quinta-feira, dezembro 23, 2010

Google Natal

No ano de 2010 o Google surpreende os utilizadores com imagens interactivas (na verdade apenas com hiperligações!) para assuntos relacionados com o Natal. Bonito.

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Teclado Swype para Android

Está disponível uma versão beta do famoso teclado Swype (uma alternativa ao teclado padrão do Android) para instalar gratuitamente em smartphones Android. É uma aplicação beta, ou seja, não definitiva mas entretanto outras sairão até esta ficar desactivada. Para instalar no smartphone, basta um registo no site Swype, descarregar a aplicação (aconselhável por wi-fi), instalar e pimba... fazer desenhos com os dedos sobre o teclado que se transformarão em palavras. Em português!!!

Eu já instalei :)

Poupar no Natal

Já todos ouvimos vezes em conta a palavra poupar, talvez mais em 2010 do que nunca, mas o facto é que para o cidadão comum a poupança é na realidade a melhor opção de garantir alguma capacidade de sobrevivência financeira nesta aldeia global.

No site do Millennium (sim, a fazerem de cordeirinhos nesta quadra) existe uma animação interessante sobre curiosidades sobre o Natal mas também muitas dicas sobre poupança. Bastante útil para quem perde a cabeça em compras na época do ano. Seria interessante se os utilizadores aproveitassem apenas para tomar mais conhecimentos sobre poupança e não para adicionar mais um cartão de crédito à família dos rectângulos de plástico. Porque a visita a este site pode transformar-se numa faca de dois gumes!



Poupar no Natal.

terça-feira, dezembro 21, 2010

Vou então continuar no Blogger

Depois de ler este estudo, The most reliable (and unreliable) blogging services on the Web, não vejo motivos para mudar de plataforma de distribuição dos meus posts. Isto se é que andava com alguma idéia parecida! Não, não andava. Para o tipo de posts que publico, está a servir perfeitamente. Além disso simpatizo muito com a harmonia das plataformas Google.

O gr+afico seguinte demonstra o Blogging service downtime, que no Blogger foi de... 0 (zero) horas.


E por fim, os autores do estudo, rematam simplesmente com isto:

Vôo de Natal

Brevemente tenho um vôo que me levará a passar as festas natalícias junto da família. Mas estou a ver isto muito difícil. Aeroportos cheios de neve, ventos muito agressivos na Madeira, e ainda por cima a greve da Groundforce. Vamos ver o que este mix dá!

segunda-feira, dezembro 20, 2010

A viradora de páginas

Ontem assistimos a um concerto de piano, no Teatro Baltazar Dias, protagonizado por Artur Pizarro (o melhor pianista português na minha opinião, e um dos melhores do mundo da sua geração) onde interpretou diversas obras de Fryderik Chopin .

O concerto foi fabuloso, não muito acessível nos dias que correm, mas que valeu bem a pena como uma antecipação da harmoniosa festa de Natal que se avizinha. Deu para sentirmos um pouco mais de bem estar e alegria, do aquela que captamos nos nossos postos de trabalho e até no desfilar pelos passeios da cidade.

Estando na 2ª fila pude observar muitos gestos e expressões do artista e também da viradora de páginas. Esta é uma tarefa que exige absoluta concentração, pois, apesar de não estar ocupada a tocar esta (ou este) auxiliar tem de acompanhar a partitura ao mesmo tempo da progressão musical do interprete. Garanto que exige um tremendo esforço. Mas ao lado de um grande pianista há sempre um grande virador de páginas, digo eu. Mas nem sempre é assim, pois por vezes há concertos que não exigem estas fabulosas pessoas.

Já agora aproveitem para ver o filme La tourneuse de pages, de Denis Dercourt, onde é representada exemplarmente esta função... e não só!

quinta-feira, dezembro 16, 2010

quarta-feira, dezembro 15, 2010

Top das Passwords Gawker

Depois de ter vindo a público que listas de utilizadores e respectivas passwords do site Gawker foram parar às mãos de homenzinhos maus, eis que agora nos aparece um gráfico (há gente que trabalha!!!) com um top das passwords mais populares no registo do site acima referido.

Parece que há muita gente a não querer perder uns segundos a pensar numa password difícil de quebrar. "0"??? Houve utilizadores que colocaram como password o "0"!!! E a palavra "password"? Só me vem à memória algo do género: "Type a new password" e as pessoas (sobretudo americanos) pimba! toca a escrever "password" :))

A verdade é que julgo que isto será uma pequena amostra que será extrapolada para muitos registos em websites, serviços e Intranets. Até por aqui há algumas assim. Eu sei :)

Vem agora o Gwaker tentar remediar a situação colocando na homepage do seu site uma banda a aconselhar os utilzadores para alterarem as passwords do seu registo.

terça-feira, dezembro 14, 2010

Optimus anda a enganar o povo?

Desde há uns tempos, que vemos regularmente na TV e outros orgãos de comunicação social rankings para tudo. Escolas, empresas, bancos, tascas especialistas em patinhas de porco e claro as operadoras de comunicações móveis, mercado bastante concorrido, são alvo destas tenebrosas listas que podem de um momento para o outro remeter uma grande organização para um canto putrefato (não necessariamente na AR!). E então as últimas publicidades apresentam a Vodafone como a operadora com maiores velocidades nos downloads e uploads na Internet, isto segundo a ANACOM (a tal empresa que gastou 150 000 € na sua festa do 20º aniversário e outras partidas brilhantes). Bom, de tachos estamos falados. Não! Não!? Não porque veio agora o Instituto Civil da Autodisciplina da Comunicação Comercial (mas que instituto é este!? Deve ser um viveiro de cérebros portugueses, que nascem geneticamente com um cartão partidário infiltrado nos tecidos musculares) indicar que a campanha do Kanguru da Optimus é enganosa e foi suspensa em todos os orgãos de comunicação social, por não respeitar a veracidade da agência ali do lado comandada pelo camarada (vulgo ANACOM).

Temos carneirada. Se a Optimus nos anda a lançar um Kanguru malfeitor e que nos engana então que vá embrulhar presentes nos supermercados Continente. Mas o que eu descobri agora foi o ICAP!!! De mansinho lá vai aparecendo nas postas de pescada que costumavam ser da ANACOM, da ERC, da Autoridade da Concorrência, da ASAE... enfim são tantos!!!

segunda-feira, dezembro 13, 2010

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Da Weasel chegam ao fim


Julgo que é a notícia que marca o panorama musical neste lindo dia de Inverno. Os Da Weasel chegaram ao fim! Lembro-me perfeitamente de ouvir falar pela primeira vez nesta banda. Maio, 1996, Semana Académica de Bragança, éramos ainda caloiros, verdinhos mas prontos para esgalhar o que quer que fosse, e alguém diz "Os Da Weasel vêm à semana académica, parece que ganharam o prémio de anda do ano no Blitz", "Bom, vamos ver o que dá.". E de facto foi um bom concerto, mas também quais não eram bons concertos para jovens caloiros com a força na verga, cerveja e caloiras? A música "Ressaca" ficou bem lembrada no dia seguinte :)

Depois disto acompanhei os Da Weasel, como alguém que que acompanha de um modo insistente as obras musicais que vão estando no ar. Do último álbum que me lembro bem foi Re-Definições, pois acompanhou-me em muitas viagens (na altura já em mp3) no primeiro ano de trabalho.

Pouco mais posso dizer desta banda que marcou com alta definição (não o HD) um espaço musical neste marasmo português da década de 90. E nunca esperei que acabassem desta forma. Resta-me agradecer por terem sido inventados.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

Como os portugueses vêem a Europa

Acabei de receber isto no meu email. Está porreiro. Gosto especialmente das etiquetas na Turquia e Ex-Jugoslávia :)

domingo, dezembro 05, 2010

Max Tundra no MadeiraDig

Ontem, a jornada do MadeiraDig, na primeira parte, a cargo de CARO MIKALEF AND STEPHAN MATHIEU, mostrou um conceito super minimalista, a roçar o nada com o acrescento de cansar e enervar bastante mesmo aqueles que procuram novas sonoridades e experiências musicais. A segunda parte foi melhor, com o divertido e expressivo JANEK SCHAEFER a "mostrar" (na verdade a parte visual ficou impossibilitada devido a uma falha técnica) os seus dotes musicais naquilo que mais parecia uma viagem através de ondas sonoras com uns beats graves de vez em quando e intercalado com alguns anúncios radiofónicos anglosaxónicos. Tudo isto na mais completa escuridão. Não foi mau.

Mas o melhor afinal estava mesmo reservado para o fim com a performance de Max Tundra no After Sessions na Estalagem Ponta do Sol. Foi algo surreal ver este artista (um verdadeiro artista!) britânico tocar vários tipos de orgão, sintetizadores e até uma espécie de flauta de pã. Com este trabalho todo ainda arranja tempo para dançar de uma forma bastante ousada e contagiosa e até cantar. Adorei ver este concerto. Ainda tive tempo de trocar umas palavras com o Max, e pareceu-me uma pessoa bastante simpática que faz música com um prazer imenso e completamente descomplexado. Vale a pena.

Max Tundra no myspace.



sexta-feira, dezembro 03, 2010

MadeiraDig 2010


Começa hoje na Casa das Mudas, Calheta, o MadeiraDig 2010. Um evento de música electrónica e artes experimentais (com a música sempre presente) que traz uma verdadeira lufada de ar fresco para a pérola do atlântico (nunca este termo foi tão bem aplicado na minha opinião).

Os eventos começam no auditório da Casa das Mudas, espectacular edifício da arquitectura contemporânea portuguesa, desenhado pelo arquitecto Paulo David, onde são criados concertos mais intimistas e fora do meio musical mainstream, muitas vezes complementados com artes gráficas digitais e misturas de sons com objectos nunca lembrados!! Depois, o espectáculo prolonga-se pela noite fora, mas na Estalagem do Ponta do Sol, outro belo edifício, sobre um rochedo à beira mar, onde é vez de DJ's colocarem em prática o seu génio. Muitos destes DJ's vêem da escola de Berlim, que actualmente dá cartas no mundo da música electrónica. Nota-se a qualidade da música nos ouvidos. Apesar de batidas bem altas e às vezes agressivas (musicalmente) parece que encaixam perfeitamente no canal
captador de sons do ser humano.

Pode-se notar aqui, uma pequena amostra do que serão noites festivas e bem dispostas em Berlim, com ambiente a ajudar. Muitos dos fãs presentes nestes concertos vêem de propósito da Alemanha para assistirem a performances de autores que já conhecem ou que até são seus amigos. Um espectáculo.

E este ano o melhor está mesmo guardado para o fim, último dia do evento, segunda-feira, PETER BRODERICK.

Este evento tem a colaboração da Digital in Berlin, que é uma organização agregadora de músicos e artes afins e que organiza, colabora e apoia festivais de música dentro deste ritmo.

Link para o MadeiraDig 2010

quinta-feira, dezembro 02, 2010

Ainda há bom senso no Mundo


A FIFA antecipou-se ao FMI e salva Portugal de mais uma bancarrota!

Este podia ser um título de um jornal de referência da nossa praça.

Mas a verdade é que afinal ainda há bom senso e a FIFA anunciou a Rússia como vencedora da organização do mundial de futebol de 2018, e o Qatar na organização de 2022. Ficando deste modo derrotada a candidatura ibérica onde a gande nação Lusitana cooperava com nuestros hermanos.

Fico contente porque, pelo menos, até 2026 não veremos um mundial de futebol por cá. E nessa altura, passados 16 anos, já me estarei completamente noutra onda, onde um mundial a mais ou a menos não me fará qualquer diferença! Comecei agora.

Como pode um país em estado económico/financeiro de merda dar-se ao luxo de orgnanizar uma competição destas? Bem, o pessoal lá do meio da Europa (juntamente com alguns amiguinhos africanos e asiáticos que bebem um champanhe às custas da FIFA) conseguiram ver que isso ainda afundaria muito mais esta extensão europeia. Obrigado amigos.

link para Russian Football Union

terça-feira, novembro 30, 2010

Afinal iPad já está em Portugal


Ontem uma empresa conhecida da nossa praça comercial, cancelou a apresentação do iPad em Portugal. Já se esperava, depois de se saber que a própria Apple desconhecia esta apresentação! É preciso não enganar o povo com trocadilhos malandros senhor Belmiro... a ver se o pessoal entrava na loja e na ausência de iPad levava um secador para a irmã e um micro-ondas para a sogra.

Mas hoje a Fnac Portugal (que pode estar também à beira de um post corrosivo) anunciou o iPad em Portugal em português. Ou seja, será a FNAC o grande absordouro dos subsídios de Natal? Existem várias versões (os já conhecidos de outros mercados) onde se pode optar pelo Wi-Fi ou Wi-Fi + 3G e pelas diferentes capacidades de disco (16GB, 32GB e 64GB). eu também queria um, mas vou esperar pelo iPad2 e então decidirei pela maçã ou por outra marca, uma vez que proliferam tablets que nem cogumelos (agora que estamos no tempo deles...) :)

segunda-feira, novembro 29, 2010

Worten Colombo cancela ""lançamento do tablet mais famoso do ano"

A worten do colombo parece que anda a brincar com coisas sérias. Queria já vender o iPad e a representação em Portugal da comunicação Apple International nem sequer sabia do assunto! Porventura alguma coisa aconteceu nos bastidores para a Worten ter cancelado este "lançamento". Talvez documentos divulgados pela Wikileaks tenham posto a nú transações e negociações duvidosas :))))

domingo, novembro 28, 2010

À procura de níscaros (míscaros)


As saudades que tenho de apanhar níscaros, termo que usamos em Possacos para nos referirmos aos cogumelos selvagens (míscaros como diz o dicionário) e na impossibilidade de estar mais uma vez presente neste época na aldeia, pedi à minha irmã que me escrevesse um texto, directamente do local onde os níscaros devem ser apanhados.


"À procura de níscaros. Quando menos se espera…

Sábado à tarde. Outono. Dia de sol. Condições favoráveis para procurar níscaros por essas matas fora. Como tal, não éramos os únicos. Decidimos ir mais para a frente e estacionamos o carro. Começamos a caminhar. Debaixo dos nosso pés não havia agulhas dos pinheiros, nem musgo verde e húmido. Por onde passávamos, as mãos ficavam com um rasto negro do fogo. Tinha havido um incêndio no Verão, pelo que não havia vestígios de níscaros, nem venenosos! Caminhámos mais um pouco mas o horizonte não verdejava.

Pegamos no carro e fomos para outra zona. Caminhámos e por onde passávamos víamos
vestígios de quem já lá tinha estado antes de nós. A terra remexida, o musgo levantado, níscaros venenosos arrancados… enfim, continuámos a subir rochas, a desviar giestas, a vasculhar o musgo e nada de “pinheiras”, ou “moncosos”, ou “amarelinhos”. Já cansados de procurar e sem nada encontrar, caminhávamos para regressarmos a casa. Mas eis que entre o verde do monte e a humidade que dele emana, vimos ao longe pequenos pontos vermelhos suspensos. Eram meródios (medronhos). Corremos até eles e saboreamos o seu sabor agridoce. Mas na ânsia e chegar àquele que estava na ponta do ramo, este cedeu e quebrou. Olhamos um para o outro como cúmplices de um crime. Escavámos então uma cova na terra e depositamos lá o que no futuro será uma àrvore de meródios (assim o esperamos). Fomo-nos encaminhando rumo ao carro e quando menos esperávamos aparece uma pinheira, e atrás desta outra e outra. Não deu para enchermos o balde, mas serviu para que não voltássemos a casa de mãos a abanar e comermos o fruto da nossa procura."

Por Márcia Esteves

quinta-feira, novembro 25, 2010

Jantares de Natal

Está aberta a época das jantaradas de Natal.

Jantares com com amigos da primária, amigos do bairro, amigos da catequese, amigos da bola, amigos da caça e claro os nossos grandes amigos do trabalho. Gosto especialmente destes últimos, sobretudo quando vai o chefe. Aí é que as coisas brilham!!! Vestidos de lantejoulas cá pra fora!

A hora está marcada, noite de 6ªfeira (que no Sábado não se fala em trabalho), depois de um duche começam a aparecer os primeiros colaboradores, os croquetes e patinhas de caranguejo (nunca vi caranguejos com patas tão musculadas como aqueles panados da Pescanova!) vão sendo postos na mesa... 3 horas depois já a menina da contabilidade está em altas gargalhadas agarrada a dois tipos que estão no mesmo restaurante mas fazem parte de um jantar do Sindicato dos Estivadores, ninguém liga, pois o vinho verde estava fresquinho e bebia-se que era um regalo. Outros colegas de trabalho saiam da casa de banho alegres e abraçadinhos, ainda ofegantes e aplicarem carinhos recíprocos.

A festa continua animada, um outro grupo junta-se ao Director e aos chefes e aproveitam para mandarem aquelas piadas que nunca tiveram coragem (mas não sabem que os chefes nunca bebem álcool nestes jantares e segunda-feira é que vai ser!). Tudo é tão lindo, todos se dão bem, as diversas repartições da organização aproveitam este jantar para confraternizar, pois afinal de contas, quando se marca o ponto lá no escritório é para trabalhar a sério. Os sorrisos abundam por diversos motivos. Mas o grupo dos chefes, aproveita para sacar mais alguns podres ao proletariado já esquentados pelo álcool e vão fazendo caras bonitas às meninas que hoje estão com vestidos sexys. Há muito em jogo nestes jantares de Natal.

Acabei de saber que este ano o jantar de Natal dos Estilistas e Cabeleireiros está marcado no mesmo restaurante onde se realizará o jantar da Associação de Lenhadores Sul-Americanos.

quarta-feira, novembro 24, 2010

Espectacular infografia sobre o desenvolvimento de plataformas móveis


Esta infografia, retirada do estudo Developer Economics 2010 and Beyond, e colocada nos site Vision Mobile, resume na perfeição o que neste ano esteve mais em voga nas aplicações para smartphones.

Verdade seja dita, que vi pela primeira vez a notícia no blog do Gonçalo Rodrigues.

sexta-feira, novembro 19, 2010

20 Things I Learned About Browsers and the Web


Muito interessante a iniciativa da The Google Chrome Team, que publica na Internet um pequeno livro ilustrado (ilustrações de Christoph Niemann) sobre 20 coisas para aprender (ou que foram já aprendidas) acerca dos programas que suportam as páginas web (browsers) e sobre a própria web, o mesmo é dizer sobre a Internet que o comum dos mortais acede todos os dias! Construído em HTML5.

Muito bom, sobretudo para poder ser aplicado no ensino nas aulas de informática, até seria interessante aproveitar para os alunos traduzirem para português ao mesmo tempo irem aprendendo.

Podem aceder por aqui.

quinta-feira, novembro 18, 2010

Goleada de Portugal à Espanha (4-0)


Escrevo isto para que fique registado neste blog. Na história do blog!

Mas desde ontem ao fim do jogo Portugal-Espanha, um jogo amigável, que ouço e vejo jornalistas a fazerem eco de notícias e títulos de jornais de Espanha e até do L'Equipe da França.

Isto demonstra bem a pequenez de que somos feitos. Não me lembro de no anterior jogo em que defrontámos a Espanha, no Mundial da África do Sul, esse sim um jogo a valer, de os jornalistas portugueses irem buscar as capas dos jornais portugueses para mostrarem aos portugueses! Mantiveram-se bem caladinhos, como bichos que vivem bem lá no fundo, na escuridão, com medo que algum Luso lhes desse um vergastada pelas costas abaixo por lhe te lembrado mais uma vez da derrota impeditiva de passar a selecção das quinas aos quartos de final do mundial 2010.

Enfim, é preciso assumir do que somos feitos, e o porquê, talvez, (agora já estou a divagar) de os espanhóis nos tenham dado a independência de boa vontade em 1143.

quarta-feira, novembro 17, 2010

25 anos de Super Mario Bros


já foi há 25 anos que surgiu o simpático Super Mario. Não, não me refiro ao Jardel, esse não foi há tanto tempo embora aparente ser dessa época :)

A personagem Super Mario será hoje talvez a personagem mais famosa dos vídeo games, sobretudo depois do desaparecimento do Sonic da Sega, do qual era um fervoroso concorrente / adversário na fama. Curiosamente, hoje a Sega produz vários jogos para Nintendo.

terça-feira, novembro 16, 2010

Justin Bieber é morto por um monstro em South Park




ahahahahaahahahah!

As bolsas de estudos dos eurodeputados portugueses


Depois de ler uma notícia no Público, sobre o exemplo do eurodeputado Rui Tavares (BE) no que toca à distribuição de parte do seu ordenado (julgo que se refere ao salário de eurodeputado, porque não está esclarecida esta parte) para apoiar jovens com bolsas de estudo, verifiquei que há mais eurodeputados portugueses a ter iniciativas semelhantes.

Muito bem. Mas isto pode ser entendido como uma medida altruísta, a roçar a filantropia, ou então uma maravilhosa ideia populista, um verdadeiro ovo de colombo!
Só a médio / longo prazo poderemos observar se de facto é uma ideia consistente e que fomenta o desenvolvimento intelectual e profissional de jovens portugueses, colocando-os efectivamente no mercado de trabalho com uma mais valia, ou se foi um maravilhoso passeio na Europa ou em qualquer outra parte, à custa dos contribuintes europeus (o mesmo será dizer dos alemães). Ou então como alguns eurodeputados, usam e abusam do seu posto e das ajudas de custo postas à disposição, para colocar metade da família em Bruxelas, como assessores, secretárias, empregados de limpeza, ... ou só para fazer umas compras chiques.

No entanto, na minha modesta opinião, parece-me uma iniciativa interessante e se for devidamente transparente e publicitada será com certeza igualitária e democrática.

5 anos de blogadas

Pois é, já passaram 5 anos de posts, uns mais manhosos que outros, mas a verdade é que isto não pára! :))) Ainda parece que foi ontem.

Se estiver activo mais 5...fixe.

Obrigado a quem visita.

domingo, novembro 14, 2010

A nova guerra


Desde há alguns anos que se vem falando da guerra no ciberespaço. Mas nunca como agora se tornou tão sério. Exemplo disso sao os departamentos de defesa criados propositadamente para este fim na NATO e no Pentágono. É uma guerra bem real,que ainda não explodiu mas que vai fazendo alguns estragos por aí (quer em organismos estatais quer no sector privado).

Países emergentes ou que se querem afirmar por qualquer motivo na cena internacional, e não tendo poderio militar para fazer face aos EUA ou até à NATO, enveredam por um percurso mais "fácil", mais global e sobretudo menos dispendioso: a Internet.

Vários especialistas, como os que estiveram na semana na Madeira, no Curso Intensivo de Segurança e Defesa (CISEDE) do Instituto de Defesa Nacional referiram várias vezes este tipo de guerra nas suas conferências.

Esperemos que sob o abrigo das democracias armadas possamos continuar seguros.

segunda-feira, novembro 08, 2010

Viagem a Paris

Faz hoje uma semana que regressei de uma curta viagem a Paris. Os quatro dias na capital francesa, para mim a mais bela cidade que conheço, valeram sobretudo pelos passeios a pé pelas ruas da cidade e junto ao Sena.

Mas também aproveitei para me intrometer em alguns eventos culturais de referência, algo que escassa na Madeira!

Quis ver uma peça de Moliére, pai do teatro francês, na Comédie Française, e então optei por Les Femmes Savantes no fabuloso Théâtre du Vieux-Colombier junto a Saint Sulplice, onde representa o meu primo Elmano Sancho, e muito bem. A peça desenrola-se numa época onde o iluminismo, a ciência começavam a florescer. Pena (apenas para a minha tradução mental) estar toda redigida em verso alexandrino, o que complica em muito o acompanhamento de todas as conversas e sua correspondente tradução. Mas nada que me tenha impedido de ter uma compreensão de todo o desenvolvimento no palco. Muito bom.

terça-feira, novembro 02, 2010

Nexus Two já aí vem?

Como muita gente sabe, o telemóvel da Google, o Nexus One, foi um fiasco. Estranham,ente as massas não aderiram a esta máquina. Optaram si, pelo sistema operativo da Google, o Android, mas em outros equipamentos de marcas concorrentes.

Agora a Google, pelo noticiado no blog Andoid and Me, irá lançar o Nexus Two. Será que vai pegar? Ao que parece será um telemóvel da família Samsung Galaxy...assim está bem :)

Retour de Paris

A viagem a Paris foi impecável.

Deslumbrante como sempre, a cidade das Luzes, trouxe-me à memória muitas coisas que vivi e percorri quando era mais pequeno, na década de 80.

Desta vez foram apenas 4 dias, aproveitados, quase sempre por passear a pé, pelas ruas e Boulevards de Paris, ornamentdaos com os edíficios do século passados, idealizados pelo famoso arquitecto Haussmann na reforma arquitectónica de Paris ainda no século XIX.

Tudo me fascina em Paris, a moda, ver os jovens com determinação, e ao que me pareceu ainda idealistas, o metro, que chega a todo o lado, os croissants (o custo da vida de café é que não é muito favorável aos tristes lusitanos que se aventuram por lá em turimo) foi uma verdadeira viagem de lazer.

quarta-feira, outubro 27, 2010

Un prophète (2009)


Quando pensamos no cinema frances, pensamos sempre em mariconços a passearem-se pelos boulevards de Paris e a comerem croissants au beurre durante o dia inteiro num qualquer bistrot de esquina. Esta é a ideia romântica da coisa.

Mas existe a outra realidade. As banlieues, ou as cités onde vive uma grande parte das comunidades menos bem aceites, ou menos bem integradas se quisermos. E aqui passa-se muita merda, Muita merda mesmo!

Há uns anos surgiu La Haine, de Matiheu Kassovitz. Onde era retratado um grupo de jovens, árabes, a viverem num bairro social (cité) nos arredores (banlieue) de Paris. Dizia-se que era um verdadeiro soco no estomâgo, depois veio o vídeo dos Justice - Stress de Romain Gavras, que parece que não foi muito politicamente correcto, mas na verdade, bem real, mostrou aquilo que muitos habitantes de Paris e arredores, franceses e não só, já viram e já sentiram no pêlo. mas este, Un Prophète, é muito mais ácido. O conflito entre várias comunidades há anos a viverem em França (quer dizer, os corsos são mesmo franceses!). O modo como um miúdo que parece caído não sabe de onde, dá a volta por cima (ok, por meios pouco ortodoxos, mas... filme é filme), dá vontade de ter um amigo destes em qualquer sítio para onde vamos :)

Deixo o vídeo dos Justice que é altamente viciante e doentio.

TMN a1

Este é o meu mais recente brinquedo.

O topo dos telemóveis nunca foi uma opção para mim, apesar de ser profissional de TI, procurei sempre um telemóvel, que servisse de... telefone.

Mas eis que me deparo com o mundo android. Android anda em todo o lado, até já chegou aos tablets. Até chegar aos PC's e notebooks será um instante na minha opinião. É de facto um SO bastante agradável e ainda por cima Opensource. Embora ainda não tenha estabilizado muito, uma vez que as versões vão aparecendo com bastante rapidez. Estando já prevista a 3.0. Parece-me que quando atingir esta versão, ficará mais estável em todos os sentidos.

Mas falando do TMN a1. Passando a publicidade à operadora nacional, é de facto um telemóvel bastante interessante na performance e no próprio material (hardaware), sobretudo tendo em conta o seu custo, 189,90€ no site da TMN, ou ainda mais bartao no sistema de pontos.

O touch no ecrã (é a primeira vez que utilizo um telemóvel deste género) é fastante fácil de usar depois de 3 ou 4 dias de habituação. E tem um ecrã grande, talvez dos maiores do mercado nos telemóveis Android, com 3,5".

O acesso à Internet, wi-fi ou 3G (accionando o tarifário Internet na operadora), funciona bastante bem.

O resto das aplicações, vão-se usando e aprendendo à medida que se precisa.

Vem com uma licença vitalícia do mapa de Portugal no GPS da NDrive.

O Android Market (do género das aplicações para iPhone) é bastante útil para quem quer descarregar novas funcionalidades para o telemóvel. Algumas são pagas, mas existem muito boas aplicações gratuitas, basta dar uma olhadela pelos fóruns e pesquisar o que o pessoal anda a usar e as experiências que vão tendo.

Alguns sites com dicas:


Características Gerais:

  • plataforma Android
  • ecrã táctil de 3,5"
  • 3,5G HSUPA acesso à Internet: download até 7.2Mbps e upload até 5,76Mbps
  • GPS com licença vitalícia NDrive e mapas de Portugal
  • cores disponíveis: azul e branco
  • dimensões: 11,6 x 6,25 x 1,36 cm
  • peso: 135 gr
  • bateria: Li-lon 1500 mAh
  • autonomia: em stand-by: até 300h; em conversação: até 7h
  • outras: câmara fotográfica de 3.2MP e vídeo; wi-fi; memória interna até 190MB; slot para cartão de memória até 16GB; push e-mail; ecrã de 256.000 cores; acelerómetro; trackball; sincronização com PC; possibilidade de ligação por cabo; bluetooth; leitor mp3; toques polifónicos; triband; alta voz; gravador de voz; calculadora; jogos; agenda; calendário; relógio; alarme; visualização de documento; teclado virtual; modo offline

quinta-feira, outubro 21, 2010

Google SSL


O Google não pára de inovar (e surpreender). Lançou a nova página em SSL (Secure Sockets Layer). Uma inovação de forma a proteger logo à partida todas as buscas feitas no Google Search. A segurança é muito importante, esta tecnologia confere a integridade e confidencialidade dos dados na comunicação entre 2 ou mais pontos na Internet. Por exemplo os sites de bancos usam-na já há muito tempo.

No entanto o SSL já deu lugar, evoluiu, ao TSL (Transport Layer Security). Apesar, de que pelo que conheço, entre a versão SSL3 e o TSL1 as diferenças não serem ainda muito grandes. Veremos se esta tecnologia também irá funcionar nos motores da Google.

segunda-feira, outubro 18, 2010

Pancada em desfile de moda

quantos de nós não sonham com duas mulheres? Sobretudo com fantasias em envolvam alguma lingerie, poucos acessórios, muita harmonia e muito amor junto... duas mulheres juntas, com um macho pelo meio, claro está, é meio caminho andado para se chegar à felicidade, ao chamado Nirvana, noutras zonas do Planeta, mas sem rituais esquisitos que obrigam a dobrar as pernas atrás do pescoço ou pintar bolinhas vermelhas na testa.

Mas algo que também dá gozo, é ver duas mulheres à pancada como se não houvesse amanhã, o palco não é um banheira de lama, mas sim uma passerele de moda, ou seja, duas manequins pegaram-se, não se sabe bem porquê mas calculo que tenha a ver com o roubo de um iogurte light Mimosa do cacifo de uma delas, ou então alguém comeu o bolicao que não devia na noite anterior :)


quinta-feira, outubro 14, 2010

Estatísticas no Blogger

O Blogger tem um novo serviço, pelo menos eu, dei conta ontem - Estatísticas (está num separador no topo do vosso blog) . Apesar de já antigamente ser possível usar ferramentas externas na web para medirmos as estatísticas de visualização / consulta do nosso site ou blog, ou mesmo com uma ferramenta da casa mãe, o Google Analytics. Mas agora dentro do nosso próprio blog, poderemos monitorizar as estatísticas (gráficos, números absolutos de visitantes, origem geográfica, etc) de acesso aos posts do blog.

Muito interessante, até para pessoas menos familiarizadas com o processo informático, programação, etc, que por vezes era necessário para termos as estatísticas ao nosso alcance. Eu, que por vezes já tive a ideia de basar deste motor de blogs, para outros, fico agora mais uns tempos (talvez para sempre), afinal ter tudo agregado no Google é mais prático. ;)

quarta-feira, outubro 13, 2010

terça-feira, outubro 12, 2010

Nueve Reinas (2000)


Ando numa maré sul-americana no que diz respeito a cinematografia! Las nuevas reinas é um desses exemplares raros que vale a pena ver: qualidade inegável nos diálogos e na forma de presença das personagens. Tudo tem um motivo. Tudo tem uma razão de ser que nos leva a pensar.

Quem dera a Hollywood fazer algo assim ;)

O Eduquês, por Nuno Crato

Porque para mim é regalo ler esta síntese do documento O «eduquês» em Discurso Directo, Uma crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista por Nuno Crato deixo aqui um link para quem ainda tem interesse pelo ensino de verdade, onde o professor é o professor (disponibiliza conhecimentos e métodos de ensino) e o aluno é aluno (mostra vontade de aprender).

Penso que muitos coordenadores dos CEF's deveriam ler este texto para ponderarem muito bem o cargo que ocupam.

segunda-feira, outubro 11, 2010

Portela não está saturada



Falta dizer que o site Coordenação de Slots que é anunciado no site da ANA se encontra em baixo.Será que é de propósito para que o povo seja impedido de ver a verdade?

MEDINA CARREIRA - leitura a não perder.

MEDINA CARREIRA - leitura a não perder.

É um texto longo, mas merece ser lido.

JOSÉ SÓCRATES É UM HOMEM DE CIRCO (quer dizer, um PALHAÇO, com perdão dos verdadeiros profissionais)







A economia vai derrotar a democracia de 1976.

José Sócrates, é um homem de circo, de espectáculo. Portugal está a ser gerido por medíocres, Guterres, Barroso, Santana Lopes e este, José Sócrates, não perceberam o essencial do problema do país.
O desemprego não é um problema, é uma consequência de alguma coisa que não está bem na economia. Já estou enjoado de medidinhas. Já nem sei o que é que isso custa, nem sequer sei se estão a ser aplicadas.
A população não vai aguentar daqui a dez anos um Estado social como aquele em que nós estamos a viver. Este que está lá agora, o Sócrates, é um homem de espectáculo, é um homem de circo. Desde a primeira hora.
É gente de circo. E prezam o espectáculo porque querem enganar a sociedade.
Vocês, comunicação social, o que dão é esta conversa de «inflação menos 1 ponto», o «crescimento 0,1 em vez de 0,6». Se as pessoas soubessem o que é 0,1 de crescimento, que é um café por português de 3 em 3 dias... Portanto andamos a discutir um café de 3 em 3 dias... mas é sem açúcar.
Eu não sou candidato a nada, e por conseguinte não quero ser popular. Eu não quero é enganar os portugueses. Nem digo mal por prazer, nem quero ser «popularuxo» porque não dependo do aparelho político!"
Ainda há dias eu estava num supermercado, numa fila para pagar, e estava uma rapariga de umbigo de fora com umas garrafas, e em vez de multiplicar « 6 x 3 = 18 », contava com os dedos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7... Isto não é ensino... é falta de ensino, é uma treta! É o futuro que está em causa!
Os números são fatais. Dos números ninguém se livra, mesmo que não goste. Uma economia que em cada 3 anos dos últimos 27, cresceu 1%... esta economia não resiste num país europeu.
Quem anda a viver da política para tratar da sua vida, não se pode esperar coisa nenhuma. A causa pública exige entrega e desinteresse.
Se nós já estamos ultra-endividados, faz algum sentido ir gastar este dinheiro todo em coisas que não são estritamente indispensáveis?
P'rá gente ir para o Porto ou para Badajoz mais depressa 20 minutos? Acha que sim?
A aviação está a sofrer uma reconversão, vamos agora fazer um aeroporto, se calhar não era melhor aproveitar a Portela?
Quer dizer, isto está tudo louco?"
Eu por mim estou convencido que não se faz nada para pôr a Justiça a funcionar porque a classe política tem medo de ser apanhada na rede da Justiça. É uma desconfiança que eu tenho. E então, quanto mais complicado aquilo for...
Nós tivemos nos últimos 10 / 12 anos 4 Primeiros-Ministros:
- Um desapareceu;
- O outro arranjou um melhor emprego em Bruxelas, foi-se embora;
- O outro foi mandado embora pelo Presidente da República;
- E este coitado, anda a ver se consegue chegar ao fim"
O João Cravinho tentou resolver o problema da corrupção em Portugal. Tentou.



Foi "exilado" para Londres.



O Carrilho também falava um bocado, foi para Paris.



O Alegre depois não sei para onde ele irá...



Em Portugal quem fala contra a corrupção ou é mandado para um "exílio dourado", ou então é entupido e cercado.
Mas você acredita nesse «considerado bem»? Então, o meu amigo encomenda aí uma ponte que é orçamentada para 100 e depois custa 400?



Não há uma obra que não custe 3 ou 4 vezes mais? Não acha que isto é um saque dos dinheiros públicos?



E não vejo intervenção da polícia... Há-de acreditar que há muita gente que fica com a grande parte da diferença!
De acordo com as circunstâncias previstas, nós por volta de 2020 somos o país mais pobre da União Europeia. É claro que vamos ter o nome de Lisboa na estratégia, e vamos ter, eventualmente, o nome de Lisboa no tratado. É, mas não passa disso. É só para entreter a gente.
Isto é um circo. É uma palhaçada. Nas eleições, uns não sabem o que estão a prometer, e outros são declaradamente uns mentirosos:



- Prometem aquilo que sabem que não podem."
A educação em Portugal é um crime de «lesa-juventude»: Com a fantasia do ensino dito «inclusivo», têm lá uma data de gente que não quer estudar, que não faz nada, não fará nada, nem deixa ninguém estudar. Para que é que serve estar lá gente que não quer estudar? Claro que o pessoal que não quer estudar está lá a atrapalhar a vida aqueles que querem estudar. Mas é inclusiva...
O que é inclusiva? É para formar tontos? Analfabetos?"
"Os exames são uma vergonha.
Você acredita que num ano a média de Matemática é 10, e no outro ano é 14? Acha que o pessoal melhorou desta maneira? Por conseguinte a única coisa que posso dizer é que é mentira, é um roubo ao ensino e aos professores! Está-se a levar a juventude para um beco sem saída. Esta juventude vai ser completamente desgraçada!
A minha opinião desde há muito tempo é: TGV - Não !
Para um país com este tamanho é uma tontice. O aeroporto depende. Eu acho que é de pensar duas vezes esse problema. Ainda mais agora com o problema do petróleo.
Bragança não pode ficar fora da rede de auto-estradas? Não?
Quer dizer, Bragança fica dentro da rede de auto-estradas e nós ficamos encalacrados no estrangeiro?



Eu nem comento essa afirmação que é para não ir mais longe...
Bragança com uma boa estrada fica muito bem ligada. Quem tem interesse que se façam estas obras é o Governo Português, são os partidos do poder, são os bancos, são os construtores, são os vendedores de maquinaria... Esses é que têm interesse, não é o Português!
Nós em Portugal sabemos resolver o problema dos outros: A guerra do Iraque, do Afeganistão, se o Presidente havia de ter sido o Bush, mas não sabemos resolver os nossos. As nossas grandes personalidades em Portugal falam de tudo no estrangeiro: criticam, promovem, conferenciam, discutem, mas se lhes perguntar o que é que se devia fazer em Portugal nenhum sabe. Somos um país de papagaios...
Receber os prisioneiros de Guantanamo?
Isso fica bem e a alimentação não deve ser cara...» Saibamos olhar para os nossos problemas e resolvê-los e deixemos lá os outros... Isso é um sintoma de inferioridade que a gente tem, estar sempre a olhar para os outros.



Olhemos para nós!
A crise internacional é realmente um problema grave, para 1-2 anos. Quando passar lá fora, a crise passará cá. Mas quando essa crise passar cá, nós ficamos outra vez com os nossos problemas, com a nossa crise. Portanto é importante não embebedar o pessoal com a ideia de que isto é a maldita crise. Não é!
Nós estamos com um endividamento diário nos últimos 3 anos correspondente a 48 milhões de euros por dia: Por hora são 2 milhões! Portanto, quando acabarmos este programa Portugal deve mais 2 milhões! Quem é que vai pagar?
Isso era o que deveríamos ter em grande quantidade.
Era vender sapatos. Mas nós não estamos a falar de vender sapatos. Nós estamos a falar de pedir dinheiro emprestado lá fora, pô-lo a circular, o pessoal come e bebe, e depois ele sai logo a seguir..."
Ouça, eu não ligo importância a esses documentos aprovados na Assembleia...
Não me fale da Assembleia, isso é uma provocação... Poupe-me a esse espectáculo...."
Isto da avaliação dos professores não é começar por lado nenhum.
Eu já disse à Ministra uma vez «A senhora tem uma agenda errada"» Porque sem pôr disciplina na escola, não lhe interessa os professores. Quer grandes professores? Eu também, agora, para quê? Chegam lá os meninos fazem o que lhes dá na cabeça, insultam, batem, partem a carteira e não acontece coisa nenhuma. Vale a pena ter lá o grande professor? Ele não está para aturar aquilo...Portanto tem que haver uma agenda para a Educação. Eu sou contra a autonomia das escolas Isso é descentralizar a «bandalheira».
Há dias circulava na Internet uma notícia sobre um atleta olímpico que andou numa "nova oportunidade" uns meses, fez o 12º ano e agora vai seguir Medicina...
Quer dizer, o homem andava aí distraído, disseram «meta-se nas novas oportunidades» e agora entra em Medicina...
Bem, quando ele acabar o curso já eu não devo cá andar felizmente, mas quem vai apanhar esse atleta olímpico com este tipo de preparação...
Quer dizer, isto é tudo uma trafulhice..."
É preciso que alguém diga aos portugueses o caminho que este país está a levar.
Um país que empobrece, que se torna cada vez mais desigual, em que as desigualdades não têm fundamento, a maior parte delas são desigualdades ilegítimas para não dizer mais, numa sociedade onde uns empobrecem sem justificação e outros se tornam multi-milionários sem justificação, é um caldo de cultura que pode acabar muito mal. Eu receio mesmo que acabe.
Até há cerca de um ano eu pensava que íamos ficar irremediavelmente mais pobres, mas aqui quentinhos, pacíficos, amiguinhos, a passar a mão uns pelos outros... Começo a pensar que vamos empobrecer, mas com barulho...
Hoje, acrescento-lhe só o «muito». Digo-lhe que a gente vai empobrecer, provavelmente com muito barulho...
Eu achava que não havia «barulho», depois achava que ia haver «barulho», e agora acho que vai haver «muito barulho». Os portugueses que interpretem o que quiserem...
Quando sobe a linha de desenvolvimento da União Europeia sobe a linha de Portugal. Por conseguinte quando os Governos dizem que estão a fazer coisas e que a economia está a responder, é mentira! Portanto, nós na conjuntura de médio prazo e curto prazo não fazemos coisa nenhuma. Os governos não fazem nada que seja útil ou que seja excessivamente útil. É só conversa e portanto, não acreditem...
No longo prazo, também não fizemos nada para o resolver e esta é que é a angústia da economia portuguesa.
"Tudo se resume a sacar dinheiro de qualquer sítio. Esta interpenetração do político com o económico, das empresas que vão buscar os políticos, dos políticos que vão buscar as empresas...Isto não é um problema de regras, é um problema das pessoas em si...Porque é que se vai buscar políticos para as empresas?
É o sistema, é a (des)educação que a gente tem para a vida política...
Um político é um político e um empresário é um empresário. Não deve haver confusões entre uma coisa e outra. Cada um no seu sítio. Esta coisa de ser político, depois ministro, depois sai, vai para ali, tira-se de acolá, volta-se para ministro... é tudo uma sujeira que não dá saúde nenhuma à sociedade.
Este país não vai de habilidades nem de espectáculos.
Este país vai de seriedade. Enquanto tivermos ministros a verificar preços e a distribuir computadores, eles não são ministros. São propagandistas! Eles não são pagos nem escolhidos para isso! Eles têm outras competências e têm que perceber quais os grandes problemas do país!
Se aparece aqui uma pessoa para falar verdade, os vossos comentadores dizem «este tipo é chato, é pessimista»...
Se vem aqui outro trafulha a dizer umas aldrabices fica tudo satisfeito...
Vocês têm que arranjar um programa onde as pessoas venham à vontade, sem estarem a ser pressionadas, sossegadamente dizer aquilo que pensam. E os portugueses se quiserem ouvir, ouvem. E eles vão ouvir, porque no dia em que começarem a ouvir gente séria e que não diz aldrabices, param para ouvir.



O Português está farto de ser enganado!




Todos os dias tem a sensação que é enganado!

sexta-feira, outubro 08, 2010

Impossível cortar na despesa

Impossível cortar na despesa retirado do 31 da Armada. Está bem visto. Há tanta merda desta junta, que vamos continuar a cortar na despesa... para sempre.

Salão Automóvel de Paris



O Salão Automóvel de Paris (Mondial de l'Automobile 2010) está em exposição até o dia 17 deste mês. Na verdade não sei se está melhor ou pior que nos últimos anos, isto no que toca a lançamentos de carros. Mas a verdade é que na lista das novidades se vêem muitos modelos eléctricos e híbridos mesmo de marcas altamente desportivas. O que é um bom sinal para o actual panorama ecológico - ambiental e também claro está, de poupança, que é isto de que o povo gosta. Primeiro poupar, depois lá vem a mariquice da ecologia!

Mas é interessante ver marcas que se dedicam exclusivamente ao desenvolvimento de veículos eléctricos ou híbridos como o caso da americana Tesla que aposta sobretudo em modelos desportivos. E também o facto de ver míticas marcas antigas como a De Tomaso com todo o seu glamour que se espalhava nas ruas de Paris e da Riviera francesa. Mas se não abre os olhinhos para as novas tecnologias será sempre uma marca nostálgica com carros clássicos e que desaparecerá como empresa brevemente.

fica aqui uma lista de marcas na exposição que fazem sempre wow que se vê uma máquina destas:

Fisker
De Tomaso
Mastretta
Venturi
Tesla

Como nota final fica aqui um simpatia especial por uma das marcas que mais admiro a Land Rover no seu modelo Range Rover que agora inova com o Evoque

quarta-feira, outubro 06, 2010

segunda-feira, outubro 04, 2010

Como evitar que ‘pesquem’ dinheiro da sua conta


Interessante artigo na edição online do Diário Económico sobre como se proteger do phishing, técnica que piratas informático usam para "sacar" dinheiro das contas bancárias online (homebanking). Nunca é demais avisar as pessoas para este assunto, ensina-las e habitua-las a protegerem-se contra estes gajos que só querem roubar o que custa a ganhar (pelo menos a mim custa!).

Link directo para a notícia aqui.

sexta-feira, outubro 01, 2010

MOTELx


Mais uma edição (a 4ª)do MOTELx iniciou no passado dia 29 de Setembro.
Mais uma vez não vou poder estar presente por imperativos geográficos. Mas pelo cartaz, sobretudo a secção Culto dos Mestres Vivos: George A. Romero e a Japão Retro onde constam alguns filmes que já vi, e vale sempre voltar a ver.

Falam de um novo terror inglês, mais próximo da realidade como foi o caso de Eden Lake. Esse sim, é que é terror. Uhhhhhh :)

Todos os dias acompanharei pela Internet o que se vai passando no Cinema "assombrado" S. Jorge

quinta-feira, setembro 30, 2010

Sinais dos tempos

Infelizmente o que transcrevo em baixo é um sinal dos tempos da Educação deste país. Se assim continua prefiro dedicar-me à lavoura. Graças a este vígaros que nos governam desde 74 (revolução de brincar, pffff, andaram a dar flores em vez de disparem umas balas nos cornos de alguns!)



In: Maria João Lopo de Carvalho blog

quarta-feira, setembro 29, 2010

10:10 Portugal



Mais uma iniciativa em defesa do meio ambiente, neste caso, apelando à redução das emissões de CO2 por cidadãos comuns (em casa, com o nosso carro, nas férias, ...).

É o 10:10 Portugal, uma iniciativa que nasceu na Inglaterra (oh terra parideira de coisas boas!) e pessoal bacano português lemboru-se de trazer para Portugal. É uma ideia simples que tem por base uma lista de 8 pontos onde indica onde se pode cortar mais nos consumos energéticos de modo a poupar nas emissões CO2:

Checklist anti-CO2

1. Viagens - Corte nas viagens de avião, prefira o comboio.

2. Electricidade - Use lâmpadas de baixo consumo. Não deixe equipamentos em stand-by.

3. Climatização - Reduza a temperatura do sistema de aquecimento; aumente a do ar condicionado.

4. Carro - Deixe o carro em casa mais vezes. Conduza devagar.

5. Alimentação - Coma menos carne. Compre produtos locais.

6. Consumo - Consuma menos. Prefira produtos mais duráveis. Compre ou venda em 2.ª mão.

7. Lixo - Evite a produção do lixo, compre menos embalagens. Recicle tudo.

8. Água - Tome duches mais curtos. Instale redutores de caudal nas torneiras. Lave louça e roupa só com a máquina cheia.

Depois colamos esta lista no nosso frigorífico preso a um dos 157 ímanes trazidos das nossas férias, indicamos os valores actuais, e dali a um ano confirmamos se houve uma redução em 10% nos itens da checklist. Se houve, missão cumprida.

Mas na minha opinião, não é tanto por aqui que se reduzem as emissões de CO2, mas sim em industrias, transportes públicos (completamente obsoletos em termos ambientais) e ares condicionados dos senhores de fato e gravata (vulgo peneirentos)

terça-feira, setembro 28, 2010

Insólito


Esta notícia é mesmo caricata, ou mesmo quase paradoxal. O dono da Segway morreu num acidente... de Segway.

Mais info: Expresso

sexta-feira, setembro 24, 2010

Regresso de férias



















Cá estou de novo, depois de umas merecidas férias.
Farei noutra altura mais oportuna um breve resumo do que bom se passou nas férias, mas agora gostaria de deixar algumas considerações importantes para o desenvolvimento do país.

Viajei pelo país, sobretudo nas nossas auto-estradas (antes de os espanhóis virem para cá fazerem o que querem no nosso alcatrão e nós pagarmos para isso!) e fiquei javascript:void(0)espantado como é possível do Norte (zona do Porto) ao Alentejo todas as estações de serviço terem valores igualzinhos, até aos cêntimos, no que que respeita aos preços dos combustíveis? Ainda dizem que não há cartel ou concertação de preços? Caralho ma rafoda se isto não quer dizer que há um acordo qualquer por aí entre os chefes das gasolinas...

Depois, viajava livre e descansadamente por essas estradas. Mas de repente vi luzes nos máximos atrás de mim. Só podiam ser duas coisas, ou um BMW ou um Audi, sendo que têm quase sempre uma coisa em comum: uma besta presunçosa ao volante. Desse gajos novos que agora se julgam os maiores de Portugal, por terem um carro diesel alemão nas mãos e pensam que por fazerem sinais de luzes e circularem sempre na via da esquerda podem fazer o que querem. Julgo que são estes que também têm plasmas e LCD's comprados nas promoções da Worten por altura do Natal e que compram os 3 diários desportivos mas que nunca leram sequer um conto dos Bichos do Miguel Torga. Enfim, é um verdadeiro retrato do país.

quinta-feira, setembro 02, 2010

Carta aberta de Raimundo Quintal - Madeira - Debate, sim. Insultos, não.

Porque subscrevo inteiramente o que vem mencionado nas seguintes linhas, aqui fica o contributo deste blog, para alertar... mais uma vez!


" Caros Amigos / Caríssimas Amigas,

Na Madeira, adjectivada de nova, as ribeiras a 20 de Fevereiro apenas destruíram obras do tempo de D. Manuel, a queda duma palmeira foi provocada por forças ocultas e os incêndios que destroem a biodiversidade, fracturam rochas e fragilizam o futuro da economia são obra duma poderosa organização terrorista florestal.

A quem governa há mais de três décadas uma Região com uma área de 796 Km2, inferior a metade do mais pequeno distrito de Portugal Continental (Viana do Castelo – 2255 Km2) não pode ser imputada a mínima responsabilidade na perda de vidas humanas, na degradação do património natural ou na destruição do património edificado.

Nesta Região Autónoma, mais próxima de Marrocos (796 Km) do que de Lisboa (978 Km), governada por um príncipe perfeito não há espaço para debate. Quem questiona, quem sugere soluções para os problemas, quem exerce os mais elementares direitos de cidadania sujeita-se ao insulto do UI (Único Importante), como se pode facilmente comprovar pelo conteúdo do link: http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/225046/madeira/225089-raimundo-preocupado-com-os-jardins-estragados

Os amantes da liberdade não podem ficar impávidos e serenos perante a impetuosidade da água, a fúria do fogo e a agressão verbal de quem está convencido que o Sol gira à volta da Madeira.

A Madeira está a arder há mais de quinze dias por incapacidade dos departamentos governamentais responsáveis pela protecção civil e gestão florestal e não por acção de qualquer organização terrorista, como ainda hoje a contra-informação pretendia fazer crer no Jornal da Madeira.

Na Madeira só conheço uma forma de terrorismo. O psicológico! A quem não presta vassalagem, a quem não pratica o “lambebotismo”, logo a central começa a difundir boatos, bilhardices, para denegrir, desacreditar, assustar quem ousa levantar a voz. O serviço fica completo pelas mãos duns peões, que sob a capa do anonimato e identidades forjadas, escrevem uma série de atoardas, recebendo umas migalhas como contrapartida.

Porque aprendi com a minha mãe, que os pequenos só jogam pedras às árvores que dão frutos e porque entendo que o poder dos votos não pode sufocar a racionalidade da ciência, continuarei a dedicar uma parte significativa da minha vida ao estudo do território destas ilhas e a intervir publicamente sempre que a minha consciência determinar.

Graças à Internet, que felizmente não gasta dinheiros do erário público e tem uma difusão incomparavelmente maior que o Jornal da Madeira, continuarei educadamente a opinar sobre a minha Madeira que, após um longo e esgotado período de crescimento betonado, deve entrar no trilho do desenvolvimento sustentado.


Saudações ecológicas,

Raimundo Quintal "

domingo, agosto 29, 2010

Nova vida no Cachão (Freguesia de Possacos)

"Por caminhos de terra, onde o tempo parece ter parado, chegamos hoje,
por volta das 10h, ao Cachão. Hora marcada para a missa em comemoração
de S. Genésio, que por custar a dobrar a língua, a população
adormecida desta localidade passou a chamar S. Gens. Contam os livros
sagrados que este santo era o santo alegre, que gostava de festas. E
porque terão escolhido este santo para ser padroeiro desta pequena
localidade?
Passaram muitos anos após a última pessoa deixar o Cachão e este ser
agora um lugar desabitado. No entanto, com o restauro da capela e com
a celebração da missa para marcar o inicio de um novo fim, o Cachão
pareceu ressuscitar, com as pessoas que chegavam a pé por esses
caminhos de terra. E ouvia-se os comentários de quem ainda se recorda
desses tempos idos, que “aqui vivia fulano tal”, “desde sempre me
lembro desta abebreira aqui”….
A gente que não se esqueceu, voltou e aqueles que gostariam que não
ficasse esquecido continuaram a festa pela tarde fora."

Por Márcia Esteves

sábado, agosto 28, 2010

Os 50 melhores restaurantes do mundo

Segundo o ranking da San Pellegrino, a exclusiva lista dos 50 melhores restaurantes do mundo (na verdade aparecem 100) encontra-se no site The World's 50 Best Restaurants.

Para quem gosta de boa comida e se considera um bom gastrónomo é interessante ver esta lista e saber por exemplo, que actualmente o melhor do mundo é o Noma, em Copenhaga (Fiquem já a saber que só há disponibilidade para depois de Novembro) onde uma refeição custa a módica quantia de 147€ sem vinhos. Por outro lado reparo que não existe qualquer restaurante português na lista dos 100 melhores, apenas fica um consolo, para os mais patriotas de um restaurante francês em Macau, no Hotel Casino Lisboa, o Le Monde de Joel Rebouchon. Enquanto os nuestros hermanos têm 4 restaurantes listados nos 10 primeiros e mais de uma dezena no total da lista. A Espanha está aqui também, em grande.

Mas o que eu gosto mesmo é de comer umas moelinhas numa tasca lá em Trás-os-Montes ou um bolo do caco aqui no Funchal:)



Lista completa aqui.

quinta-feira, agosto 26, 2010

Banda sonora do Inception

Pois é, parece que temos bomba!

A grande música do Inception, quando o pessoal está a passar os niveis não é mais que uma música da Edith Piaf em... slow motion!

Podem comprovar aqui.

Os Marginais

Estreia em Setembro o que dizem vir a ser um dos grandes filmes portugueses deste ano, e quem sabe até, o grande filme português.

Além de actores mais ou menos reconhecidos por aí, fica uma menção especial da minha parte para o Elmano Sancho. Força aí...



Marginais Teaser 1 from hugo diogo on Vimeo.

quarta-feira, agosto 18, 2010

Os incêndios em Portugal

De vez em quando (isto quer dizer em alguns anos) há uma vaga de incêndios muito grande em Portugal, que faz botar as mãos à cabeça de quase todos os portugueses. Quase todos!? Sim. De certeza que os incendiários, verdadeiras bestas à solta no território Luso, não se preocupam muito com este problema uma vez que são eles os originadores de tal e de certeza que ainda arreganham os dentes com vêem as imagens das labaredas na TV e até mesmo há,aqueles que vêem in loco e estão prontos para botar uma mãozinha aos bombeiros. Estupefactos? Mas há casos desses!

E depois há aqueles que nunca se sabe quem são, mas que ganham a vida (e ganham muito bem!) a apagar incêndios. E nesta situação há muito tipo de pessoas. Mas ninguém me convence que todos os agentes (acho que posso excluir aqui os voluntários e pessoal bombeiro que entra mesmo pelas chamas a dentro para salvar mais um sobreiro ou um carvalho negral) de combate aos fogos florestais estão lá por amor à camisola ou porque são beneméritos ou simplesmente porque é o seu emprego.

Enquanto houver florestas e matas para arder em Portugal, haverá muita gente a enriquecer.

quarta-feira, agosto 11, 2010

Os sistemas operativos nos telemóveis

Para muitos, que agora têm telemóveis mais modernos, os chamados Smartphones, tanto faz que sistema tem, os programas que acedem à Internet ou navegação por satélite. Mas a verdade é que há SO mais interessantes e mais desenvolvidos que outros que se adequam melhor às nossas tarefas diárias, sejam elas profissionais ou simplesmente de lazer numa utilização trivial do smartphone.

Descobri no site duma operadora móvel (não faço publicidade directamente com o nome da empresa) uma informação bastante resumida e esclarecida sobre as diferenças dos vários SO mais em voga neste momento nos telemóveis.


quinta-feira, agosto 05, 2010

Festa em honra de Nª Sr.ª das Neves

Hoje é a popular festa dos Poçacos em honra de N.ª Sr.ª das Neves. E eu não pude estar presente. Com pena minha, Talvez para o ano.

quarta-feira, agosto 04, 2010

Véspera de Rali

Nos dias que antecede o início do Rali Vinho Madeira (Ilha da Madeira), o pessoal aqui na região fica um bocado alterado. Vê-se imensos casos de autÊnticos pilotos de rali, um pareceu-me mesmo ser o Sainz, a desfilar pelas estradas onde também passam conjuntamente pessoas comuns que se dirigem para os seus trabalhos, para suas casas, ou simplesmente andam a passear nos seus automóveis. Mas, que de repente aparecem os roncos de grandes máquinas atrás do nosso carro, com Fiat Uno, Peugeot 106 GTI, Nissan Micra, verdadeiros bólides que na minha opinião teriam lugar em qualquer museu de coleccionador e deveriam ser adorados por todos os portugueses em peregrinações anuais, onde se deixaria uma esmola para o dono do carro colar mais uns autocalentes que saiem na revista Bravo ou na Techno.

Os condutores destes bólides deveriam ter direito a um subsídio regional, e aqueles com mais adornos deveriam receber uma pensão da UE para manterem este património tão característico de Portugal no geral e da Madeira em particular! Por exemplo, devia haver subsídios para tintas fluorescentes, plásticos rijos para aparafusar ao carro (quanto mais original fosse o lugar de acoplagem do plástico, mais elevado seria o valor da subvenção) e claro não podia deixar de haver um dinheirito extra para uns autocolantes.

Acho que assim a ilha seria ainda mais colorida. Quais flores, quais jardins, viva os carros enferrujados a roncar!!!

segunda-feira, agosto 02, 2010

1ª aula de Surf

Ontem tive a minha 1ª aula de Surf, no Surf Clube da Madeira, na fabulosa praia de Porto da Cruz, a Praia da Alagoa. Só me arrependo de não ter iniciado isto antes. É muito porreiro :) Agora só falta alourar o cabelo com a parafina :)

Prenda atrasada

Como ainda estava em dívida para comigo mesmo, desde o meu fabuloso aniversário, decidi comprar esta bike (quanto à sua estrutura e funcionalidade ainda não a testei bem). É porreira porque se desmonta e dá para enfiar na mala do Smart (que não tem homologação para usar um dispositivo de transporte de bicicletas!!! Apenas em Portugal!! Palhaços!).



Mais info, aqui.

sexta-feira, julho 30, 2010

Ministras destas também queremos

A ministra da economia, Vera Kobalia, com 28 aninhos apenas (parece que é dotada de muitas qualidades e competências) publicou uma foto sua no Facebook. Ok, tudo bem. Mas e se afoto foi tirada num clube de strip junto de strippers? ahhh, a coisa muda de figura eheh.

Viva a Geórgia, viva a ministra da economia da Geórgia.

A senhora ministra é a do meio.