segunda-feira, setembro 01, 2025

Jornada pela Democracia Energética - eleições autárquicas 2025 em Portugal


Em Outubro terão lugar as eleições autárquicas em Portugal.


Na Jornada pela Democracia Energética (grupo de pessoas que trabalham, estudam ou militam em iniciativas relacionadas com a energia, ou que simplesmente têm interesse em questões energéticas. Mais do que a formação ou atividade profissional, une-os o objetivo de construir, nos próximos anos, um novo sistema energético e defender uma transição energética justa e democrática, que entenda energia como um direito e um bem comum.) têm levado a cabo uma discussão sobre um conjunto de propostas e ações para uma transição energética justa e democrática a partir dos municípios, no sentido de assumir um modelo publico e comunitário em oposição a um modelo construído de cima para baixo por grandes empresas.

A discussão da JDE desenvolveu-se nos últimos meses e materializou-se num documento- Propostas2025_Municipios.pdf - (ainda não finalizado) que resume esta discussão. Apresenta propostas e ações que podem ser usadas, tanto por candidaturas partidárias e cidadãs às autárquicas, como por movimentos sociais, cooperativas, comissões e grupos de moradores, lutas e processos políticos locais. 

O documento é operativo, com um sentido prático, mas não por isso, desprovido de análises políticas e sociais sobre a transição energética e os seus possíveis caminhos.


É importante divulgar este conjunto de propostas no site da JDE  na semana de 7 de Setembro mas há ainda alguns dias para se discutir e melhorar algumas das suas propostas pelo que queremos partilhar a atual versão deste documento (em anexo) antes da sua divulgação publica (não divulgues este documento). Gostavas de discutir algum ponto, se tens algum comentário ou alguma sugestão. Este processo está aberto até à próxima 3ªf dia 02/09
. Se houver algum interesse da tua parte basta enviar mail.


[texto adaptado de uma newsletter da Jornada pela Democracia Energética com a finalidade de dar mais visibilidade a este projecto
]

Sem comentários:

Enviar um comentário