quarta-feira, abril 16, 2025

Robots humanoides

O buzz da Inteligência Artificial trouxe de volta o investimento em robots humanoides onde todos esperamos que façam muitas tarefas lá em casa.

Aparentemente não será para breve que isto vai acontecer. Além da lentidão (mais lentos em tarefas básicas que os humanos) o preço também é um entrave e, como refere Kanishka Rao, diretora de robótica da DeepMind, numa conferência de imprensa sobre os novos modelos, “Um dos grandes desafios da robótica, e uma razão pela qual não vemos robôs úteis em todos os lugares, é que os robôs geralmente têm um bom desempenho em cenários que já vivenciaram, mas realmente falharam em generalizar em cenários desconhecidos”. Contudo, é sempre espectacular ver atividades mundanas executas por estas máquinas em forma de...humano.


Robot Atlas (Boston Dynamics) a dançar breakdance e a fazer cambalhotas



Para demonstrar seu novo modelo de IA, a Figure mostrou um par de humanoides a arrumar mercearia



A startup chinesa Unitree gravou um vídeo bastante assustador do seu robô a pontapear um pau da mão de uma pessoa com um pontapé giratório



O robot elétrico Atlas da Boston Dynamics começa a trabalhar



Mas vale a pena conter um pouco o hype. Num evento recente em Stanford, Rodney Brooks, fundador da empresa iRobot e criador do Roomba, mostrou um slide listando 28 ciclos de hype que testemunhou ao longo dos anos. Robôs humanoides e agentes de IA são apenas os mais recentes. Brooks está cético de que a mania humanoide atenderá às expectativas inflacionadas, apontando que os robôs de supermercado da Figure realizaram a tarefa "cerca de 20 vezes mais devagar do que os humanos que acabaram de fazê-la".

segunda-feira, abril 14, 2025

Queres ser mentor no Encontro Transnacional de EPAS, de 1 a 3 de junho em Punta Umbría e Alcoutim?


Interessas-te por temas da União Europeia? Gostavas de fazer parte de um evento único onde poderás ajudar a guiar jovens na sua aprendizagem sobre a Europa? Esta é a tua oportunidade!


O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal convida-te a participar como mentor/a no Encontro Transnacional de Escolas Embaixadoras, que se terá lugar de 1 a 3 de junho de 2025 em Punta Umbría (Huelva) e Alcoutim (Portugal), por ocasião do 40.º aniversário da adesão de Espanha e Portugal à União Europeia.


Este evento reunirá jovens de ambos os países para refletir sobre os avanços e desafios da União Europeia, e tu podes ser uma peça fundamental na sua experiência.


Porquê ser mentor/a?

Ser mentor/a neste evento vai permitir-te acompanhar jovens no seu processo de reflexão e debate sobre o futuro da União Europeia. Unidos, vão poder partilhar ideias e propor soluções para os próximos 40 anos da UE. Além disso, terás a oportunidade de conviver com participantes e palestrantes, fazendo parte de um programa que inclui atividades formativas como palestras com eurodeputados, e momentos de lazer que fomentam a interação intercultural.


O encontro também te dá a possibilidade de conhecer e contactar outros voluntários e mentores da comunidade unidos.eu, de Portugal e de Espanha.


Os custos de viagem, alojamento e alimentação dos mentores selecionados serão cobertos pelo Parlamento Europeu.


Como participar?

Se tens entre 18 e 35 anos e gostarias de ser um dos 10 mentores selecionados, só tens de preencher o formulário de inscrição até ao dia 2 de maio. Lembra-te que nem todos os que se inscreverem serão selecionados, por isso certifica-te de destacar as tuas motivações e a tua experiência em questões europeias. 


 👉 Formulário de inscrição aqui