terça-feira, agosto 30, 2011

Comentar futebol em Portugal

Um dos melhores empregos do mundo deve ser o de comentador de futebol em Portugal, quer na TV, na rádio ou em jornais (alguns transitam entre vários meios). Vê-se qualquer um comentar futebol, aquele tema que prende qualquer um à TV ou numa animada conversa de café.

Ser comentador de futebol em Portugal, está isento de qualquer responsabilidade, dizem o que lhes apetece, quando lhes apetece e sempre que precisam ou querem, metem o dedo no ar e algum director ou editor lhes dá tempo de antena. E o povo gosta.

Esta profissão não exige grande preparação pois apenas comenta ou quanto muito analisa factos ocorridos recentemente (os mais astutos já vão buscar factos históricos antigos, personalidades ligadas à bola, estatísticas) e por isso basta sentar-se comodamente e dizer, aconteceu isto e aquilo!

Ontem ao ouvir o Luís Freitas Lobo na TSF e o outro colega de profissão que nem sei o nome, a explanar sobre o plantel do Sporting pensei que isto é muito fácil!!! Pois o Sporting até ontem tinha contratado 16 novos jogadores para o plantel, e face à mente iluminada destes senhores comentadores agora nenhum presta, segundo um deles "não há nenhuma estrela mundial" entre outros comentários brilhantes que não ouvi dizer quando foram contratados um a um. Também disseram que o SCP dispensou o Cedric (sub-20 da selecção portuguesa) e contratou um colombiano sub-20. Pelo facto de o Cedric ter feito um óptimo campeonato do mundo, significa que deve já jogar a titular no seu clube (o Sporting, porque está dispensado a titulo de empréstimo)? Estes comentadores devem pedir explicações (se autoridade têm para isso!) acerca deste assunto a outros clubes portugueses. Foi talvez o Sporting que mais jogadores portugueses pôs a jogar nas Ligas portuguesas (na própria equipa do Sporting e outras) e estrangeiras.

Gostava que os tivessem no sítio e com antecipação (e claro também a posteriori a análise) apresentassem em grande destaque as suas apreciações, pois só assim serão levados a sério...ou não, em Portugal tudo é possível, até taxistas e pasteleiros são apresentados como especialistas em futebol na TV!



Sem comentários:

Enviar um comentário