sexta-feira, novembro 11, 2011

Recomendações de Segurança - Phishing


As medidas de segurança são muito importantes para manter os seus dados seguros e ao mesmo tempo a comunidade em rede à qual se liga.


Aqui ficam algumas dicas para proteger melhor os seus equipamentos e também a informação que lá está guardada.




Se recebeu uma mensagem de correio electrónico que:
  • Não reconhece a origem nem o assunto da mesma;
  • Contém links e/ou ficheiros em anexo;
  • Solicita o envio de informações de carácter privado e/ou confidencial;
  • Inclui ofertas de trabalho demasiadamente atractivas.
DESCONFIE de imediato.

Alguém, provavelmente, está a tentar enganá-lo pelo que se deve precaver. Estará perante aquilo que se denomina, de uma forma geral, como Phishing.
Os ataques de Phishing têm evoluído rapidamente adaptando-se à realidade actual. Os mais recentes prendem-se, sobretudo, com programas maliciosos que se instalam quando acede a links ou abre anexos em emails.
Não se deixe " pescar". Para isso recomendamos que nestas situações não clique no link, não forneça elementos que lhe são solicitados e nunca abra o ficheiro que se encontra em anexo. Abrir o ficheiro poderá significar instalar um Vírus (código malicioso) e, por essa via, ficar com o seu computador comprometido que poderá ser utilizado futuramente para fins ilícitos por terceiros.
Outra ameaça actual prende-se com as ofertas de trabalho que parecem excelentes oportunidades de ganhar dinheiro sem esforço. Normalmente o que é pedido aos "candidatos" é que tenham contas em Bancos nacionais para que sirvam de intermediários em transferências de dinheiro para países estrangeiros cuja origem é ilegal e lesa terceiros.


Para que possa proteger-se destes ataques, lembre-se que:
  1. Deve ter os cuidados necessários para não se deixar enganar;
  2. Deve ter em atenção os dados que lhe são solicitados no acesso ao site Internet Banking. Sempre que desconfiar ou identificar algo que não é comum ao habitual, deverá de imediato fechar o acesso e reportar a situação;
  3. Nunca deve facultar a terceiros dados sensíveis, como os seus códigos ou outra informação que permita o acesso às suas contas bancárias online;
  4. Deve ter instalado no computador um programa de antivírus, mantendo-o actualizado. Não actualizar este programa é quase igual a não o ter;
  5. Ter uma firewall instalada permite-lhe filtrar o tráfego que entra e sai do seu computador;
  6. software instalado no seu computador, como por exemplo: sistema operativo e browser de acesso à Internet, devem também ser actualizados;
  7. Os Bancos NUNCA solicitam informações pessoais e/ou confidenciais através de mensagens de correio electrónico e SMS;
  8. O ambiente seguro no acesso ao site está sempre associado a um endereço que começa por https:// e a página possui um cadeadona barra inferior ou superior do seu browser.

Sem comentários:

Enviar um comentário