quinta-feira, março 25, 2021

Como poupar água

Recentemente comemorou-se o dia internacional da água - 22 de Março. Houve imensas iniciativas, em Portugal e lá fora. 



A partir de uma publicação da famosa plataforma de imobiliário Imovirtual fica aqui um resumo das dicas para poupar água:

1. Faça máquinas de lavar com carga completa

O consumo das máquinas de lavar a roupa e louça já é elevado por si só. Por isso, na hora de colocar tudo para lavar é importante aproveitar a carga máxima da máquina. Além disso, se optar por escolher máquinas de categoria mais económica e colocá-las a funcionar na altura do dia mais barata, irá estará a garantir uma poupança muito maior.

2. Reaproveite a água do banho

Para onde vai aquela água que precede o duche quente e apetecível? Pode guarda-la num recipiente próprio e utiliza-la para regar plantas, encher baldes para limpeza ou mesmo para encher o depósito de água do seu carro.

3. Concerte as fugas de água

Uma torneira sempre a pingar pode dispender 30 litros diariamente. Por isso, esteja atento às fugas de água para evitar consumos desnecessários.

4. Prefira o duche a banhos de imersão

Sabia que um banho de imersão equivale a um consumo entre três a quatro vezes superior ao de um duche? Contas feitas, um duche ajuda a gastar menos 75% de água e inclusivamente se conseguir reduzir o seu tempo para menos de dois minutos que o habitual, irá poupar cerca de 40 litros de água.

5. Feche as torneiras quando não as está a usar

Quando enche um lavatório de água ou fecha as torneiras para lavar os dentes, fazer a barba ou tirar a maquilhagem está a poupar cerca de 10 a 30 litros de água. O mesmo se aplica ao ato de lavar as mãos: feche a torneira quando estiver a ensaboá-las para poupar.

6. Cuidado com o autoclismo

Uma descarga de autoclismo gasta em média 10 a 15 litros de água. Mas há formas para controlar o consumo, como a mais tradicional, uma garrafa de água cheia dentro do autoclismo ou a instalação de um botão de controlo.

7. Instale redutores de fluxo

Existem várias opções de redutores de fluxo, como as torneiras eletrónicas ou com sensores. Mas a alternativa mais conveniente será certamente, os redutores de caudal, que tal como o próprio nome indica, diminuem o caudal da água em 50%.


Sem comentários:

Enviar um comentário