terça-feira, abril 19, 2011

José Tribolet dá dicas na aquisição de TIC para o sector público

Penso que nunca dediquei tanto espaço e tempo a questões políticas neste blog. Mas esta notícia aponta também para um dos tópicos deste folhetim..

Numa notícia publicada no Jornal de Negócios, José Tribolet, professor do INESC, mostra várias opções e alternativas aos exuberantes (e estúpidos) gastos da Administração pública central e local em tecnologias de informação e comunicação (TIC). Às vezes encontro situações que me custa compreender o porquê daquele valor!!! Mas no Estado é assim mesmo, "o dinheiro não é meu nem é teu, malha aí com força, que o gajo precisa que se lhe compre umas coisitas."

Mas há pontos na notícia em que não me parecem muito viáveis, ter 2 ou 3 Datacenter nacionais para todos os serviços do sector público, é algo que levaria muito tempo a configurar e a instalar. Quando se acabasse de configurar o último departamento do Estado, já o primeiro não tinha nada a haver com o se tinha feito então. Contudo muitas boas opções são mostradas.

Pergunto é porque este Instituto não é mais ouvido ou considerado e se os seus administradores e directores têm algo a dizer (com poder de afectação) sobre as tecnologias? Isto também gostava eu de saber, porque agora muitos gurus irão aparecer com operações milagrosas.

Sem comentários:

Enviar um comentário