segunda-feira, outubro 01, 2012

Entrevista de Frederico Oliveira é sócio-fundador da WeBreakStuff

Interessante a entrevista de um jovem empreendedor português, Frederico Oliveira, no site da COTEC que fala sobretudo de empreendedorismo, e diz que se trata de uma moda (algo que eu concordo plenamente). E também responde sobre design, a sua área profissional. Nunca ouvi falar dele, mas parece-me uma pessoa sensata sobre o estado actual de Portugal e dos portugueses.

Deixo apenas aqui uma resposta do Frederico Oliveira, podendo ser a entrevista consultada na integra aqui.

Na sua perspectiva e dada a sua experiência – fundou em 2005 a Webreakstuff, uma empresa de design, desenvolvimento e estratégia de produtos web –, quais são os principais obstáculos ao empreendedorismo? 
Mais do que algo tangível – como a existência ou não de capitais, recursos humanos ou suporte político a iniciativas –, vejo a cultura actual como um obstáculo ao empreendedorismo. O empreendedorismo vive mais da acção do que da “análise” da acção, e infelizmente, em Portugal, hoje em dia pratica-se mais a última. O empreendedorismo é quase o seu próprio pior inimigo: é tido como uma moda que é possível passar a outros, quando a realidade é bem diferente. É difícil qualificar todas as diferenças entre uma pessoa dita empreendedora e os outros, mas uma delas é certamente que um empreendedor em espírito não precisa de ser empurrado para o ser. Já nasceu assim.

(+)

Sem comentários:

Enviar um comentário