terça-feira, novembro 16, 2010

As bolsas de estudos dos eurodeputados portugueses


Depois de ler uma notícia no Público, sobre o exemplo do eurodeputado Rui Tavares (BE) no que toca à distribuição de parte do seu ordenado (julgo que se refere ao salário de eurodeputado, porque não está esclarecida esta parte) para apoiar jovens com bolsas de estudo, verifiquei que há mais eurodeputados portugueses a ter iniciativas semelhantes.

Muito bem. Mas isto pode ser entendido como uma medida altruísta, a roçar a filantropia, ou então uma maravilhosa ideia populista, um verdadeiro ovo de colombo!
Só a médio / longo prazo poderemos observar se de facto é uma ideia consistente e que fomenta o desenvolvimento intelectual e profissional de jovens portugueses, colocando-os efectivamente no mercado de trabalho com uma mais valia, ou se foi um maravilhoso passeio na Europa ou em qualquer outra parte, à custa dos contribuintes europeus (o mesmo será dizer dos alemães). Ou então como alguns eurodeputados, usam e abusam do seu posto e das ajudas de custo postas à disposição, para colocar metade da família em Bruxelas, como assessores, secretárias, empregados de limpeza, ... ou só para fazer umas compras chiques.

No entanto, na minha modesta opinião, parece-me uma iniciativa interessante e se for devidamente transparente e publicitada será com certeza igualitária e democrática.

Sem comentários:

Enviar um comentário