produz menos gases com efeito de estufa e poluentes atmosféricos, em comparação com o seu equivalente a gasolina ou diesel. Isso demonstra que a preocupação com a sustentabilidade é cada vez maior na indústria automóvel e as empresas investem cada vez mais em tecnologias limpas e ecológicas, além de privilegiarem o uso de fontes renováveis de energia. Os fabricantes estão empenhados em reduzir a pegada de carbono mediante a adoção de práticas sustentáveis, como o uso de materiais reciclados e o desenvolvimento de motores elétricos mais eficientes. Por exemplo, a impressão 3D está a revolucionar os processos de fabrico ao permitir a produção de peças just in time, reduzindo o desperdício.

     

    9.Novos modelos de subscrição: começam a surgir em alguns mercados como uma alternativa à propriedade tradicional do carro, oferecendo maior flexibilidade e conveniência aos consumidores. Algumas marcas já estão a oferecer modalidades de subscrição com valores variáveis, em função dos modelos e do nível de equipamento que o cliente pretende. Com a evolução das tecnologias de mobilidade, chegam também novos modelos de negócio e de financiamento como estes serviços de subscrição que envolvem a contratação do carro como um serviço (Car as a Service).

     

    10.Personalização: o avanço tecnológico faz com que os carros se tornem cada vez mais personalizáveis, permitindo adaptar o veículo às necessidades e preferências de cada cliente. A individualização vai criar uma experiência de mobilidade altamente diferenciada para os utilizadores, estimando-se que em 2030 os automóveis ofereçam serviços personalizados, como por exemplo, serviços capazes de reagir em tempo real, ao estado emocional do condutor e passageiros. 


    Artigo completo no Observador aqui.