quarta-feira, setembro 29, 2010

10:10 Portugal



Mais uma iniciativa em defesa do meio ambiente, neste caso, apelando à redução das emissões de CO2 por cidadãos comuns (em casa, com o nosso carro, nas férias, ...).

É o 10:10 Portugal, uma iniciativa que nasceu na Inglaterra (oh terra parideira de coisas boas!) e pessoal bacano português lemboru-se de trazer para Portugal. É uma ideia simples que tem por base uma lista de 8 pontos onde indica onde se pode cortar mais nos consumos energéticos de modo a poupar nas emissões CO2:

Checklist anti-CO2

1. Viagens - Corte nas viagens de avião, prefira o comboio.

2. Electricidade - Use lâmpadas de baixo consumo. Não deixe equipamentos em stand-by.

3. Climatização - Reduza a temperatura do sistema de aquecimento; aumente a do ar condicionado.

4. Carro - Deixe o carro em casa mais vezes. Conduza devagar.

5. Alimentação - Coma menos carne. Compre produtos locais.

6. Consumo - Consuma menos. Prefira produtos mais duráveis. Compre ou venda em 2.ª mão.

7. Lixo - Evite a produção do lixo, compre menos embalagens. Recicle tudo.

8. Água - Tome duches mais curtos. Instale redutores de caudal nas torneiras. Lave louça e roupa só com a máquina cheia.

Depois colamos esta lista no nosso frigorífico preso a um dos 157 ímanes trazidos das nossas férias, indicamos os valores actuais, e dali a um ano confirmamos se houve uma redução em 10% nos itens da checklist. Se houve, missão cumprida.

Mas na minha opinião, não é tanto por aqui que se reduzem as emissões de CO2, mas sim em industrias, transportes públicos (completamente obsoletos em termos ambientais) e ares condicionados dos senhores de fato e gravata (vulgo peneirentos)

Sem comentários:

Enviar um comentário